No último sábado, dia 18 de janeiro, a RBS TV exibiu o 2º curta da série "Nem tudo é Gre-Nal". O tema desse episódio é "As cores da rivalidade" e pode ser visto no vídeo acima (ou neste link). Falei um pouco sobre primeiro Gre-Nal da história. Acho interessante acrescentar dois pequenos trechos que ajudam a ilustrar como se desenrolou o jogo dos 10x0.
Relato do Correio do Povo de 20 de julho de 1909 sobre o jogo:
"Às 3.25 pelo respectivo referee, sr. Waldermar Bromberg, foi dado signal de kick-off, cabendo este ao center forward Booth, do team azul. Nos primeiros minutos, o jogo esteve indeciso, pois o team azul, que era constituído de excelentes elementos, pretendia conhecer a força do seu rival. Pelo primeiro lance, verificou-se que a linha de forward do Grêmio F.B. era bem combinada e com bizarria atacava seus adversários, sendo rechaçados, por várias vezes, pelo half-backs do team incarnado..."
Depoimento dado em 1971, por Álvaro Brochado, atleta do Grêmio, sobre aquele primeiro clássico:
"Feito o sorteio, coube ao Internacional a escolha do goal que ocupou fronteiro à sociedade Atiradores. O jôgo ficou logo para os jogadores do Grêmio, que mantiveram a bola sempre no campo adversário, sendo notório que duas únicas vêzes os atacantes do Internacional chutassem contra o goal do Grêmio"(Revista Grandes Clubes Brasileiros - Grêmio - nº 7 - 1971)
Nenhum comentário:
Postar um comentário