quarta-feira, abril 09, 2008

Mosqueteiro Gordo

Quando fiz o post sobre o mosqueteiro uma dúvida ficou no ar. Por que o Mosqueteiro era inicialmente gordo. Acho que encontrei uma resposta:


Segundo agenda do Grêmio, elaborada pro Claudio Dienstmann, o dirigente Franscico Maineri serviu de inspiração para o mascote.


No livro "Futebol e identidade social -Uma leitura antropológica das rivalidades entre torcedores e clubes", Arlei Sander Damo conta a história da torcida criada por Salin Nigri, que acabou sendo efetivado pelo Grêmio como chefe dos torcedores. Com medo da juventude de Salin, a direção do Clube, através de Armando Ciaglia, diretor do quadro social, colocou Franscico Maineri como supervisor de Salim, conforme ele mesmo conta:

"Um cara que tinha uns quarentas anos, gordo, barrigudo [...] e eu logo vi que a intenção dele - Ciaglia - era por cara esse me controlar, me cortar alguma bobagem que eu quisesse fazer. Aí eu comecei a fazer faixa no campo, papel picado, soltar foguete..."


Nenhum comentário: