quarta-feira, março 06, 2013

Libertadores - Grêmio 4x1 Caracas


Depois das decisões contra a LDU, da surpresa contra o Huachipato e da encruzilhada contra o Fluminense, o Grêmio finalmente teve um jogo mais tranquilo na Libertadores. Uma partida que a boa exibição coletiva de equipe tornou mais tranquila. 

Repetindo o seu onze ideal, o tricolor começou o jogo ligado,  impondo um ritmo forte e tentando colocar velocidade nas ações. As sabidas dificuldades que o Grêmio tem contra retrancas não foram vistas dessa vez, uma vez que logo aos 16 minutos Werley acreditou na falha do goleiro Baroja e roubou a bola para Barcos, que só empurrou para o gol vazio. A partir daí o Grêmio fez o que sabe fazer melhor: atuar com bola no chão, fazendo o jogo fluir por todo o campo. O Caracas não conseguia reagir e chegou a entrar na roda em momentos que os atletas gremista tentaram jogadas mais técnicas. Aos 37 foi anotado o 2x0 num escanteio, na já conhecida cabeçada de Werley no primeiro pau.

O Grêmio seguiu rodando a bola no início do segundo tempo. Um exemplo claro disso foi o gol de Zé Roberto, logo aos 6 minutos, após uma bela combinação ofensiva (Barcos é quem dá a assistência). O 3x0 gerou um relaxamento natural e o Caracas diminuiu numa bola alçada na área. O Grêmio voltou ao ataque e passou a explorar a velocidade de Vargas, que atuava aberto pela ponta esquerda. Em duas ocasiões o goleiro Baroja se escapou. Mas na terceira descida, Vargas buscou Pará no lado oposto. O camisa 2 gremista fez boa jogada, servindo Zé Roberto, que marcou o 4x1 final.


A atuação foi realmente empolgante, ainda que o adversário possa ser considerado fraco. As combinações de jogadas de ataque com Barcos de pivô tornam o Grêmio um time muito perigoso. Mas como o próprio Pirata reconheceu, ainda "falta muito". Achei que por vezes os laterais demoraram a recompor a linha defensiva. deixando os zagueiros expostos. Talvez por isso o Cris tenha cometido algumas faltas desnecessárias. Acho que outra tarefa para Luxemburgo é encontrar uma maneira de fazer com que Elano atue os 90 minutos com a mesma intensidade.

Impressionante a facilidade que o Zé Roberto tem para jogar futebol. Aquele lance que ele trouxe uma bola que estava no alto para o chão com o pé foi sensacional.

A coisa está melhorando, mas acho que a intimidadora acústica da Arena ainda não foi usada em todo o seu potencial. O público de ontem foi razoável (um pouco acima da média histórica do Grêmio como mandante na Arena). O que eu acho estranho é que nessa semana só restavam os ingressos de cadeiras gold a venda, e no jogo se via espaços vazios em todos setores. Penso que seria bom para todos a implementação de um sistema de confirmações de presenças e ausências.

Muito legal ouvir Scorpions no som ambiente no intervalo. Uma media que poderia ser mantida, nem que fosse pela superstição.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net),  Tiago Baldasso (tiagobaldasso.wordpress.com), Guilherme Testa (Chute10) e Jefferson Bernardes (UOL e Zero Hora)

Grêmio Grêmio 4x1 Caracas Caracas


GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano (Marco Antônio - 38'/2ºT) e Zé Roberto; Vargas (Welliton - 37'/2ºT)e Barcos.  
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CARACAS: Baroja; Francisco Carabalí, Sánchez, Edwin Peraza e Quijada; Jiménez, Peña (Cabezas - 21'/2ºT), Juan Guerra, Otero e Meza (Rino - 5'/2ºT); Cure (Farías - 31'/2ºT).  
Técnico: Ceferino Bencomo.

3ª Rodada - Fase de Grupos -
Data/: 5/03/2013, Terça-feira,  21h30min
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre -RS
Público: 32.531 (30.307 pagantes) 
Renda: R$ 1.336.941,00
Árbitro: Antonio Arias (PAR)
Auxiliares: Rodney Aquino (PAR) e Carlos Cáceres (PAR)
Cartões Amarelos: Cris (GRE); Otero, Sánchez e Guerra (CAR)
Gols: Barcos, aos 16min, e Werley, aos 37min do primeiro tempo; Zé Roberto, aos 6min e aos 27min, e Andres Sánchez, aos 14min do segundo tempo.

4 comentários:

Marlon disse...

André, como fã do Scorpions e gremista de Curitiba eu gostaria de saber que musicas ou que musica foi tocada na Arena. Abraço

André Kruse disse...

"Rock you like a hurricane"

yuri disse...

O Conselho podia solicitar informações sobre os motivos disso: "O que eu acho estranho é que nessa semana só restavam os ingressos de cadeiras gold a venda, e no jogo se via espaços vazios em todos setores."

André Kruse disse...

Bom, esse é um dos assuntos que eu pretendo questionar/sugerir na reunião do conselho que foi prometida para discutir a questão da Arena:

http://www.gremioindependente.com.br/noticia/Movimento-Gremio-Independente-quer-debate-da-relacao-Gremio-e-OAS-no-Conselho-Deliberativo/

http://www.gremioindependente.com.br/noticia/Conselho-Deliberativo-confirma-reuniao-com-MGI-para-debater-contratos-entre-Gremio-e-OAS/