quarta-feira, fevereiro 12, 2014

1949 - Nacional 1x3 Grêmio


O Grêmio começa sua 15ª participação em Libertadores contra o Nacional, um velho conhecido de outros confrontos, de outras edições da Libertadores, de torneios de início de temporada e da inauguração do Olímpico.

O primeiro jogo entre o tricolor gaúcho e tricolor uruguaio aconteceu em 1949, numa partida que fazia parte das comemorações dos 50 anos do "Bolso" e o convite ao Grêmio foi creditado ao cônsul do Grêmio em Montevidéu, Julian Bertola.

Contando com figuras como DETEFON e GEADA no seu ataque, o Grêmio superou o adversário que tinha alguns jogadores que viram a ser campeões do mundo em 1950 (inclusive Tejera e Gambetta, titulares no Maracanazo), construindo o placar de 3x1, no que foi a sua primeira vitória no exterior, diante de um público de cerca de 35 mil torcedores.



Esse jogo faz parte também de um episódio histórico do jornalismo gaúcho. Foi a primeira transmissão esportiva internacional das rádios do estado, feita por Cândido Norberto (Foto acima), na Rádio Gaúcha.




E as fotos da partida ajudam a elucidar a questão daquela peça usada pelo clube no ano de 1949. Ao que tudo indica se trata mesmo de um blusão, uma vez que os jogadores o utilizaram antes da partida e vestiram a tradicional camisa tricolor com a bola rolando.


 Detefon em ação


 Teotônio disputa a bola cruzada na área

Fontes: Revista Super Grêmio nº 1, Revista Grêmio 70 nº4, campeoesdofutebol.com.br, Rádio no Rio Grande do Sul: anos 20, 30 e 40 de Luiz Artur Ferraretto, Juliosteffen9.com e Grêmio.net

Nacional 1x3 Grêmio

GRÊMIO:  Sérgio; Clarel e Joni; Hugo (Danton), Adams e Alegretti (Aurélio); Teotônio, Hermes, Geada, Álvaro e Detefon
Técnico: Otto Pedro Bumbel

NACIONAL: Aníbal Paz; Raul Pini e Tejera; Gambetta, Rodolfo Pini e Cruz; Castro, Walter Gómez, Atilio Garcia, J.Garcia e Orlandi

Data: 14 de maio de 1949
Local: Estádio Centenario em Montevidéu, Uruguai
Gols: Castro, a 1 minuto e 15 segundos do 1º tempo e Teotônio, aos 18 minutos do 1º tempo; Geada (de pênalti) aos 23/2º tempo e Alegretti, aos 42 minutos do segundo tempo

Nenhum comentário: