Foi uma péssima estreia. Uma das piores atuações do tricolor sob o comando do Roger. Desde o início do jogo o Grêmio se mostrou inexplicavelmente apático, permitindo que o Toluca ficasse com posse de bola e oferecesse perigo com um grande número de cruzamentos na área. Por sorte os mandantes não converteram esse domínio inicial em gols e o Grêmio pode reagir ainda no primeiro tempo, criando algumas jogadas no campo de ataque, tendo arremates e perdendo um grande oportunidade na bola que Everton chutou próximo a trave.
Aos 35 minutos, Velasco foi expulso ao agredir Douglas. Era de se imaginar que o Grêmio cresceria no segundo tempo com esse cenário favorável. Mas não foi isso que aconteceu. Logo aos 40 segundo s da segunda etapa Triverio saltou sozinho, mesmo sendo acompanhado de perto pelos defensores gremista, e marcou o 1x0. O Grêmio não conseguiu reagir. Não criou nenhuma situação concreta e praticamente não adentrou mais na área do adversário. O time atuava de maneira tão desorganizada que ficava fácil esquecer que o Toluca jogava com 10. Pra piorar, aos 31, Triverio cavou pênalti ao diminuir passada quando Geromel chegava por trás. O juiz marcou o avante argentino converteu, estabelecendo o 2x0 final.
Douglas foi o nosso jogador com maior disposição e intensidade no jogo. O que diz muito sobre a atuação tricolor.
O Grêmio anda com muita dificuldade para retomar a bola. São raros os desarmes. Os adversários costumam chegar perto da nossa área em quase toda as suas jogadas. Isso já tinha trazido grande problemas contra o São José e se repetiu ontem.
Achei bem preocupante a declaração do Edinho afirmando que "volante não cobre lateral no esquema do Roger. Ora o Maicon sai na diagonal, ora saio eu. Geralmente é o zagueiro quem cobre, e o volante entra no lugar do zagueiro". Não é a toa que a defesa tem sido pega fora de lugar nos cruzamentos. Os zagueiros parecem estar desprotegidos.
O gamecast da ESPN deixa bem claro que o Grêmio só foi ter um jogador de frente aberto pelas pontas após a entrada de Fernandinho.
Eu gosto muito do trabalho e dos conceitos do Roger. Mas como qualquer técnico, ele comete os seus erros. Não dá pra entender como que o Pedro Rocha, que foi titular em boa parte de 2015 acabou sobrando do banco, ficando atrás de vários outros jogadores de contribuição muito inferior. Esse é o tipo de injustiça que poderia ser evitada através da supervisão de um diretor diligente. Mas quem deveria fazer esse papel está mais preocupado em usar a sua "jaqueta da sorte".
O tropeço foi feio, mas felizmente aconteceu cedo, tendo o Grêmio tempo e condições para reverter a situação. Mas me preocupa o clima vivido pelo clube. Entendo que o presidente queira fazer uma manifestação tranquilizadora, mas acho que passa do ponto quando diz que "não há motivo para se assustar". Ainda mais grave é a censura que alguns tentam impor, com o discurso de que os questionamentos e contestações são "absolutamente dispensáveis e completamente inúteis". Acho que esse caminho de tentar impedir/ignorar as críticas é bastante perigoso.
Fotos: TolucaFC.com e Eduardo Moura (Globo Esporte)
Toluca 2x0 Grêmio
TOLUCA: Talavera; Flores, Paulo da Silva, Jordan Silva e Rodríguez; Rios, Velasco, Arellano (Cueva, intervalo) e Ortiz; Esquivel e Triverio (Saucedo, 42/2ºT).
Técnico: José Cardozo
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Fernandinho, 16'/2ºT) e Douglas (Lincoln, 32'/2ºT); Everton e Luan (Henrique Almeida, 22'/2ºT).
Técnico: Roger MachadoLibertadores 2016 - Grupo 6 - 1ª Rodada
Data: 17/2/2016, quinta-feira, 0h15min
Local: Estádio Nemesio Diez, em Toluca-MEX
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Auxiliares: Javier Bustillos e Juan Montaño (BOL)
Cartões amarelos: Ortiz (TOL) Douglas, Wallace Oliveira e Maicon (GRE)
Cartões vermelhos: Velasco aos 35 do 1ºT
Gols: Triverio, aos 40 segundos do 2ºT e Triverio (de pênalt) aos 31 minutos do 2º tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário