quinta-feira, outubro 30, 2008

Brasileirão - Cruzeiro 3 x 0 Grêmio


O gol relâmpago decidiu o jogo e determinou os rumos da partida. Foi no mínimo curioso ouvir duas entrevistas de Vágner ontem: Antes do jogo disse que o time queria marcar gols cedo. No intervalo, disse que já conhecia a jogada do ponta-pé inicial do Grêmio.

A jogada ensaiada do Grêmio é manjada e foi mal executada. Guilherme tomou a bola, mas ainda assim era cercado por dois gremista na intermediária, de onde enfiou a bola pelo meio da zaga, e Wágner recebeu com liberdade para chutar para o gol e com pouco mais de 10 segundos mudar completamente o panorama da partida.

Nem deu pra saber se o esquema proposto por Roth era acertado ou não. Souza jogava de ala-esquerdo e Douglas Costa era atacante.

Para o Grêmio, o Gramado do mineirão ficou ainda maior e mais fofo. O jogo se inverteu, tendo o Grêmio que ir para cima e propor o jogo. Era o que o Cruzeiro precisava e queria. nos 25 minutos iniciais a pressão foi toda Cruzeirense, com destaque para a defesa de Victor após cabeçada.

O Cruzeiro tinha tempo e espaço para tocar a bola no seu campo de ataque, a marcação gremista não incomodava.

O tricolor tentava atacar., mas sem muita organização. A bola pouco passava por Tcheco (e tem sim que passar por ele). o Grêmio chegava perto do gol de Fábio, mas sempre faltava capricho. Era a conclusão ruim, domínio errado, bola que era adiantada, passe curto, etc... Ainda assim tivemos duas boas chances, na cabeçada de Réver e no chute de Felipe Mattioni.

Pereira sentiu lesão e o colombiano Perea entrou no seu lugar. 4-4-2. Souza já estava desconforável na ala, ficou ainda pior de lateral esquerdo.

No segundo tempo Paulo Sérgio ingressou na lateral-esquerda. Douglas Costa saiu e Souza foi para meia. o Grêmio melhorou e até teve boa chance, no voleio de Perea. Mas como castigo, numa bola jogada no costado esquerdo, Jonathan ingressou na área, tentou o cruzamento, mas a bola desviou em Victor e acabou indo para as redes.

O Cruzeiro tratou de administrar a vantagem. Aos 21, Fernandinho errou o chute, Guilherme que estava caído dentro da áre se levanta, domina, gira e bate para fazer o terceiro.

Confesso que a partir daí não me aguentei e mudei de canal para torcer por resultados paralelos ("secar"). Deu tempo de ver o São Paulo ser novamente beneficiado por um erro de arbitragem.


Duas declarações do vestiário gremista resumiram bem o que foi o jogo.

"Foi uma desatenção imperdoável. Houve desatenção e isso acabou definindo a partida. O Grêmio teve que tomar a iniciativa, se tornou mais vulnerável, e o Cruzeiro se aproveitou disso" André Krieger (ClicRBS - 30/10/2008)

"Em uma decisão, levar um gol aos 14 segundos com a saída de bola nosso favor desequilibra. Não conseguimos sentar no jogo. No futebol não tem perdão, quem erra, morre", afirmou o técnico Celso Roth - (Terra 30/10/1008)


CRUZEIRO: Fábio, Jonathan, Léo Fortunato, Espinoza e Jadilson (Thiago Martinelli, 22'/2ºT); Marquinhos Paraná, Fernandinho, Ramires e Wágner (Camilo, 27'/2ºT); Guilherme (Jajá, 39'/2ºT) e Thiago Ribeiro.
Técnico: Adilson Batista.

GRÊMIO: Victor, Leo, Pereira (Perea, 27'/1ºT), Réver e Felipe Mattioni; Rafael Carioca, William Magrão (Makelele, 22'/2ºT), Tcheco, Souza; Douglas Costa (Paulo Sérgio, intervalo) e Reinaldo .
Técnico: Celso Roth.

32ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2008
Data: 29/11/2008, quarta-feira, 21h50min
Estádio: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Público: 35.560 pagantes
Renda: R$ 549.450,00
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Erich Bandeira (PE)
Cartões Amarelos: William Magrão, Rafael Carioca, Souza e Tcheco (GRE); Fernandinho, Ramires e Guilherme (CRU)
Gols: Wagner 14''/1ºT , Jonathan 9'/2ºT e Guilherme 21'/2ºT

quarta-feira, outubro 29, 2008

Videos - Grêmio 5 x 0 Palmeiras - Libertadores 1995

Aproveitando um arquivo com uma reprise da BandSports da transmissão original da Bandeirantes do jogo Grêmio 5 x 0 Palmeiras, válido pelas quartas-de-final da Libertadores de 1995, editei alguns vídeos e os coloquei no YouTube.

Fiz isso em Julho, alguns de vocês podem até já ter visto.

O primeiro deles é da briga entre Dinho e Válber e toda a confusão que se segue:



O segundo é sobre as expulsões que ocorreram no jogo:


O terceiro é sobre um lance quase esquecido, onde Mancuso acerta um soco em Carlos Miguel e o juiz nada marca:


O quarto e derradeiro vídeo contém os gols do jogo com a narração de Sílvio Luiz:


Para mais informações sobre este jogo clique no link abaixo:
http://libertadores1995.blogspot.com/2006/12/quartas-de-final-grmio-5-x-0-palmeiras.html

domingo, outubro 26, 2008

Camisas - Branca 1989


Ano: 1989 - 1990
Fornecedor: Penalty
Patrocinador: Coca-Cola

Camisas - Branca 1986


Ano: 1986
Fornecedor: Penalty
Patrocinador:

sexta-feira, outubro 24, 2008

Brasileirão - Grêmio 1 x 0 Sport


Grêmio foi a campo num falso 4-4-2. Thiego era um falso lateral esquerdo, Mattioni era uma falso lateral direito e Douglas um falso meia esquerda. Na prática o time jogou no 3-5-2 (Thiego era zagueiro mesmo, Douglas e Mattioni alas). A idéia não era ruim, Mattioni bateria cabeça com Dutra pelo lado direito e Thiego se preocuparia com Carlinhos Bala pelo lado esquerdo.Nem deu tempo de ver se o esquema funcionaria ou não, e William Magrão arrancou do meio campo, foi pra cima da defesa adversária e arriscou o chute, que saiu torto e fraco. Reinaldo, contudo, consertou a trajetória da bola em um só toque e a encaminhou para as redes.

O gol animou ainda mais o time do Grêmio que continuou indo para cima do adversário. Aos 16 Tcheco levantou bola na área e Reinaldo cabeceou no travessão. Mas o Grêmio passou a perder o meio campo. Douglas Costa era visto muito mais na marcação do camisa 15 Moacir do que armando jogadas de ataque. Tcheco sumiu por um tempo. O time sentiu e o Sport cresceu. Aos 34 Sandro Goiano lançou, a zaga fez a linha "burra" a Wilson ficou sozinho para cabecear, e só parou na boa defesa de Victor.

No segundo tempo Roth tentou corrigir o time, William Magrão foi jogar a frente da zaga. Rafael Carioca ocupou a ala-esquerda e Douglas foi liberado para o meio. O jogo acalmou e o Grêmio criou algumas chances. Mas Perea e Reinaldo cansaram e a marcação da saída de bola diminui, o Sport jogava mais fácil e o Grêmio tinha dificuldade de manter a posse de bola. Na melhor chance dos pernambucanos, Júnior Maranhão chutou forte, Victor fez boa defesa e Wilson chutou o rebote por cima do gol. Roth trocou seu ataque e o Grêmio finalmente conseguiu segurar a bola no ataque. O jogo se encaminhou para o final com alguma apreensão e nervosismo nas arquibancadas do Olímpico.



A atuação não foi e isso parece claro. Foi consenso no vestiário do Grêmio. Mas Felipe Mattioni lembrou algo que é bem correto: "contra o Flamengo jogamos bem e só empatamos. Nesta altura do campeonato o importante é ganhar"

Não gostei do novo "esquema". Prefiro a volta de um 3-5-2 mais tradicional. Não acho que a queda de rendimento da equipe esteja vinculada a um suposto "desgaste" e previsiblidade do esquema.

Tcheco disse que sentiu a falta de ritmo de jogo (Valeu STJD)

Réver, mais um vez o melhor em campo.

Fotos: Grêmio.net e ClicRBS

Grêmio 1 x 0 Sport
Reinaldo 2´

GRÊMIO:Victor; Pereira, Réver e Thiego; Felipe Mattioni, Rafael Carioca, Willian Magrão, Tcheco e Douglas Costa (Souza, 37 do 2º); Perea (Morales, 28 do 2º) e Reinaldo (Soares, 28 do 2°)
Técnico: Celso Roth

SPORT: Magrão; Igor, César Lucena e Durval; Cássio Lopes (Moacir, 8 do 1º; depois Luciano Henrique, 24 do 2º), Andrade (Júnior Maranhão, int.), Sandro Goiano, Fumagalli e Dutra; Carlinhos Bala e Wilson
Técnico: Nelsinho Baptista

31ª Rodada - Campeonat Brasileiro 2008
Data: 23 de outubro de 2008, quinta-feira, 20h30min
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre-RS
Público Total: 29.575 ( 26.833 Pagantes)
Renda: R$ 476.140,75
Arbitragem: Wagner Tardelli (Fifa-SC),
Auxiliares: Carlos Berckenbrok e Alcides Pazzeto (SC).
Cartões amarelos: Sandro Goiano, Durval, César Lucena
Gol: Reinaldo (G), a um minuto e cinqüenta segundos do primeiro tempo.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Comparecimento Eleições

Fiz um pequeno levantamento sobre as eleições mais recentes do Grêmio envolvendo o associado. Para tanto usei majoritariamente, dados extraídos do jornal Correio Do Povo. Surpreendentemente, o aumento exponencial do quadro social não signficou uma maior participação do associado nas eleições. Vejam os "resultados" abaixo:


2004 - Conselho Deiberativo

"Mesmo com cálculos da secretaria do clube mostrando um eleitorado de mais de 6 mil associados, a previsão feita pelo presidente do Conselho Deliberativo, Oly Fachin, é que 2 mil sócios do Grêmio compareçam ao pleito deste domingo" (Correio Do Povo, 26 de Setembro de 2004)

- Aptos para votação: 6.000 sócios
- Esperados: 2.000 sócios
- Votaram: 2.435 sócios (40,58%)


2004 - Presidente

"Menos de um terço dos associados deve comparecer à votação que hoje decide o novo presidente do Grêmio. A previsão é do presidente do Conselho Deliberativo, Mauro Knijnik, que espera o comparecimento de no máximo 3 mil sócios de um universo de 11,6 mil aptos a participar do pleito" (Correio do Povo, 16 de Dezembro de 2004)

- Aptos para votação: 11.600 sócios
- Esperados: 3.000 sócios
- Votaram: 2.427 (20,92%)


2007 - Conselho Deliberativo


"O presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Mauro Knijnik, estima que, entre os 10 mil sócios do clube aptos a votar, apenas quatro mil irão às urnas neste sábado." (ClicRBS - 26/09/2007)

- Aptos para votação: 10.000 sócios
- Esperados: 4 mil sócios
- Votaram: 3.063 sócios (30,63%)


2008 - Presidente

"Atualmente 20 mil sócios estariam aptos para votar. A direção espera que 6 mil comparecem às urnas." (O Sul - 10/10/2008)"

"A estimativa da direção é que dos 22 mil sócios aptos a votar atualmente, 6 mil deverão comparecer. " (Correio do Povo - 18/10/08)

- Aptos para votação: 22.000 sócios
- Esperados: 6.000 sócios
- Votaram: 5.365 sócios (24,39%)

terça-feira, outubro 21, 2008

Kléber absolvido

Já se imaginava:


"21:23
RESULTADO DO JULGAMENTO: POR MAIORIA DE VOTOS, ABSOLVER O JOGADOR KLEBER, DO PALMEIRAS, QUANTO A IMPUTAÇÃO AO ARTIGO 254 DO CBJD.

21:22
O PRESIDENTE VOTA NO SENTIDO DE SUSPENDER O JOGADOR KLEBER, DO PALMEIRAS, POR TRÊS PARTIDAS, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 254 DO CBJD.

21:20
COM A PALAVRA O PRESIDENTE PARA VOTO.

21:19
DR. OTACÍLIO ARAÚJO ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

21:17
O AUDITOR FAZ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ANTES DE PROFERIR O SEU VOTO E COMENTA SOBRE AS DENÚNCIAS QUE SÃO FORMULADAS ATRAVÉS DE PROVA DE VÍDEO.

21:15
COM A PALAVRA O AUDITOR DR. OTACÍLIO PARA VOTO.

21:13
DR. DIEGO ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

21:11
COM A PALAVRA O AUDITOR DR. DIEGO PARA VOTO.

21:10
DR. RICARDO GRAICHE DIVERGE DO VOTO DO RELATOR, SUSPENDENDO O JOGADOR KLEBER, DO PALMEIRAS, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 254 D CBJD.

21:09
Saiba mais:

Na última passagem pelo STJD, o palmeirense foi suspenso por uma partida pelo Pleno, no dia 25 de setembro. O jogador foi novamente julgado após Recurso interposto pela Procuradoria, que não ficou satisfeita com sua absolvição aplicada pela Primeira Comissão Disciplinar.

21:08
COM A PALAVRA O AUDITOR, DR. RICARDO GRAICHE, PARA VOTO. 21:07
O RELATOR VOTA NO SENTIDO DE ABSOLVER O JOGADOR KLEBER, DO PALMEIRAS, QUANTO A IMPUTAÇÃO AO ARTIGO 254 DO CBJD.


21:00
A DEFESA ENCERRA A SUA FUNDAMENTAÇÃO PEDINDO A ABSLVIÇÃO DO JOGADOR.

20:58
O ADVOGADO AINDA AFIRMA QUE O ZAGUEIRO DO FIGUEIRENSE ISENTOU KLÉBER DE CULPA.

20:57
O ADVOGADO DIZ QUE NINGUÉM SOBE PARA CABECEAR COM OS BRAÇOS COLADOS AO CORPO E AFIRMA QUE FOI APENAS UM "ACIDENTE DE TRABALHO".

20:56
DR. RAFAEL PESTANA DIZ QUE HOUVE CONTATO FÍSICO NO LANCE DE KLÉBER MAS QUE ISSO É NORMAL DO FUTEBOL.

20:55
O ADVOGADO REAFIRMA QUE ATOS PRESENCIADOS PELO ÁRBITRO NÃO DEVEM SER DENUNCIADOS.

20:54
O ADVOGADO RELEMBRA OUTROS CASOS QUE CHEGARAM AO TRIBUNAL POR PROVA DE VÍDEO E CITA A ABSOLVIÇÃO DO DAGOBERTO, JOGADOR DO SÃO PAULO.

20:53
O ADVOGADO RESSALTA QUE O ÁRBITRO VIU O LANCE OCORRIDO NO JOGO CONTRA O FIGUEIRENSE E AINDA APLICOU UM CARTÃO AMARELO AO JOGADOR DO PALMEIRAS.

20:52
A DEFESA AFIRMA QUE A PROVA DE VÍDEO DEVE SER UTILIZADA QUANDO O LANCE ACONTECE DE UM LADO E O ÁRBITRO ESTÁ DE OUTRO.

20:51
O ADVOGADO COMEÇA SUA FUNDAMENTAÇÃO COMENTANDO SOBRE A PROVA DE VÍDEO E DIZ QUE O TAPE NÃO PODE SUBSTITUIR A ARBITRAGEM.

20:50
COM A PALAVRA DR. RAFAEL PESTANA PARA A DEFESA DO PALMEIRAS.

20:49
A PROCURADORIA RELEMBRA A REINCIDÊNCIA E PEDE A CONDENAÇÃO DO ATLETA.

20:48
A PROCURADORIA DIZ QUE SEU OBJETIVO É O RESPEITO AO TORCEDOR E A DISCIPLINA NO FUTEBOL.

20:47
A PROCURADORIA PEDE A PALAVRA E COMENTA SOBRE A DENÚNCIA POR PROVA DE VÍDEO E DIZ QUE ESSE ATO É TOTALMENTE VÁLIDO.

20:46
O PRESIDENTE ENCERRA O DEPOIMENTO DE KLÉBER.

20:45
O AUDITOR DR. OTACÍLIO ARAÚJO QUESTIONA QUANTAS FALTAS ELE COMETEU E O ATLETA NÃO SABE DIZER.

20:44
KLÉBER PRECISA QUE RECEBEU 109 FALTAS AO LONGO DE TODO O BRASILEIRO. 20:43
KLÉBER DIZ QUE TENTA FUGIR DA FAMA DE MAU E AFIRMA QUE É O JOGADOR QUE RECEBE MAIS FALTA NO CAMPEONATO.

20:42
KLÉBER AFIRMA QUE NÃO HOUVE VIOLÊNCIA NO LANCE CONTRA O FIGUEIRENSE E RELEMBRA QUE HOUVE SIMULAÇÃO DE SEU ADVERSÁRIO QUANDO FOI JULGADO POR PRÁTICA DE AGRESSÃO, CONTRA O GOIÁS.

20:40
O JOGADOR DIZ QUE BUSCA O RESPEITO EM CAMPO E QUE, DE FORMA NENHUMA, QUIS MACHUCAR SEU ADVERSÁRIO.

20:39
KLÉBER DIZ QUE SEU BRAÇO PEGOU NO ASPRILLA, MAS QUE FOI UM MOVIMENTO NORMAL PARA SUBIR EM DIREÇÃO À BOLA. 20:38
JDNEWS: FABIANO ELLER, DO SANTOS, PEGA TRÊS PARTIDAS DE SUSPENSÃO.

20:36
O ATACANTE SE DEFINE COMO UM ATLETA QUE MARCA BASTANTE E QUE MOSTRA RAÇA E DETERMINAÇÃO. 20:35
KLÉBER DIZ QUE CONVERSOU COM ASPRILLA E QUE ELE ENTENDEU QUE FOI APENAS UM LANCE DE JOGO, RESSALTANDO QUE NÃO TEM NADA CONTRA O JOGADOR DO FIGUEIRENSE.

20:34
O JOGADOR AFIRMA QUE HOUVE APENAS UM CHOQUE E NÃO TEVE A INTENÇÃO DE ATINGIR SEU ADVERSÁRIO.

20:33
O PRESIDENTE DA COMISSÃO CHAMA O JOGADOR KLEBER PARA PRESTAR DEPOIMENTO. 20:31
NESSE MOMENTO É APRESENTADA A PROVA DE VÍDEO DA DEFESA DO PALMEIRAS. 20:30
Entenda o caso:

A denúncia da Procuradoria se originou após um tape requisitado do duelo entre Palmeiras e Figueirense, realizado no dia 8 de outubro, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis/SC. Na ocasião, de acordo com a denúncia, Kléber teria dado uma cotovelada no jogador adversário Asprilla, durante a disputa de bola. O jogador não foi expulso na partida.

Pela suposta infração em campo, o atacante palmeirense acabou denunciado no artigo 254 (Praticar jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Kléber Giácome de Souza Freitas pode pegar de duas a seis partidas de suspensão. Em caso de pena máxima, o atacante ficará fora das partidas contra Fluminense, Goiás, Santos, Grêmio, Flamengo e Ipatinga, voltando a campo somente no dia 30 de novembro, contra o Vitória, pela penúltima rodada do Brasileirão.

20:29
COM A PALAVRA O RELATOR PARA RELATÓRIO. 20:28
O Presidente chama a julgamento o Processo: 138/2008
Jogo: Figueirense F.C. (SC) x S.E. Palmeiras (SP) – categoria profissional, realizado em 08 de outubro de 2008 – Campeonato Brasileiro – Série A. Denunciado: Kleber Giacomace de Souza Freitas, atleta da S.E. Palmeiras, incurso no Art. 254 do CBJD. AUDITOR-RELATOR: DR. WAGNER MADRUGA DO NASCIMENTO."




Os "céticos" se precipitam e dizem que são turmas diferentes, com posicionamentos contrários, o que explicaria a diferença dos julgados.

Mas a procuradoria é uma só. Por que denunciar Léo pelo artigo 253 (agressão - pena miníma de 120 dias) e Kléber pelo 254 (jogada violenta - pena máxima de 6 jogos)? o que explica essa diferença?

Além disso, é importante prestar atenção numa "denúncia" feita por Gilmar Ferreira, do Extra, em seu Blog:


"Acontece que nos julgamentos ocorridos por outras turmas (primeira, segunda e quarta), os entendimentos são outros e as penas, mais brandas.

Ou seja, os auditores que compõem a terceira comissão estão sendo acusados de querer ganhar notoriedade usando a mão forte, instituindo penas pesadas.

Até aí, tudo bem, segundo especialistas a prática é comum também na Justiça comum.

Ocorre que, como não há distribuição eletrônica das denúncias, não é descartada a possibilidade de manipulação das pautas.

Por quê? Simples: o procurador escalado para apreciar as súmulas (são cinco por rodada) tem dois dias para analisar se há infrações a serem julgadas.

Depois, entrega o documento oficial das partidas na secretaria do STJD, que procede então a distribuição das pautas — pautas, inclusive, que devem ser julgadas em até três dias úteis.

Assim, se ela é entregue numa sexta-feira, só para exemplificar, é provável que o caso seja julgado na quarta-feira seguinte, na reunião da tal terceira comissão.

O sistema, considerado falho por especialistas em Justiça Desportiva, facilita o tráfico de influência e remete terceiros à percepção de que o sucesso de um clube no Brasileiro não está diretamente ligado à formação de um bom time.

Há, entre muitos, a estranha sensação de que mais vale o cortejo ao procurador amigo do que a mirabolante tarefa de tentar produzir o melhor futebol." (Blog Futebol, Coisa & Tal - 17/10/2008)


Ou seja, o procurador pode muito bem escolher qual a comissão que irá julgar a sua denúncia.


Brasileirão - Classificação - 30ª Rodada

Colocação Time PG J V E D GP GC SG %
Grêmio 56 30 16 8 6 46 25 21 62%
Cruzeiro 55 30 17 4 9 46 31 15 61%
Palmeiras 55 30 16 7 7 48 34 14 61%
São Paulo 53 30 14 11 5 49 29 20 59%
Flamengo 52 30 15 7 8 46 33 13 58%
Botafogo 46 30 13 7 10 41 31 10 51%
Internacional 46 30 13 7 10 39 35 4 51%
Coritiba 46 30 12 10 8 44 31 13 51%
Goiás 45 30 12 9 9 45 35 10 50%
10º Vitória 44 30 13 5 12 40 36 4 49%
11º Sport 41 30 11 8 11 36 33 3 46%
12º Atlético-MG 37 30 9 10 11 40 50 -10 41%
13º Santos 36 30 9 9 12 37 44 -7 40%
14º Figueirense 34 30 8 10 12 37 58 -21 38%
15º Náutico 31 30 8 7 15 31 45 -14 34%
16º Portuguesa 31 30 8 7 15 37 55 -18 34%
17º Fluminense 31 30 7 10 13 38 43 -5 34%
18º Atlético-PR 28 30 7 7 16 29 44 -15 31%
19º Ipatinga 28 30 7 7 16 30 51 -21 31%
20º Vasco 27 30 7 6 17 44 60 -16 30%


ARTILHEIROS
20 gols

Kléber Pereira (Santos)

18 gols
Washington (Fluminense)

17 gols
Alex Mineiro (Palmeiras)

16 gols
Keirrison (Coritiba)
Guilherme (Cruzeiro)

14 gols
Nilmar (Internacional)

11 gols
Iarley (Goiás)

10 gols
Hugo (São Paulo)
Roger (Sport)
Edmundo (Vasco)

domingo, outubro 19, 2008

Brasileirão - Portuguesa 2 x 0 Grêmio


Ok, o campeonato é muito equilibrado. Ok, era um jogo fora de casa. Mas também era o enfrentamento do líder do campeonato contra um time que tenta fugir do rebaixamento. Alguma superioridade gremista deveria transparecer. Deveria, mais isso não aconteceu.

O jogo começou muito disputado e equilibrado. As duas equipes corriam muito e sofriam com o gramado. O Grêmio ameaçou em chute de Pereira, que passou perto. A Lusa teve boa opurtunidade no lance em que Edno invadiu a área e que concluiu entre as pernas de Pereira, no contra-pé de Victor, mas o chute saiu mascado e o arqueiro gremista fez boa defesa.

O Grêmio estava mal posicionado, jogando longe, meio campo ficava distante da zaga e do ataque. Como conseqüência, perdia sempre a segunda bola e deixava a zaga exposta. O time também abusou dos lançamentos, tanto os no centro para Morales, como também os na ponta para Soares. Inexistiram jogadas de linha de fundo.

A volta do vestiário para o segundo tempo não trouxe nenhuma melhora, pelo contrário. A Lusa conseguiu abrir o placar aos 10 minutos, escanteio batido, Réver tentou cortar no primeiro pau, mas a bola acabou ficando a feição para Ediglê cabecear para o Gol. O tricolor tentou ir para cima, mas pouco ameaçou, somente um chute de Souza é digno de registro. No final, trapalhada de Felipe Mattioni e a Lusa fez seu segundo gol com Edno, que estabeleceu o placar final.

Ortemann errou todos os lances que tentou.

Douglas Costa tem qualidade, mas não é intocável. Pode sim ir pro banco.

Mattioni tem alguma vantagem técnica sobre Paulo Sérgio, mas tem que ser mais efetivo, eficiente e eficaz.

Acho que se precipitam os que decretam o fim do 3-5-2.

No mais, gostei da análise do Falcão na Zero Hora de hoje:

" o Grêmio levou 2 a 0 da Portuguesa numa partida de muitos balões, nenhuma criatividade e raríssimas oportunidades de gol. Tanto que, aos 31 do segundo tempo, o técnico Celso Roth gritou para o zagueiro Réver na beira do campo:

Não vamos dar balão, vamos tocar a bola.

Pouco adiantou. No campo, o Grêmio continuou atacando desordenadamente e facilitando a vida da defesa da Portuguesa, que já ganhava de 1 a 0. O treinador tentou de tudo, fez as alterações possíveis, mas seu time foi impotente para desmanchar a vantagem do adversário. Pior: no final atrapalhou-se na marcação, proporcionou um contra-ataque a ainda acabou levando o segundo gol. Deixou péssima impressão o Grêmio ontem" ( Zero Hora - 20/10/2008)



Portuguesa 2 x 0 Grêmio
Ediglê 55´
Edno 90+1

PORTUGUESA: Eduardo Gottardi, Patrício, Ediglê, Bruno Rodrigo e Athirson; Erick, Rai, Fellype Gabriel (18'/2ºT - Gavilán); Edno e Washington (41'2ºT/Rogério) .
Técnico: Estevam Soares.

GRÊMIO: Victor, Léo, Pereira (28'/2ºT - Souza) e Rever; Felipe Mattioni, Rafael Carioca (6'/2ºT - Orteman) William Magrão, Douglas Costa e Hélder; Soares (22'/2ºT - Perea) e Richard Morales.
Técnico: Celso Roth.

30ª rodada - Campeonato Brasileiro 2008
Data: 19/10/2008, Domingo, 18h10min
Local: Canindé, São Paulo-SP
Público: 7.320.
Renda:R$ 117.898,00.
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Flávio Gilberto Kanitz (GO)
Cartões amarelos: Rai e Preto (POR); Soares (GRE)
Gols: Ediglê, 10'/2ºT (; Edno 46'/2ºT

Duda Kroeff é o novo presidente


"Duda Kroeff foi eleito neste sábado o novo presidente do Grêmio. O candidato da Chapa 1, apoiado por Fábio Koff, teve 2909 votos (54%). Antônio Vicente Martins, da Chapa 2, apoiado pelo atual presidente Paulo Odone, teve 2452 votos (45%). Foram 5365 votos. Houve ainda um voto em branco e três nulos." (ClicRBS - 18/10/2008)"


Foi a decisão dos sócios. Pequenas diferenças deixadas de lado, as duas chapas se equivaliam e os dois candidatos eram legítimos postulantes ao cargo.

Tanto Duda como Vicente exemplificaram o que é um "gentleman" e se comportaram exemplarmente durante a eleição.

Infelizmente o mesmo não pode ser dito de outras pessoas. Inclusive de gente graúda.

Da mesma forma é bastante questionável a conduta de parte da imprensa durante o processo eleitoral.

Visto que cerca de 20 mil sócios estavam aptos a votar, considero baixo o número de votantes (pouco menos de 6 mil, pouco menos de 3/4 de abstenção )

Mas acho que não cabe questionar as razões que levam alguém a não votar. Igualmente não pode ficar questionando os motivos que levaram alguém a votar em determinado candidato. Por mais que esses motivos parecessem claramente errados.

Porque é preciso dizer que alguns argumentos beiraram a imbecilidade.

Duas informações interessantes tiradas da Rádio Guaíba:

- 2/3 dos sócios do Grêmio são da região metropolitana

- Yura votou em Vicente no 1º turno e em Duda no 2º. Justificou sua aparente "incoerência" por querer que a eleição nao se esgotasse no conselho. Postura mais de que elogiável.

sexta-feira, outubro 17, 2008

Efeito Suspensivo

Claramente um decisão muito mais política do que propriamente jurídica. Contudo, louva-se o uso do efeito suspensivo, não faz o menor sentido um jogador cumprir integralmente a pena enquanto seu recurso aguarda julgamento. O que pode se questionar é a incoerência do tribunal, visto que raramente concedia tal "benefício". Espera-se que, neste moldes, o deferimento de efeito suspensivo se torne prática mais comum:

"O Grêmio poderá contar com os zagueiros Léo e Réver e o atacante Morales no jogo contra a Portuguesa, marcado para as 18h10min deste domingo no Canindé, pela 30ª rodada do Brasileirão. Na tarde desta quinta, foi deferido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o pedido de efeito suspensivo liberando os três jogadores, suspensos um dia antes em uma das decisões mais polêmicas do ano. Eles estão liberados para atuar até um novo julgamento, ainda sem data marcada" (ClicRBS - 16/10/2008)

"Na tarde desta quinta-feira, o advogado do Grêmio José Mauro Couto Filho entregou ao presidente do Supremo Tribunal, Virgílio Val, um recurso de efeito suspensivo das punições dos jogadores do Grêmio.

Após mais de uma hora de aguardo, a decisão final do STJD foi de liberação dos 3 jogadores suspensos." (Grêmio.net - 16/10/2008)

"Ainda sem data oficial, o julgamento do recurso dos atletas deve acontecer no dia 30 de outubro. A decisão vai ficar a cargo do Pleno do STJD e sobre ela não cabe recurso de nenhuma das partes." (Correio do Povo - 17/10/2008)


O episódio todo ainda gerou (mais) uma boa frase de Anderson:

"De passagem por Porto Alegre, o meia Anderson, ex-Grêmio, fez duras críticas ao STJD pelas punições aplicadas a Léo, Réver e Morales (e depois revertidas por efeito suspensivo). Em visita ao estádio Olímpico, o meia do Manchester United disse que tamanha rigidez não é vista na Europa. “Lá, para o cara pegar tantos jogos assim, só se der um tiro na cabeça de outro jogador”, observa."(Correio do Povo - 17/10/2008)

Mais sobre o assunto, com a devida referência a teoria do bode na sala, pode ser lido nos posts feitos pelo Vicente Fonseca e pelo Gustavo Zanuz

quarta-feira, outubro 15, 2008

Procurador STJD

Antes do golpe do final da tarde, o torcedor gremista foi "agraciado" com o deboche do procurador do STJD:

"Schmitt afirma que à Procuradoria cabe denunciar, e que ele não pode avaliar os resultados dos julgamentos:

- Os critérios podem ser dos julgamentos, mas não das denúncias. Nós denunciamos todas. O que está pegando é que há uma disputa na ponta da tabela, mas fica complicado para mim falar sobre as decisões do tribunal. Nós estamos recorrendo de todas as decisões - justifica.

Para o Procurador, não se leva em consideração de qual time é o jogador denunciado.

- Veja só a dificuldade. Para mim não tem Grêmio, Inter ou Palmeiras. É equipe A, B e C. Os olhos da Procuradoria são voltados principalmente às súmulas, às imagens e às queixas. E ela vai denunciando conforme os casos vão acontecendo - explica." (ClicRBS)


Será? Por que Kléber, do Palmeiras, não foi denunciado pelos cotovelaços dados nos jogos contra Inter e Grêmio em Porto Alegre

Não bastasse tripudiar do torcedor gremista, aproveita para cutucar o co-irmão:

"No trecho mais polêmico da entrevista, Schmitt afirmou que no Brasileirão 2005 - onde jogos foram remarcados, beneficiando o Corinthians em detrimento do Inter - levando o time paulista ao título.-

Isso de certa forma foi importante. O Inter se sentiu prejudicado, e talvez tenha sido. Mas depois deu a volta por cima e foi Campeão do Mundo - compara o procurador" (ClicRBS)

Como se o título do ano posterior tivesse alguma relação com o suposto prejuízo do ano anterior.

Ainda:


"Em entrevista à rádio Bandeirantes, o procurador–geral do STJD, Paulo Schmidt, afirmou que não adianta o Grêmio ficar reclamando publicamente das decisões do Tribunal, já que não recorre quando tem direito. Para ele, que explicou algumas características da entidade, o time gaúcho precisa sempre buscar uma segunda audiência. Por outro lado, Schmidt acredita que o diretor de futebol tricolor, André Krieger, não será denunciado.

“Não tem nada de concreto, ele (André Krieger) fez uma crítica e pedimos esclarecimentos, que foram dados e nada deve acontecer. (...) A procuradoria quando sente que a decisão não é correta recorre, como foi com o Diego Souza. Nós aceitamos as questões analisadas no fato e são vários os casos de absolvição de cartão vermelho, onde um clube apresenta uma imagem que mostra que não aconteceu a infração. As imagens estão ai para ser utilizadas e quem não gosta que procure recorrer. (...) O Grêmio deve sempre recorrer das decisões. O André Luis foi punido e o clube não recorreu. Ele aceitou a decisão e não tem muito o que comentar sobre o que o Grêmio gosta ou não”, disse Paulo Schmitd, que ainda falou sobre as questões de ‘campanha contra o Grêmio'.

“O tribunal é nacional e tem membros de vários estados do país e não tem essa de campanha contra o Grêmio ou Inter e a favor de Palmeiras. O que adianta é sempre recorrer, porque cada caso é um caso”, finalizou." (Final)

Essa afirmou sobre o Grêmio não recorrer é uma afronta. Vale lembrar o caso do André Krieger, que só teve seu recurso julgado depois de cumprir toda a pena. No caso do André Luís ocorreria a mesma coisa.

STJD

18:35
RESULTADO DO JULGAMENTO: POR UNANIMIDADE DE VOTOS, SUSPENDER POR TRÊS E CINCO PARTIDAS, RESPECTIVAMENTE, O ATLETA CARLOS ALBERTO, DO BOTAFOGO, POR INFRAÇÃO AOS ARTIGOS 255 E 258 DO CBJD, TOTALIZANDO OITO PARTIDAS. SUSPENDER POR TRÊS PARTIDAS O JOGADOR REVER, DO GREMIO, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 255 DO CBJD. SUSPENDER O JOGADOR JORGE HENRIQUE, DO BOTAFOGO, E LEO, DO GREMIO, POR 120 DIAS POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 253 DO CBJD E SUSPENDER POR OITO JOGOS O JOGADOR MORALES, DO GRÊMIO, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 258 DO CBJD. 18:34
E AGORA?

O JOGADOR REVER, DO GREMIO, FICARÁ FORA DAS PARTIDAS CONTRA PORTUGUESA, SPORT E CRUZEIRO. LEO, TAMBÉM DO GRÊMIO, JORGE HENRIQUE, DO BOTAFOGO, ESTÃO FORA DE TODO O CAMPEONATO. CARLOS ALBERTO E MORALES VOLTAM NA ÚLTIMA PARTIDA DO BRASILEIRO. 18:34
O PRESIDENTE TAMBÉM ACOMPANHA O RELATOR. 18:33
COM A PALAVRA O PRESIDENTE PARA VOTO.

18:31
DR. RAFAEL TAMBÉM ACOMPANHA O RELATOR. 18:29
COM A PALAVRA DR. RAFAEL PARA VOTO. 18:27
DRA. GISELE TAMBÉM ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR. 18:25
AINDA HOJE O JULGAMENTO DO JOGADOR ANDRÉ, DO VASCO.

18:23
DRA. GISELE FUNDAMENTA SEU VOTO. 18:21
COM A PALAVRA DRA. GISELE PARA VOTO.

18:19
DR. NICOLAO ACOMPANHA O VOTO DO RELATOR.

18:17
COM A PALAVRA DR. NICOLAO CONSTANTINO PARA VOTO. 18:15
SUSPENDER POR TRÊS PARTIDAS O JOGADOR REVER, DO GREMIO, POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 255 DO CBJD. SUSPENDER O JOGADOR JORGE HENRIQUE, DO BOTAFOGO, E LEO, DO GREMIO, POR 120 DIAS POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 253 DO CBJD E OITO JOGOS O JOGADOR MORALES POR INFRAÇÃO AO ARTIGO 258 DO CBJD, RESPECTIVAMENTE. 18:13
O RELATOR VOTA NO SENTIDO DE SUSPENDER POR TRÊS E CINCO PARTIDAS, RESPECTIVAMENTE, O ATLETA CARLOS ALBERTO, DO BOTAFOGO, POR INFRAÇÃO AOS ARTIGOS 255 E 258 DO CBJD, TOTALIZANDO OITO PARTIDAS. 18:11
O RELATOR SEGUE FUNDAMENTANDO SEU VOTO. 18:09
COM A PALAVRA O RELATOR PARA VOTO. 18:07
A PROCURADORIA AFIRMA QUE SE SENTE OFENDIDA EM RELAÇÃO AS DECLARAÇÕES DO ADVOGADO DO GRÊMIO E DIZ QUE O PROCURADOR QUE FORMULOU A DENÚNCIA ASSISTIU AO JOGO POR COMPLETO E QUE A DEFESA NÃO TEM O DIREITO DE DIZER QUE A PROCURADORIA PRECISA TER RESPONSABILIDADE AO FAZER UMA DENÚNCIA. 18:05
COM A PALAVRA A PROCURADORIA PARA FAZER SUAS CONSIDERAÇÕES. 18:04
A DEFESA DIZ QUE A PROCURADORIA NÃO CITA NA DENÚNCIA O QUE ESTÁ NA SÚMULA E PEDE A ABSOLVIÇÀO DO JOGADOR LÉO. 18:03
O ADVOGADO AFIRMA QUE A PROCURADORIA DIZ NA DENÚNCIA QUE DISCORDA DO RELATO DO ÁRBITRO. A DEFESA AINDA DIZ QUE NÃO HOUVE A COTOVELADA E QUE SE QUISEREM, PASSA O VÍDEO NOVAMENTE. 18:02
A DEFESA PEDE A ABSOLVIÇÃO DO JOGADOR RÉVER E INICIA A DEFESA DO JOGADOR LÉO. 18:01
O ADVOGADO QUESTIONA OS AUDITORES PERGUNTANDO O QUE O RÉVER FEZ. ELE AINDA DIZ QUE A IMPRENSA FICA COLOCANDO POLÊMICA NOS JOGOS E QUE OS JORNALISTAS NÃO SABEM O QUANTO É DIFÍCIL FICAR FORA DE UM JOGO, POIS NÃO SENTAM NO BANCO DE RÉUS. 18:00
A DEFESA AFIRMA QUE A PROCURADORIA TEM QUE SER RESPONSÁVEL AO FORMULAR UMA DENÚNCIA E DIZ QUE ELA ESTÁ QUERENDO REAPITAR OS JOGOS. 17:59
A DEFESA PEDE A ABSOLVIÇÃO DO JOGADOR MORALES E INICIA A SUA FUNDAMENTAÇÃO EM RELAÇÃO AO JOGADOR RÉVER. 17:58
EM RELAÇÃO AO JOGADOR MORALES, A DEFESA DIZ QUE NÃO HOUVE NENHUM PREJUÍZO AO JOGO O LANCE DE SUA DENÚNCIA, E MUITO MENOS O ATENDIMENTO MÉDICO, E QUE A PROCURADORIA QUER IMPOR UM CARTÃO VERMELHO.

17:56
O ADVOGADO INICIA A SUA FUNDAMENTAÇÃO QUESTIONANDO AS DENÚNCIAS FORMULADAS POR PROVA DE VÍDEO. 17:55
COM A PALAVRA A DEFESA DO GRÊMIO, COM O ADVOGADO DR. JOSÉ MAURO FILHO.

17:54
A DEFESA PEDE A ABSOLVIÇÃO DO JOGADOR JORGE HENRIQUE OU A DESCLASSIFICAÇÃO DE SUA INFRAÇÃO PARA O ARTIGO 255 DO CBJD. 17:53
O ADVOGADO DIZ QUE O LANCE QUE GEROU A DENÚNCIA DO JOGADOR JORGE HENRIQUE ERA UMA DISPUTA DE BOLA, O QUE NÃO PODE CARACTERIZAR AGRESSÃO FÍSICA. 17:52
EM RELAÇÃO AO JOGADOR JORGE HENRIQUE, A DEFESA DIZ QUE A PROVA DE VÍDEO É CLARA E QUE MOSTRA QUE ELE NÃO COMETEU NENHUMA AGRESSÃO FÍSICA NO LANCE. 17:51
A DEFESA ENCERRA A SUA FUNDAMENTAÇÃO PEDINDO A ABSLVIÇÃO DO JOGADOR CARLOS ALBERTO.

17:50
A DEFESA RESSALTA QUE, APÓS O ATO INUSITADO DE CARLOS ALBERTO, OS JOGADORES NÃO TIVERAM MAIS NENHUM PROBLEMA UM COM O OUTRO DURANTE O JOGO. 17:49
A DEFESA ENTENDE QUE O ÁRBITRO TERIA PRESENCIADO O LANCE EM QUE CARLOS ALBERTO PASSA A MÃO NA BUNDA DE SEU ADVERSÁRIO E QUE O ATLETA DO GRÊMIO NÃO TEVE NENHUMA REAÇÃO AGRESSIVA, PELO CONTRÁRIO, O ADVERSÁRIO SORRIU. 17:47
O ADVOGADO DIZ QUE CARLOS ALBERTO E SEU ADVERSÁRIO TEM UM DESENTENDIMENTO, MAS QUE OS ATLETAS NÃO FORAM HOSTIS UM COM O OUTRO E, POR ISSO, A DENÚNCIA NÃO DEVE SER PROSPERADA. 17:45
A DEFESA DO BOTAFOGO AFIRMA QUE A PROCURADORIA ESTÁ QUERENDO REAPITAR O JOGO, POIS O ÁRBITRO ESTAVA PERTO DOS LANCES E MESMO ASSIM QUER PUNIR OS JOGADORES. 17:44
COM A PALAVRA A DEFESA DO BOTAFOGO, COM O ADVOGADO DR. ANÍBAL ROUXINOL.

17:42
AINDA É APRESENTADA A PROVA DE VÍDEO DA DEFESA DO GRÊMIO. 17:41
CONFIRA NO JD NEWS: JOGADOR RODRIGO PONTES, DO BARUERI, É SUSPENSO E NÃO JOGARÁ CONTRA O PARANÁ, PELA SEGUNDONA! 17:39
NESSE MOMENTO É APRESENTADA A PROVA DE VÍDEO DA DEFESA DO GRÊMIO. 17:36
AGORA É APRESENTADA A PROVA DE VÍDEO DA DEFESA DO BOTAFOGO, QUE MOSTRA O LANCE DA DENÚNCIA DO JOGADOR CARLOS ALBERTO E A EXPULSÃO DE JORGE HENRIQUE. 17:34
NESSE MOMENTO É APRESENTADA A PROVA DE VÍDEO DA PROCURADORIA, COM OS LANCES QUE GERARAM AS DENÚNCIAS.



17:30
APENAS O JOGADOR JORGE HENRIQUE, DO BOTAFOGO, SE ENCONTRA PRESENTE NO PLENÁRIO.

17:28
Entenda o caso dos jogadores do Grêmio:


Leonardo Renan Simões de Lacerda foi denunciado no artigo 253 (Cometer agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele corre o risco de pegar suspensão de 120 a 540 dias, o que pode tirá-lo do Campeonato Brasileiro desse ano. Essa é a segunda vez que o atleta do time gaúcho é julgado por agressão pelo STJD. Em sessão do dia 29 de agosto deste ano, ele foi absolvido pela Quarta Comissão Disciplinar por ter sido expulso na primeira rodada do returno do Campeonato Brasileiro, em partida contra o São Paulo.

Em situação menos grave, um dos principais jogadores do Grêmio na temporada, o também zagueiro, Réver, corre o risco de ficar de uma a três partidas suspenso. Ele será julgado por ter, de acordo com a denúncia, empurrado Carlos Alberto do Botafogo, que também revidou a atitude do jogador. Ele ainda colocou o dedo em riste no rosto do meia e proferiu algumas palavras que não foram captadas pelo áudio do vídeo. Ambos vão a julgamento, sendo que Réver terá que responder ao artigo 255 (Praticar ato de hostilidade contra o adversário) do CBJD.

Já o uruguaio Richard Morales, que marcou seu primeiro gol, em apenas três jogos com a camisa Tricolor, fará sua estréia no STJD. Segundo a Procuradoria, ele foi denunciado por ter acertado, de forma violenta, a sola do pé direito do seu adversário, atingindo também o órgão genital do jogador alvinegro, durante a disputa de bola. O lance aconteceu ao término do primeiro tempo. Em função da jogada, o árbitro apresentou cartão amarelo ao atacante Tricolor.

Richard Javier Morales terá que responder ao artigo 254 (Praticar Jogada violenta) do CBJD, cuja pena prevista é de duas a seis partidas de suspensão. Caso receba a pena mínima, ele fica fora dos jogos contra a Portuguesa, no dia 19 de outubro e Sport, no dia 23.
17:26
COM A PALAVRA O RELATOR DR. JOSÉ FERNANDES PARA O RELATÓRIO.

17:24
Entenda o caso dos jogadores do Botafogo:

Carlos Alberto será julgado por ter, segundo a denúncia, ter sido flagrado em vídeo revidando um empurrão do zagueiro gremista Réver – também denunciado. Ele empurrou a cabeça do adversário, fora da disputa de bola. O jogador Tricolor ainda colocou o dedo em riste no rosto do seu oponente e proferiu algumas palavras que não foram captadas pelo áudio. Poucos minutos depois, o meia botafoguense teria passado a mão na bunda do zagueiro e, para a Procuradoria, esse ato configura atitude contrária à disciplina e à moral.

Os jogador foi denunciado no artigo 255 (Praticar ato de hostilidade contra adversário ou companheiro de equipe) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo pegar até três jogos de gancho. Carlos Alberto responderá também ao artigo 258 (Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador) do CBJD, que prevê suspensão de uma a dez partidas.

A situação de Jorge Henrique é mais grave. O atacante será julgado em função do lance que originou sua expulsão na partida contra o Tricolor Gaúcho. De acordo com a denúncia, assim como é relatado na súmula do árbitro Héber Roberto Lopes e, diante das imagens de vídeo juntadas ao processo, Jorge Henrique foi expulso aos 45 minutos do primeiro tempo por ter desferido um tapa no rosto do jogador Léo, fora da disputa de bola. Em ato contínuo, o jogador gremista atingiu com o antebraço direito o rosto do jogador alvinegro, também fora da disputa de bola.

Jorge Henrique de Souza será julgado no artigo 253 (Cometer agressão física) do CBJD, cuja a pena é de 120 a 540 dias. Ele e Carlos Alberto já estiveram no banco dos réus do STJD. O atacante, em sessão no dia 24 de setembro de 2007, foi punido com duas partidas no artigo 254 e com duas partidas no artigo 255, ambos do CBJD. Após Recurso, o Pleno absolveu em relação ao primeiro artigo, e diminuiu para um jogo a pena no segundo. Já o meia conseguiu a absolvição, respondendo ao artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida) do CBJD, em sessão no dia 18 de junho.

17:22
A PROCURADORIA TEM A PALAVRA E PEDE PARA QUE SEJA FEITO O ADITAMENTO DA DENÚNCIA DO JOGADOR MORALES, DO GRÊMIO, FAZENDO COM QUE ELE RESPONDA NÃO SÓ AO ARTIGO 254, MAS TAMBÉM AO ARTIGO 258, NA FORMA DO ARTIGO 183, TODOS DO CBJD.

17:21
O Presidente chama a julgamento o Processo: 123/2008
Jogo: Grêmio FBPA (RS) X Botafogo FR (RJ) – categoria profissional, realizado dia 04 de outubro de 2008 – Campeonato Brasileiro – Série A. Denunciados: Carlos Alberto Gomes de Jesus, atleta do Botafogo FR, incurso nos Arts. 255 e 258, ambos do CBJD; Rever Humberto Alves de Araújo, atleta do Grêmio FBPA, incurso no Art. 255 do CBJD; Richard Javier Morales Aguirre, atleta do Grêmio FBPA, incurso no Art. 254 do CBJD; Jorge Henrique de Souza, atleta do Botafogo FR, incurso no Art. 253 do CBJD; Leonardo Renan Simões de Lacerda, atleta do Grêmio FBPA, incurso no Art. 253 do CBJD. AUDITOR - RELATOR: DR. JOSÉ TEIXEIRA FERNANDES.

Novo livro do Peninha



A America aos nossos pés

25 ANOS DE UMA LIBERTADORES DE VERDADE


Dos autores Eduardo Bueno e Fernando Bueno



Sessao de autógrafos

Quinta-Feira 16/10 as 19hs

Na Saraiva Mega Store

Shopping Praia de Belas

- Presença do capitão Hugo de León

A América Aos Nossos Pés 25 ANOS DE UMA LIBERTADORES DE VERDADE
Autores: Eduardo Bueno e Fernando Bueno
Número de páginas: 160
Editora: VIRTUAL LIVROS
Assunto: FUTEBOL GREMIO
Número da ediçao: 1o ediçao
Ano da publicaçao: 2008
Formato: 11x15
Preço: R$ 18,90

terça-feira, outubro 14, 2008

Eleições nos sócios


A notícia boa da noite foi a de que o futuro presidente do Grêmio será escolhido pelos sócios:

"Agora é uma certeza: haverá segundo turno para a eleição à presidência do Grêmio. Ontem à noite, em votação no Conselho Deliberativo do clube, os dois candidatos à sucessão de Paulo Odone, Duda Kroeff (chapa 1) e Antônio Vicente Martins (chapa 2), obtiveram votos suficientes para passar ao segundo turno – a ser realizado no próximo sábado, com o voto do associado do clube. Kroeff fez 177 votos (62,7% dos votos válidos) e Martins, 102 votos (36,1%). Com o anúncio do resultado, houve comemoração dos apoiadores das duas chapas. Cada candidato precisava garantir ao menos 30% dos votos do Conselho para atingir o segundo turno da eleição.

No segundo turno votam os cerca de 20 mil associados com pelo menos dois anos de clube. O pleito será realizado neste sábado, das 8h às 18h, no Olímpico. A expectativa de participação, porém, é de 6 mil eleitores. O próximo presidente comandará o Grêmio no biênio 2009/2010. "
(Zero Hora - 14/10/08)

Novamente, a prática das eleições enfraquece os argumentos de quem defende uma cláusula de barreira tão elevada. O candidato da situação ficou muito próximo da margem de corte. Se fosse eliminado, o que iria se dizer? Que era um aventureiro?

Vamos ser francos. Essa cláusula serve para (tentar) manter no conselho deliberativo um poder que (em teoria) foi delegado para os sócios.

O jornal O Sul traz outras informações interessantes:

"282 dos 306 conselheiros aptos a votar - 291 efetivos e 15 ex-presidentes do clube e do Conselho - partiparam do processo"

O que justifica a ausência destes 24 conselheiros?

Tcheco Punido, Edinho Absolvido


Tcheco é suspenso por dois jogos por incidentes no Gre-Nal. Edinho é absolvido
STJD diz que jogador tricolor não poderá enfrentar a Portuguesa

O meia Tcheco foi suspenso por dois jogos na tarde desta segunda pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, pela expulsão durante a derrota no Gre-Nal do último dia 28, no Beira-Rio, pelo Brasileirão. Ele foi denunciado no artigo 253 (agressão física) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que previa pena de 120 a 540 dias, por causa de uma confusão com Edinho, do Inter. Como já cumpriu suspensão automática, ele só desfalca o time contra a Portuguesa, neste domingo.

O departamento jurídico do Grêmio acredita que o jogador já poderá enfrentar a Portuguesa, na partida marcada para as 18h10m deste domingo no Canindé, pois ele cumpriu suspensão automática de dois jogos – um pelo terceiro amarelo e outro pela expulsão. Mas, de acordo com o STJD, ele ainda terá de ficar de fora do time contra a Lusa, voltando apenas no dia 23 de outubro, contra o Sport no Olímpico.

Edinho absolvido
Já o volante Edinho foi absolvido por unanimidade. Assim, o jogador do Inter poderá enfrentar o Atlético-PR, sábado, no Beira-Rio. O colorado também foi incurso no artigo 253 (agressão física) e poderia ter pegado um gancho de até 540 dias de suspensão.

– Foi um lance normal. Só virou aquele estrondo porque todo mundo invadiu o campo – diz Edinho, depois dos treinos desta segunda. (GloboEsporte - 13/10/08)


Olhem as fotos do lance neste post.

Relembrem outras decisões do STJD no Brasileirão 2008.

Não há mais nada pra se dizer. Só lembrar de Kurt Cobain:

"Just because you're paranoid
Don’t mean they're not after you"


domingo, outubro 12, 2008

Histórico Eleições

- 2006:
9 de outubro: Paulo Odone re-eleito por aclamação no conselho deliberativo


- 2004
:
16 de dezembro: Eleição nos sócios. Paulo Odone 1.469 votos x Adalberto Preis 905





  



- 2004
:
09 de dezembro: Eleição no Conselho Deliberativo. 276 presentes e 2 votos nulos. Adalberto Preis 147 votos, Paulo Odone 100 votos e Antônio Vicente Martins 27 votos.


- 2002:
18 de dezembro: Flávio Obino aclamado no conselho deliberativo


- 2000 :
18 de dezembro - José Alberto Guerreiro 166 x 131 Adalberto Preis



- 1998:
21 de dezembro: José Alberto Guerreiro 161 votos x 130 votos Saul Berdichevsky

- 1996:
26 de dezembro: Luiz Carlos Silveira Martins 177 votos x 109 votos José Alberto Guerreiro


- 1994:
27 de dezembro: Fábio Koff re-eleito por aclamação no conselho deliberativo (184 conselheiros)

- 1992:
29 de dezembro: Fábio Koff eleito

- 1990:
26 de dezembro: Rafael Bandeira dos Santos Eleito

- 1989:
27 de fevereiro: Paulo Odone re-eleito


- 1987:
19 de fevereiro: Paulo Odone 142 votos x 105 votos Irany Sant´Anna







- 1984:
20 de dezembro: Irany Sant´Anna eleito

- 1983:
Alberto Galia
Vices de Futebol: Túlio Macedo e Rudi Armin Petry, Vice de Finanças: Nelson Olmedo

- 1982:
16 de dezembro: Koff re-eleito

- 1981:
21 de dezembro: Fábio Koff 145 votos x 133 votos Rafael Bandeira dos Santos

- 1980:
22 de dezembro: Hélio Dourado 146 votos x 140 votos Fábio Koff

- 1979:
18 de dezembro: Hélio Dourado, aclamado, 158 votos

- 1978:
28 de dezembro: Hélio Dourado 162 votos x 88 votos Alberto Galia (5 brancos , 4 nulos)


Tarciso Vereador

"No eco da memória dos gremistas, Tarciso Flecha Negra se elegeu vereador pelo PDT na Capital com 6.232 votos. O ex-atacante do Grêmio do final da década de 70 até meados dos 80 chegou lá na segunda tentativa. Na opinião dele, não foram só seus feitos do passado – campeonatos gaúchos, Brasileiro, Mundial e a Libertadores – que o levaram à Câmara. Nos últimos quatro anos, é voluntário em um projeto com meninos pobres. – Além da experiência de eleição (também foi candidato em 2004), a fase do Grêmio é melhor – avalia."(Zero Hora - 07/10/2008)


É sempre complicado misturar futebol com política. Acho importante este registro de que a eleição de Tarciso passa muito mais pelo seu trabalho em escolinhas do que pela identificação pelo Grêmio.


"Pouca gente sabe, mas o herói gremista Tarciso passou por sérios apertos financeiros nos últimos anos. Apesar de ter jogado 13 anos no Grêmio, ele jogou numa época em que os jogadores ganham bons salários e prêmios, mas nada comparável às fortunas de hoje.

De qualquer modo, conseguiu comprar uma boa casa perto do Olímpico e, de olho no futuro, abriu uma loja de material esportivo e organizou uma escolinha de futebol para garantir o sustento depois da bola.

Durante algum tempo, deu resultado. Logo, porém, os negócios começaram a definhar. Primeiro, foi a loja. Depois, a escolinha. De repente, foi-se também o casamento. Quando se deu conta, Tarciso, como muitos ídolos da sua época, estava sem dinheiro para viver. Em determinado momento, a situação ficou tão crítica que precisou morar de favor na antiga casa, numa concessão da ex-mulher, que ficou comovida com a penúria financeira do ex-companheiro.

Nos últimos quatro anos, depois da primeira e frustrada tentativa de eleição para vereador pelo PDT, as coisas melhoraram um pouco. Graças a ajuda do companheiro de partido João Bosco Vaz, secretário municipal de esportes, obteve um cargo comissionado na pasta, o que lhe deu a certeza de salário no final de cada mês. Nada comparável aos tempos do futebol, mas um dinheirinho certo e garantido para as despesas.

Disposto a tentar pela segunda vez o mandato de vereador, Tarciso faz uma campanha eleitoral modesta, mas o recall do nome foi suficiente para cativar o eleitorado gremista de Porto Alegre, grande responsável por sua eleição.

Em 2004, na primeira tentativa, Tarciso fez cerca de três mil votos. Agora, dobrou a votação e desbancou nomes tradicionais do PDT, como Nereu D’Ávila, Ervino Besson e Neuza Canabarro, entre outros, para ficar como uma das cinco vagas do partido na Câmara.

O mineiro José Tarciso de Souza foi contratado pelo Grêmio em 1973. Pesou para sua contratação o gol marcado na vitória de 1 x 0 obtida pelo América do Rio contra o Inter, no Beira-Rio, no Campeonato Brasileiro de 1972. Tarciso pegou a bola no meio do campo e ganhou na corrida do zagueiro Pontes, tido como o mais veloz do futebol gaúcho." (Blog Macedão - 06/10/2008)


David Coimbra também falou sobre esse famoso jogo do América contra o Inter:


"Tarciso veio para o Grêmio num troca-troca explosivo para a época. Por ele, rapazote mal egresso da adolescência, o Grêmio cedeu ao América do Rio dois jogadores de Seleção: o ponteiro-direito Flecha e o centromédio Ivo Wortmann, o “Coração de Leão”, hoje técnico do Juventude. O Grêmio estava muito ansioso para fazer esse negócio, porque num jogo entre América e Inter Tarciso venceu exatamente Bibiano Pontes na corrida, e havia uma lenda de que atacante algum vencia Bibiano Pontes na corrida. Em Porto Alegre, Tarciso continuou passando por Pontes, mas, você já sabe, havia um cotovelo no meio do caminho." (David Coimbra - 08/10/2008)


O jogo em questão:

Internacional 0 x 1 América-RJ

INTER: Schneider; Pedro Basílio, Figueroa, Pontes e Jorde Andrade; Carbone, Carpegiani, Valdomiro, Braúlio (Tovar), Manuel, Escurinho (Marciano)
Técnico: Dino Sani

AMÉRICA: Ubirajara; Cabrita, Alex, Aldeci e Alvani; Badeco, Edu Antunes (Caio) e Antônio Carlos; Tarciso, Taquinho (Ivair) e Gilmar.
Técnico: Wilson Santos.

Campeonato Brasileiro 1972
16ª Rodada - quarta-feira - 1º/11/72
Local: Beira-rio, Porto Alegre
Renda: 82.380,00
Gol: Tarciso 43 do 1º