sábado, dezembro 06, 2008

Caso Tardelli

Fato
A CBF recebeu neste sábado pela manhã uma denúncia de que estava sendo planejada uma tentativa de manipulação do resultado da partida São Paulo x Goiás deste domingo, 7 de dezembro, no Estádio Bezerrão, decisiva do Campeonato Brasileiro de 2008.

Em conseqüência, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, determinou ao presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa, que tomasse as providências cabíveis, entre elas a de realizar um novo sorteio para a partida em questão.

(TRIO SORTEADO)
ÁRBITRO: JAILSON MACEDO FREITAS/BA (ASP-FIFA)
ASSISTENTE 1: ALESSANDRO ROCHA MATOS/BA (FIFA)
ASSISTENTE 2: MILTON OTAVIANO DOS SANTOS/RN (FIFA)" (CBF - 06/dezembro/2008)

Razões - "Boato" nº1
" Segundo informações da TV Bandeirantes, ingressos para o show da Madonna, que se apresenta no Morumbi nos próximos dias 18, 20 e 21 de dezembro, teriam motivado a mudança na escala da arbitragem do jogo deste domingo entre Goiás e São Paulo, que irá decidir o campeão Brasileiro.

De acordo com a rede de TV, na última sexta-feira, a secretária do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, ligou para a secretária do presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, para confirmar nomes de dirigentes da entidade para entregar envelopes que conteriam ingressos para o show da cantora. Entre os nomes citados pela secretária estava o do árbitro Wagner Tardelli. Aparentemente, a secretária do mandatário são-paulino não sabia que Tardelli era árbitro e o confundiu com um dirigente.

Ao saber da história, o presidente da FPF teria então procurado uma autoridade para saber o que fazer neste caso e foi orientado a avisar a CBF. Neste sábado, a entidade soltou nota oficial comunicando a alteração do árbitro da partida entre Goiás x São Paulo alegando ter recebido denúncia de tentativa de manipulação de resultado. Na nota da CBF não há qualquer menção sobre o 'episódio Madonna" (Lance - 6/12/08)

Razões - "Boato" nº 2
"De acordo com o próprio Tardelli, uma pessoa usou seu nome para oferecer a alteração do resultado da partida. Para evitar problemas e preservar a imagem do juiz, a entidade resolveu fazer um novo sorteio para decidir o árbitro do confronto.

"O Ministério Público comunicou que a pessoa estava usando meu nome para oferecer benefícios. Não tem envelope nenhum e eu não denunciei nada, foi uma pessoa que usou meu nome indevidamente", disse Tardelli ao canal Sportv, descartando a versão de que recebera um envelope com dinheiro" (UOL - 6/12/08)

Enfim, qual o motivo do afastamento?

Por que, quando ainda nem se sabia qual seria o suposto subornador, já tinha gente se antecipando e defendendo o São Paulo?

E a pressão que estão fazendo sobre este "novo" árbitro? por que só se fala da arbitragem dele em Grêmio e Figueirense? Como ele apitará amanhã? Pelo bem ou pelo mal, não estará condicionado?

No meu modo de ver só existe uma medida possível: O adiamento da rodada (ou dos dois jogos pelo título)

Porque se deixar a investigação para depois, nada será feito.

Aquela velha história de "Bicho no bolso, faixa no peito, taça no armário”.

Nenhum comentário: