quarta-feira, setembro 17, 2008

Contratos Puma e Banrisul

Faz muito tempo que eu esperava ler algo nesse sentido. Se vai mudar ou não, aí já é outra história:



"Grêmio quer bater rivais em patrocínio

Patrocinado pelo Banrisul desde 2001, o Grêmio inveja os valores de patrocínio de seus rivais, e pode criar um problema para o banco no próximo ano. De olho em um substancial aumento, o clube do Olímpico pretende inflacionar o mercado no Rio Grande do Sul com um novo contrato de um valor até quatro vezes maior que o do último compromisso.

A idéia do Grêmio é acompanhar o crescimento do mercado esportivo. Enquanto clubes do eixo Rio-São Paulo chegam a ganhar R$ 16,5 milhões por temporada (valor do contrato entre Corinthians e Medial Saúde), os dois rivais de Porto Alegre ganham pouco mais de R$ 3 milhões cada, mesmo com resultados tão ou até mais expressivos.

"Há alguns anos Grêmio e Inter deviam para o Banrisul, que fez um contrato que abatia um valor da dívida. Naquela situação de dificuldade o acerto foi bom, mas hoje eles têm publicidade em todo o estádio, conta-corrente de todos funcionários. No fim eles até saem no lucro com a gente", disse César Pacheco, vice-presidente de marketing do Grêmio.

A insatisfação não é só tricolor. De acordo com o dirigente, Vitorio Píffero, presidente do Inter, já foi pleitear um aumento com o Banrisul, mas recebeu mais que um não como resposta. Além de negar o aumento do apoio, a entidade financeira ainda teria tripudiado com o fato de ser uma boa administradora, patrocinando os dois principais clubes do estado com apenas R$ 7 milhões anuais.

A preocupação com valores, inclusive, não fica restrita à estampa principal da camisa.. Apesar de se dizer muito satisfeito com os serviços prestados pela Puma, o Grêmio ouve com atenção propostas como a da Olympikus. O baixo valor da multa rescisória pode atrair rivais da marca alemã.

Na próxima quarta-feira, membros do clube gaúcho se reunirão com dirigentes da Puma para discutir, oficialmente, uma aproximação entre setores estratégicos das duas partes. Há a possibilidade, no entanto, de um aumento em valores do contrato, que vai até 2010, ser negociado." (Máquina do Esporte, 26/08/2008)



Em ‘descrédito’, rivais gaúchos miram remodelar acordo com patrocinador

Parceiro de Grêmio e Inter, Banrisul estaria até ‘lucrando’ com o clube, na visão de cartola gremista

Atual líder do Campeonato Brasileiro e vice-campeão da edição de 2007 da Copa Libertadores da América, o Grêmio quer ser mais reconhecido em termos de valores de sua marca. O clube gaúcho busca um aumento substancial no seu contrato publicitário com o Banrisul, parceiro desde 2001.

O mercado local ficaria inflacionado com a proposta tricolor de um novo contrato por um valor até quatro vezes maior que o do último compromisso. A idéia do Grêmio é acompanhar o crescimento do mercado esportivo nacional e se equiparar às grandes forças do eixo Rio-São Paulo.

No Sudeste, o Corinthians, por exemplo, chega a faturar R$ 16,5 milhões por temporada com a Medial Saúde. Além do Grêmio, o rival Internacional recebe pouco mais de R$ 3 milhões.
“Há alguns anos, Grêmio e Inter deviam para o Banrisul, que fez um contrato que abatia um valor da dívida. Naquela situação de dificuldade o acerto foi bom, mas hoje eles têm publicidade em todo o estádio, conta-corrente de todos funcionários. No fim eles até saem no lucro com a gente”, avalia César Pacheco, vice-presidente de marketing do Grêmio.

Quem também demonstra insatisfação e até chegou a reivindicar um acréscimo de valor no contrato com o banco regional é Vitorio Píffero, presidente do Inter. Entretanto, além de uma resposta negativa, teria recebido o argumento de que a entidade financeira é uma boa administradora, patrocinando as duas principais agremiações do Estado com apenas R$ 7 milhões anuais. (
Cidade do Futebol)

8 comentários:

  1. Anônimo4:39 PM

    Ótimo post. Ouvi dizer que a Nike e Adidas também estão interessadas em patrocinar o Grêmio.

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  2. Anônimo10:09 AM

    Interessantíssimo teres trazido este assunto à discussão, André. Creio que, neste momento, além do baixo valor do patrocínio, ter o Banrisul na camiseta é até "propaganda negativa", já que o banco está envolvido até o pescoço em questões sinistras.

    Penso também que esse negócio de ter que patrocinar os dois times pra não "queimar o filme" com a outra torcida é uma baita babaquice, fruto da mentalidade provinciana de boa parte de ambas as torcidas. Duvido que um corintiano vai deixar de comprar uma TV da LG só porque esta patrocina o São Paulo, ou algo do gênero.

    Está na hora de colher os frutos da boa administração e dos resultados satisfatórios dentro de campo. Isso pode ajudar a blindar o Grêmio e fazer com que não decaiamos nunca mais.

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  3. Anônimo10:27 AM

    Gustavo, dá uma olhada nisso:

    http://momentodofutebol.blogspot.com/2008/09/patrocnio-de-um-clube-de-futebol-rival.html

    "Pesquisa da TNS Sport aponta que mais de 95% dos fãs de futebol não deixariam de comprar algum produto ou serviço por ele ser patrocinador de um clube rival.

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  4. Anônimo10:33 AM

    Por outro lado, me lembro de dois causos, que não sei se são verdadeiros.

    1) Tramontina teria sido procurada pelo inter para patrocinio. A condição imposta pelo seu Clovis foi a de patrocinar o Grêmio também.

    2) Na época do Palmeiras/Parmalat, tonhão é hostilizado pela torcida da Portuguesa no canindé. Na saída do jogo, troca de camisa com um adversário, joga a camisa da lusa no chão, cospe e pisa em cima. Como consequência disto, os portugueses donos de padarias e mercadinhos em são paulo suspendem a compra de produtos da Parmalat.

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  5. Anônimo11:22 AM

    Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008
    José Aldo, QUE FEIO!!!
    Em comentário na Rádio Gaúcha, ontem à noite, o múltiplo reserva José Aldo Pinheiro criticou os atuais candidatos à presidência do Grêmio dizendo que "quando Paulo Odone assumiu ninguém queria pegar. Que todos fugiram da raia".
    José Aldo, se você não tem informações próprias, deveria ler mais a coluna de Hiltor Mombach, do Correio do Povo. Há poucos dias, Hiltor publicou matéria sobre aquela eleição.
    Havia, na ocasião, três, sim, TRÊS CANDIDATOS, o próprio Paulo Odone, Adalberto Preis e Antônio Vicente Martins.
    Três candidatos à presidência somando, no total das chapas, VINTE E UM (21) candidatos.
    Adalberto venceu a eleição no Conselho Deliberativo fazendo mais do que a soma dos outros dois. Depois, Paulo Odone ganhou a eleição de Adalberto Preis no segundo turno no qual votaram os sócios.

    ENTÃO, COMO É QUE NINGUÉM QUERIA PEGAR? QUEM FUGIU DA RAIA?

    José Aldo não é conselheiro. Nem consta ser sócio do Grêmio. Faz parte do grupo dos "isentos". Na verdade, consta ser simpatizante dos moranguinhos.

    Mais: entre outros, integravam a chapa de Adalberto Preis o atual Diretor de Futebol ANDRÉ KRIGER e, também, o atual candidato à presidência DUDA KROEFF.

    Então, já, na ocasião, André Kriger estava disposto a assumir (assumiu agora em meio a tempestades e furacões e terremotos).

    E também DUDA KROEFF concorreu para assumir.

    Um pouquinho só de responsabilidade profissional faria bem José Aldo!

    CORNETÃO PRA VOCÊ!
    CORNETÃO, TAMBÉM, PARA TODOS OS MAL-INFORMADOS (?) QUE REPETEM, À EXAUSTÃO, A DESINFORMAÇÃO DE JOSÉ ALDO!
    Postado por CORNETA PRÓ GRÊMIO às 12:18 2 comentários

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  6. Anônimo12:19 PM

    Também, o que esperar de um cara cujo nome verdadeiro é José ODORALDO Pinheiro. Falo sério.

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  7. Anônimo9:13 AM

    André, legal a reportagem que tu colocou aí em cima. Bom, isso comprova com números o que eu já desconfiava.

    Esse lance da Tramontina eu posso falar com propriedade. O Sr. Clóvis é colorado e, se dependesse só dele, patrocinaria apenas o Inter. Mas o marketing da empresa decidiu não "criar caso" e patrocinar os dois clubes.

    Este ano o Inter pediu um aumento substancial pra renovar o contrato com a empresa. O Grêmio já tinha aceito a renovação, num valor semelhante ao de 2007. Daí eles tiveram que forçar o Inter a baixar o valor, sob o risco de não patrocinar nenhum dos dois times.

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  8. José Aldo Pinheiro é o radialista mais chato de todos. Insuportável.

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