terça-feira, fevereiro 24, 2015

Gauchão 2015 - Grêmio 0x0 Juventude


Não há como escapar da constatação que o Grêmio está em crise. Time ocupa apenas a oitava posição no Gauchão, com uma sequência de três jogos sem vitórias na Arena. Jogando contra o Juventude ontem, a equipe tricolor até ficou bastante tempo com a bola, mas criou pouquíssimas chances de gol, não conseguindo tirar o zero do placar.

Seria uma simplificação errônea dizer que o Juventude fez uma retranca típica de time pequeno, se limitando a defesa. Porque não foi bem isso que aconteceu. A equipe da Serra, por mais que tenha adotado um posicionamento mais recuado, teve, no mínimo, o mesmo número de oportunidades que o Grêmio (Marcelo Grohe foi buscar duas bolas no ângulo, Galhardo salvou uma em cima da linha e Wallacer desperdiçou a melhor situação após um rebote do goleiro gremista). O tricolor manteve a posse de bola no seu campo de ataque, mas esbarrou na pouca movimentação dos seus jogadores e na lentidão da sua troca de passes (a situação melhorou um pouco quando Giuliano entrou e tentou tabelas mais velozes em toques curtos). E na dificuldade o time de Felipão poderia também ter tido um aproveitamento melhor nos vários escanteios e faltas que teve a seu favor.

Quem tiver interesse em entender um pouco melhor sobre alguns dos defeitos de posicionamento e movimentação do time do Grêmio pode acessar essa didática série de tweets do Alex Tomazetti Melo


Eu fico muito preocupado com os guris da base que podem estar sendo queimados neste momento do Grêmio. Tem jogador com muito potencial nesse grupo. Um exemplo pode ser visto no primeiro tempo de ontem, quando o Junior deu um belo lançamento que atravessou todo o campo,  da intermediária defensiva até a ponta direita do ataque, onde estava colocado o Pedro Rocha.

Não tinha me dado conta que o Marcelo Grohe passou a usar chuteiras da Umbro (ano passado ele usava uma da Nike pintada de preto).

Gostaria de entender porque quem vai na Geral foi obrigado a passar por duas revistas (uma na rampa, feita por segurança particulares e outra nas catracas, feita por brigadianos). É um tratamento discriminatório. Especialmente se considerarmos que tem gente que entra pelo estacionamento E1 e vai direto para o camarote presidencial sem passar por qualquer tipo de revista (e aparentemente sem pagar nada também).

 
 
 


Grêmio Grêmio 0x0 Juventude Juventude

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Júnior; Araújo, Fellipe Bastos, Douglas (Lucas Coelho, 32/2ºt) e Marcelo Hermes (Giuliano, intervalo); Pedro Rocha (Everton, 17/2ºT) e Everaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari

JUVENTUDE: Airton; Douglão, Pereira e Héverton; Hélder, Vacaria (Dema, 38/2ºT), Alan Schols (Lucas, 9/2ºT), Jardel, Itaqui (Duda, 18/2ºT) e Wallacer; Zulu.
Técnico: Picoli

07ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 23 de fevereiro de 2015, segunda-feira, 20h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Público: 14.672. (13.113 pagantes e 1.559 não pagantes) Renda: R$343.816,00
Árbitro: Diego Real (RS)
Assistentes:
Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Antônio Albornoz (RS)
Cartões amarelos:
Vacaria, Aírton, Jardel, Pereira e Wallacer (JUV)

domingo, fevereiro 22, 2015

Gauchão 2015 - Passo Fundo 0x2 Grêmio


O Grêmio precisava vencer e venceu. Esse é o principal ponto desse jogo no Vermelhão da Serra. A vitória tira um pouco da pressão sobre a equipe, especialmente dos mais jovens que estão tendo que chamar muito do jogo para si.

O placar foi aberto com um gol de escanteio, algo que raramente aconteceu em 2014.

E a equipe ficou um pouco mais combativa jogando com três volantes, mas ainda deu muito espaço para o adversário. No segundo tempo o Passo Fundo chegou algumas vezes dentro da área do Grêmio sem que ter que trabalhar tanto a bola.

 Fotos: Diogo Zanatta (Correio do Povo) e Itamar Aguiar (Lance)


  Passo Fundo Passo Fundo 0x2 Grêmio Grêmio

PASSO FUNDO: Vanderlei, Henrique Choco, Rafael Santana, Gustavo e Xaro; Rudiero, Janderson (Henrique, 28/1ºT), Souza, Felipe Klein (Cleverson, 12/2ºT) e Branquinho; Michel (Eraldo, 24/2ºT). 
Técnico: Beto Campos

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Rafael Galhardo, Erazo, Rhodolfo e Júnior, Araújo (Walace, 33/2ºT), Fellipe Bastos (Matías Rodríguez, 38/2T), Marcelo Oliveira e Douglas; Pedro Rocha (Lucas Coelho, 23/2ºT) e Everaldo.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

06ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 18/02/15, quarta-feira, 22:00min
Local: Estádio: Vermelhão da Serra, em Passo Fundo (RS)
Árbitro: Francisco Silva Neto (RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Elio Nepomuceno Júnior (RS)
Cartões amarelos: Felipe Klein, Gustavo, Marcelo Oliveira, Rafael Galhardo, Júnior, Marcelo Grohe
Gols: Erazo, aos 13 minutos do primeiro tempo; Pedro Rocha, aos 5 minutos do segundo tempo.

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Quanto custou ir à Arena em Janeiro de 2015


Seguirei fazendo em 2015 o levantamento de quando custo para ir à Arena em cada jogo do mês (e por consequência do ano).

Eu ainda tenho dificuldade em aceitar que a direção do Grêmio tenha mantido os mesmo valores de mensalidades para os seus sócios para essa temporada. É estranho que se tenha ignorado o fato de que, em muitos casos, sai mais barato comprar ingressos avulsos para todos os jogos do que pagar o valor correspondente aos diversos tipos de associação. É um verdadeiro desincentivo para o sujeito que pretende manter um vínculo com o clube. Ademais, é bizarro que a anuidade de uma temporada sem jogos de Libertadores seja do mesmo valor do que uma temporada com jogos de Libertadores. Certamente essa é uma questão que tem impacto na perda de sócios que o tricolor vem sofrendo.

No mês de janeiro de 2015 só foi realizado o jogo contra o União Frederiquense na Arena. O que faz com que neste mês tenha sido bem mais em conta, em qualquer setor, comprar ingresso avulso do que pagar a mensalidade. Segue abaixo a divisão por setores.












terça-feira, fevereiro 17, 2015

Gauchão 2015 - Grêmio 0x1 Veranópolis


 Não foi a primeira e muito provavelmente não será a última vez que o Grêmio perde para uma equipe do interior no seu estádio. O revés diante do Veranópolis poderia ser encarado como um tropeço corriqueiro, não fosse a forma como o jogo se desenvolveu e o contexto desse início de temporada tricolor.

No campo o Grêmio tomou um gol com 20 minutos de jogo e praticamente não conseguiu criar oportunidades para buscar um empate. Chegou assim a sua terceira derrota nos cinco primeiros jogos do Gauchão. Pela primeira vez acumulou duas derrotas seguidas na Arena. Da mesma forma, O Grêmio voltou a perder duas partidas seguidas em casa contra equipes do interior, o que não acontecia desde 1962. O desempenho e os resultados em 2015 são preocupantes.

E o que acontece dentro de campo certamente é consequência do que acontece fora das 4 linhas. E é  cada dia mais difícil entender o que está sendo feito no Grêmio. No final de janeiro, os dirigentes diziam que o Grêmio jogaria com dois centroavantes e questionavam a isenção dos jornalistas que questionavam tal formação. No início de fevereiro, Barcos e Marcelo Moreno já tinham deixado o clube. Douglas, principal reforço da temporada, foi contratado pelo que fez há cinco anos, e qualquer pessoa que viu meio jogo do Vasco no ano passado sabe que Douglas já não é nem sombra do jogador que era em 2010 (quando já preocupava pela falta de intensidade nas partidas). E duvido que alguém possa achar que essa situação de um vice de futebol que faz seu trabalho a distância é a adequada para o momento que vivemos. (e não é o caso de ser insensível a problemas pessoais/familiares, mas um clube do tamanho do Grêmio não pode ficar refém de uma única pessoa. Dirigentes, treinadores, jogadores, por mais importantes que sejam, sempre podem ser substituídos)

Mas de certo esse dia entrará para a história (ou ao menos para o folclore) do futebol como "a vez que o Felipão abandonou o banco de reservas antes do final do jogo". Não foi por isso que o Grêmio perdeu e o time provavelmente não conseguiria um virada caso o treinador ficasse berrando na beira do gramado até o apito final. Contudo, não há como compactuar com essa atitude, por mais que se possa imaginar que tenha sido algo pensado para tirar o foco dos atletas, ou para causar algum tipo de reação no vestiário ou mesmo que seja um estranho pedido de socorro em função da sobrecarga, uma vez  que, na omissão dos demais, Felipão está assumindo várias funções além de treinar e escalar a equipe.
 
 Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Lance

 Grêmio Grêmio 0x1 Veranópolis Veranópolis


GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodriguez, Rhodolfo, Erazo e Júnior (Galhardo, int); Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Douglas e Luan; Everton (Pedro Rocha, int) e Lucas Coelho (Lincoln, 26'/2º). 
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VERANÓPOLIS: Matheus; Léo Dagostini, Jadson e Marcel; Felipe Guedes, Eduardinho, Glauber, Rafael Mineiro e Luciano Amaral (Claitinho, 29'/2º); David Dener (Tulio Renan, 31'/2º) e Lê (Yago, 37'/2º). 
Técnico: Julinho Camargo

05ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 14 de Fevereiro de 2015, sábado, 17h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público
: 9.021 pessoas. (7.930 pagantes)
Renda: R$ 229.869,00
Árbitro: Daniel Soder
Auxiliares: Julio Cesar dos Santos e Antônio Domingues Padilha
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Douglas, Luciano Amaral, Lê, Glauber, Marcel, Matías Rodriguez
Gol: David Dener, aos 20 minutos do 1º tempo

quinta-feira, fevereiro 12, 2015

Gauchão 2015 - Grêmio 0x1 Brasil de Pelotas


E no seu quarto jogo na temporada o Grêmio sofreu sua primeira derrota na Arena. Uma derrota merecida, diga-se de passagem.  A atuação tricolor no primeiro tempo até que foi razoável, conseguindo criar oportunidades (em cruzamentos de Galhardo, descidas pelo lado esquerdo de Marcelo Oliveira e arremates de Everton) em um jogo bastante disputado. Mas o gol não saiu e os xavantes, mesmo nos momentos de maior pressão sempre tiveram a saída para o contra-ataque. Foi num deles que Alex Amado teve a melhor chance dos primeiros 45 minutos, mas acabou sendo desarmado por Rhodolfo ao demorar para concluir).

No segundo tempo, logo com 4 minutos o Brasil fez o seu gol. Marcelo Grohe falhou ao não cortar o cruzamento, Marcelo Oliveira não saltou e Nena só teve que esperar a bola bater nele para abrir o marcador. A partir daí o Grêmio não se achou mais em campo. Até que o time lutou bastante para buscar o empate, mas fez isso de forma muita desordenada (o zagueiro Rhodolfo parecia ser o principal armador das jogadas, o que convenhamos não é um bom sinal)

 

Uma das virtudes do Grêmio em 2014 era a solidez defensiva. Parece que estamos muito longe de ver isso nessa temporada.

Eu gosto muito da iniciativa de dar oportunidade aos jogadores da base. Mas eles não podem receber toda a carga de responsabilidade nas partidas. Os atletas mais experientes precisam aparecer mais pro jogo.

Não desconheço as dificuldades financeiras do clube, mas me incomodo muito em ver tal situação usada como desculpa para o mau desempenho no campo. Com os recursos que tem hoje o Grêmio tinha totais condições de ter um desempenho melhor do que o apresentado ontem.

Muito feio esse detalhe no ombro na camisa do Brasil.


Fotos:  Jonathan Silva (G.E. Brasil), Lucas Uebel (Grêmio.net)  e Guilherme Testa (Guilherme Testa)

Grêmio Grêmio 0x1 Brasil de Pelotas Brasil de Pelotas


GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace (Júnior, 9/2ºT), Fellipe Bastos, Douglas (Paulinho, 19/2ºT), Lincoln e Everton (Everaldo, 27/2ºT); Marcelo Moreno.
Técnico: Luiz Felipe Scolari

BRASIL: Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hann (Galiardo, 25/2ºT) e Felipe Garcia (Ricardo Schneider, 31/2ºT); Alex Amado e Nena (Gustavo Papa, 42/2ºT). 
Técnico: Rogério Zimmermann

4ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 11/02/15, quarta-feira, 19h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 15.153 (13.673 pagantes)
Renda: R$ 379.000,00 /
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes: Edelmar Palmeira (RS) e André da Silva Bittencourt (RS)
Cartões amarelos: Walace, Paulinho (GRE), Cirilo, Wender, Nena, Leandro Leite (BRP).
Gol: Nena, aos 4 minutos do 2º tempo

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Gauchão 2015 - Avenida 1x3 Grêmio







Algumas coisas no Grêmio são difíceis de entender. Barcos estava sendo negociado e foi escalado como titular contra o União Frederiquense. Marcelo Moreno está acertando sua transferência e foi colocado no banco (e posteriormente foi colocado em campo para desempatar a partida)



Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)

Avenida Avenida 1x3 Grêmio  Grêmio


AVENIDA:  Alexandre Villa; Jackson, Altair, Vitor Hugo e Paulinho Araújo (Maurício, 40'/2º); Carlos Alberto, Escobar (Wellington, 33'/2º) Tinga e Miro Bahia; Alexandre (Juninho Tardelli, Int) e Paulinho. Técnico: Tonho Gil

GRÊMIO:
Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Erazo e Júnior; Marcelo Oliveira, Fellipe Bastos, Douglas ( Marcelo Moreno, 16'/2°)e Lincoln; Luan  e Everaldo (Everton, 16'/2º). 
Técnico: Felipão

3ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 08/02/2015, domingo, 17h00min
Local: Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz
Público: 2.564 pagantes 
Renda: R$ 106.280,00
Árbitro: Diego Real
Auxiliares: José Eduardo Calza e Antonio João Albornoz
Cartões amarelos: Altair, Paulinho Araújo, Carlos Alberto, Escobar, Tinga e Paulinho, Douglas, Marcelo Oliveira e Fellipe Bastos
Cartões vermelhos: Altair (44 do 1º tempo), Luan (1 minuto do 2º tempo)
Gols: Douglas (de pênalti), aos 31 minutos do primeiro tempo; Paulinho, aos 13, Carlos Alberto (contra), aos 34, e Marcelo Moreno aos 46 minutos do segundo tempo.

quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Gauchão 2015 - Aimoré 2x1 Grêmio


O GRÊMIO BAQUEOU NA "TABA" NUMA LUTA DE CONTORNOS DRAMÁTICOS 2X1.

Não, eu não enlouqueci, apenas não gostaria de perder uma chance de repetir uma manchete de 1958, quando o Grêmio foi igualmente derrotado por 2x1 pelo Aimoré em São Leopoldo

E em 2015 o jogo até foi bastante brigado, mas não teve "contornos dramáticos". Teve sim, um Grêmio ainda em formação, tomando um gol muito cedo e sofrendo bastante no restante da partida em função disso. A vantagem no marcador só acentuou a postura dos mandantes, de se fechar no campo de defesa e tentar explorar o contra-ataque. Os atletas do Aimoré mostravam mais ímpeto nas disputas, e pareciam bem orientados por Paulo Porto, uma vez que paravam o jogo sempre que ficavam em desvantagem no combate mano a mano. O Grêmio teve na bola parada a principal chance de se aproximar da meta de Marcelo Pitol, mas não a aproveitou e acabou levando o segundo gol ainda no final do primeiro tempo, quando Rennan Oliveira aproveitou o espaço dado por Galhardo para chutar em curva, próximo ao ângulo de Marcelo Grohe.

No segundo tempo o Grêmio só foi melhorar após as entradas de Everton e Lincoln, que deram mais movimentação e velocidade ao ataque. Mas essa melhora só foi suficiente para arrancar um gol de honra, marcado por Luan aos 25 minutos.


Tá certo que o esquema com dois centroavantes foi mais usado no período da pré-temporada. Por esse aspecto faz algum sentido manter ele nesse jogo. Mas não é nenhuma demasia supor que foi uma formação "diplomática" para acomodar Barcos e Marcelo Moreno na equipe titular, o que não mais se justifica depois da saída do argentino.  Ademais, não gosto de ver Luan sendo "sacrificado" jogando como terceiro jogador da meia cancha, tendo Douglas na sua frente,  estacionado na intermediária ofensiva (o "sacrificado" foi entre aspas por achar que o Luan é mais útil jogando mais perto do gol). 

E Luan pode ter errado na origem do primeiro gol do Aimoré. Muitos podem não gostar do futebol dele, fazendo valer aquele velha mania de pegar excessivamente no pé dos guris da base. Mas acho que todos conseguem reconhecer que ontem ele jamais se escondeu  ou se omitiu no jogo  (contrastando com a postura apática de alguns jogadores mais veteranos)

Achei que o Junior fez uma partida interessante na lateral esquerda, especialmente no primeiro tempo. Merece ser melhor observado.

Pro meu gosto, na impossibilidade de usar a meia branca nessa combinação com camisa tricolor e calção branco o Grêmio deveria sempre usar uma meia azul celeste (por motivos de: Tóquio e Copa do Brasil 2001). Falarei mais sobre as combinações de uniformes num próximo post.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net)

Aimoré Aimoré 2x1 Grêmio Grêmio

AIMORÉ: Marcelo Pitol; Toto, Lacerda, Diego Borges e Lucas Pavone; Álvaro, Faísca, Mikael e Rennan Oliveira (Gian, 30'/2º); Diego Viana e Diogo Pereira (Moacir, 42'/2º) 
Técnico: Paulo Porto

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Júnior; Arthur (Matías Rodriguez, intervalo), Fellipe Bastos, Douglas (Lincoln, 17'/2°) e Luan; Lucas Coelho (Everton, intervalo) e Marcelo Moreno
Técnico: Felipão

2ª Rodada - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 4/2/2015, quarta-feira, às 22h00min
Local: Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS)
Árbitro: Roger Goulart
Auxiliares: José Eduardo Calza e Antonio João Albornoz
Cartões amarelos: Toto, Diego Viana e Marcelo Pitol (AIM); Fellipe Bastos e Luan (GRE)
Cartões vermelhos: Mikael e Diego Viana (AIM)
Gols: Mikael, a 1 minuto e Rennan Oliveira, aos 46 minutos do primeiro tempo. Luan, aos 25 minutos do segundo tempo.

domingo, fevereiro 01, 2015

Gauchão 2015 - Grêmio 3X0 União Frederiquense


Na sua estreia no Gauchão o Grêmio conseguiu um resultado e uma atuação superiores a todos os seus amistosos de pré-temporada. Devemos considerar a possibilidade disso ter passado pelo adversário, uma vez que o União Frederiquense fez um início de jogo bastante azarado/atrapalhado, sofrendo com lesões e cometendo um pênalti logo aos 16 minutos (que poderia até ser questionado se o zagueiro Marcelão não tivesse deixado seu braço tão aberto ao tentar cortar cruzamento). Barcos converteu a cobrança e quatro minutos mais tarde fez o segundo gol ao pegar um rebote de uma conclusão de Marcelo Moreno. A partir daí eu só eu fui achar o jogo interessante novamente quando Felipão mexeu na equipe, passando a jogar com Luan e Everton abertos pelas pontas e Barcos centralizado no comando de ataque. Com essa formação o time chegou ao terceiro gol, com Everton aparecendo dentro da área completar o cruzamento do Pirata.


Eu sou bem descrente quanto a possibilidade quanto a possibilidade de sucesso da escalação com 2 centroavantes. Minha principal dúvida é como ficaria o time no momento da recomposição defensiva. E esse aspecto foi muito pouco testado nesse jogo.

Fluminense tem Kennedy. Flamengo tem Nixon. Nós temos Lincoln. Brincadeiras a parte, gostei da desenvoltura do guri ao jogar na Arena pela primeira vez. Mas é preciso ter muita calma e jamais esquecer que ele tem apenas 16 anos (ou seja, teria no mínimo mais 3 anos de categorias de base caso estivesse cumprindo as etapas de formação no ritmo normalmente esperado)
Achei que esse uniforme novo ficou meio estranho na transmissão da TV. O número, por exemplo, parece ter ficado muito pra baixo (o que talvez seja atenuado quando comecem a colocar o nome dos atletas embaixo do Banrisul).

Público bem interessante para um início de temporada pouco animador, num sábado com feriado na segunda. As promoções de ingresso devem ter ajudado e é preciso registrar que a torcida de Frederico Westphalen compareceu em bom número.


Fotos:  Lucas Uebel (Grêmio.net)  e Guilherme Testa (Guilherme Testa)
 
Grêmio Grêmio 3X0 União Frederiquense  União Frederiquense

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Araújo, Fellipe Bastos, Lincoln (Matías Rodriguez, 30'/2º) e Luan (Balbino, 41'/2º); Marcelo Moreno (Everton, 21' /2º) e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

UNIÃO FREDERIQUENSE: Nícolas; Régis, Marcelão, Fred e Ronaldinho Gramadense; Jonas, Jovany, Adilson (Geovani, 23'/1º) e Jefferson (Willian, 7'/1º); Paulinho Macaíba e Josiel (Ricardinho, 16'/2º)
Técnico: Rodrigo Bandeira

1ª Rodada - 1ª Fase - Campeonato Gaúcho 2015
Data: 31/01/2015 (sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 19.873 (18.568 pagantes)
Renda: R$ 494.588,04
Árbitro: Daniel Nobre Bins
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor e Jorge Eduardo Bernardi
Cartões amarelos:  Luan (GRE), Araújo (GRE). 
Cartões vermelhos: Araúj, aos 34 minutos do 2º tempo
Gols: Barcos (de pênalti) aos 16 minutos e Barcos aos 20 minutos do primeiro tempo; Everton aos 40 minutos do segundo tempo.