![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPIqgrs9uZdTLCx4mXuO1FVmWE4qlmwerGJj4P8eK7fTNrR5DTAYsf-MVd9sL5sJpVmpgy0uUIKEQiRqQi0qdQV4c0hyphenhyphenoStV-eEaewKFNnG7cRmWBh5GoPrY2ggxIkpBSb3JC0/s280/1997+camisas.jpg)
Muitos gremistas se lembram disso, da notícia que a camisa do tricolor foi a mais vendida no ano de 1996. 410 mil peças vendidas. Não faço idéia de quem tenha vendido mais camisas no mundo em 2006, mas o número deve ser bem superior a esse.
O desempenho do time em campo certamente impulsionou as vendas, mas nao podemos ignorar que a camisa era muito bonita. Isso deveria entrar na cabeça dos designers da Puma. Uma camisa bonita vende mais.
"Clube vendeu cerca de um milhão de camisetas neste ano e tem 204 produtos licenciados com sua marcaGrêmio triunfa na guerra comercial
LÉO GERCHMANN
free-lance da Agência Folha, em Porto Alegre
Inspirado no Barcelona, da Espanha, o Grêmio incrementou há um ano e meio a venda de produtos com a sua marca e chegou a vender, só neste ano, um milhão de camisetas oficiais.
O clube gaúcho cadastra, por semana, três empresas interessadas em fabricar produtos explorando o nome do Grêmio. O número é muito maior que o da Portuguesa, seu adversário na final do Brasileiro-96 (leia texto abaixo).
Depois de conhecer o trabalho do Barcelona, o vice-presidente de marketing do Grêmio, Wesley Cardia, visitou o Arsenal (Inglaterra) e a Inter de Milão (Itália).
''Sem exagero nenhum, estamos no mesmo nível que eles têm hoje'', afirmou ele.
O presidente do Grêmio, Fábio Koff, disse que o clube não é uma empresa, mas é administrado nos mesmos moldes. O Grêmio tem diretores de marketing, finanças e comercial que ganham entre R$ 5.000 e R$ 6.000, numa estrutura totalmente profissionalizada.
Loja
A loja Grêmio-Mania, cuja matriz fica no estádio Olímpico de Porto Alegre, fatura R$ 400 mil líquidos por mês, devendo abrir filiais em outras cidades do interior.
Em domingo de jogo no Olímpico, a loja chega a faturar R$ 30 mil. Uma camiseta oficial do time é vendida por R$ 50,00.
No total, o marketing do clube tem uma receita de R$ 600 mil líquidos mensais. O time gaúcho fatura R$ 200 mil por mês em royalties, fora os produtos esportivos produzidos pela marca Pênalti.
Ao todo, o Grêmio tem 204 produtos licenciados. Um deles é o chocolate com o nome do time, produzido pela Neugebauer, quarta maior empresa do ramo no país.
Há também bicicletas, calcinhas, cuecas, erva para chimarrão, vinhos, champanhe, balas azedinhas, pirulitos e vinhos.
Desenho tirado de Minhas Camisas
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_XD7k28eHoMgA0rapVpZMYX1O1P-P3TwqIthD7KKQ8RDnH_qg0xj6yCdpVnaG_rGi8P02M3u0lscRIqpTCOV4plUYyUkf484Gj5710Lkp_zPDvjwi5P3a-4-euwRPV4qcUFPl/s400/gremio_1995.png)
Desenho tirado de FootBall Styling
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMXI9NIjZDuH0eKEsU4IhcJYXrzLF-Hulj-4mhaH92xDYAm5LHvklGPqXYBSBM9e-9o_Txf1yDtohEWchqpVgVA7KSGN84_D1dXTFI3dTjD1DWX_5Qgz6aqk2c87cRptzCj38x/s400/+RS_Gremio_1996_c.gif)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJá cansei de tentar mobilizar os torcedores nos meios que frequento para um movimento de expurgação da Puma do Estádio Olímpico, sem sucesso. Agora é esperar o final do contrato e torcer para que não se renove. De mim, a Puma não contabiliza nem uma meia a mais. E não venham me dizer que não estou contribuindo com o clube não comprando artigos ridículos por preços exagerados, existem muito mais maneiras de contribuir com o Grêmio, e todas que estão ao meu alcance e não brincam com minha inteligência, eu faço.
ResponderExcluirRealmente a Puma só fez a de 2005 bonita,tomara que não renove e venha uma empresa que nos dê de volta a nossa linda e tradicional tricolor não importando se vai ser igual a de 95 ou 83 só o que importa é voltar a ser a camisa mais bonita dos clubes de futebol do mundo.
ResponderExcluirEu acho que a Puma fez 3 camisetas de jogo muito bonitas, a de 2005, que eu tenho o orgulho de ter comprado, e as duas da libertadores de 2009 (tricolor e branca). Fora isso, foram todas feias e motivadas pelas contestaçõs dos patrocinadores, pedindo mais destaque para suas marcas.
ResponderExcluir