Está difícil entender o que acontece com o futebol gremista. Estamos na metade do ano e o time do Grêmio não encontra um padrão de jogo. Luxemburgo disse recentemente que iria estabelecer um rodízio entre os meio campistas, mas pra esse partida ele optou por colocar mais um atacante na equipe. Não dá pra saber ao certo qual era a intenção, mas o certo é que não funcionou (os próprios jogadores reconhecem isso).
Durante todo o primeiro tempo o Grêmio tinha dificuldade para sair jogando, se percebia um claro buraco entre a defesa e o ataque. Com desvantagem no meio campo, cabia aos zagueiros a criação, e aí só restava a ligação direta. Aos poucos o São Paulo, que jogava de forma compacta, foi adiantando a sua marcação e encurralou o Grêmio no seu campo. As melhores chances foram São Paulinas. Aos 13, Luis Fabiano fez grande jogada e obrigou Dida a fazer uma difícil defesa. Mas aos 41 o arqueiro gremista não pode evitar que a conclusão rápida do avante adversário encontrasse o caminho das redes
O Grêmio voltou ao 4-4-2 no intervalo, e cresceu na partida. Apesar de algum nervosismo o time passou a dominar as ações, se aproximando do gol defendido por Rogério Ceni. Elano era o principal fator de mudança no jogo gremista, e com ele o Grêmio criou várias oportunidades, colocando bola na trave, tendo um pênalti não marcado e chegando ao empate, num escanteio que Kleber completou para dentro do gol. Mas aí a partida se aproximava do fim e Grêmio acabou pagando um preço por ter esperado 45 minutos para entrar no jogo.
Grêmio chega a essa parada na 7ª posição, mas me parece que é muito cedo para prestar atenção na tabela. O time está a três pontos da liderança e a três pontos da zona de rebaixamento. Acho que o mais certo é prestar atenção no aproveitamento, e até aqui o do Grêmio não é muito bom (especialmente se levarmos em conta que o Grêmio fez três partidas em casa). Contudo já tivemos campeões com um aproveitamento inferior nessas 5 rodadas iniciais.
Como era de se imaginar, o novo uniforme ficou muito bonito no campo. Ainda quero ver o fardamento com a combinação usada contra o Hamburgo em Tóquio (calção branco e meia azul). Achei legal que tenha se usado a esplanada (que é subaproveitada) para mostrar a nova coleção, mas eu esperava que tudo já estaria a venda na loja.
A revista nas rampas segue sendo feita por segurança privada (havia um comentário de que o jogo anterior poderia ter sido um mero teste para a partida da seleção). Vi que começaram a instalar guarda-corpos em todas as fileiras do quarto anel. Espero que isso efetivamente aumente a segurança e não prejudique a circulação dos torcedores.
A Arena segue sendo uma novidade interessante para muitos. No dia 12 se viam várias situações onde um torcedor levou a sua namorada pela primeira vez no estádio. Acho legal isso, ajuda a desfazer algumas das lendas que são contadas sobre estádios de futebol.
Foto: Guilherme Testa (Trato) e Lucas Uebel (Grêmio.net)
Grêmio 1x1 São Paulo
GRÊMIO:
Dida, Pará, Werley, Bressan e Alex Telles (Ramiro - 25'/2ºT); Adriano
(Elano - intervalo), Souza e Zé Roberto; Welliton (Guilherme Biteco -
intervalo), Kleber e Barcos
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Juan; Wellington, Denilson e Ganso; Aloísio (Maicon - 29'/2ºT), Luis Fabiano e Osvaldo
Técnico: Ney Franco
05ª Rodada (jogo atrasado) - Campeonato Brasileiro 2013
Data: 12/6/2013, quarta-feira, 22h00min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre -RS
Público: 18.422 (15.926 pagantes)
Renda: R$ 580.550,00
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés-RJ e Luiz Antonio Muniz de Oliveira-RJ
Cartões amarelos: Wellington, Douglas, Aloísio, Juan, Luís Fabiano (SPO) Pará, Zé Roberto, Adriano, Guilherme Biteco (GRE)
Gols: Luís Fabiano, aos 41'/1ºT e Kleber aos 41'/2ºT
Um comentário:
Não ando gostando das atuações do Grêmio no início do campeonato. Justamente porque o time anda caindo de produção cada jogo mais...
Postar um comentário