terça-feira, novembro 28, 2006

Mais uma pesquisa

Pesquisa da Datafolha
- No Brasil: Grêmio (4%) x Inter (3%)
- No Sul: Grêmio ( 21%) x Inter (19%)


Ainda que sejam favoraveis ao gremio, gostaria dizer que não gosto muito dessas pesquisas. Acho que entrevistar menos de 10.000 pessoas em 10 dias é muito pouco pra sair fazendo analise sobre comportamento de torcedor.

Creio eu que é muito mais válido este comentário que "roubei" de um blog colorado:

"rafael severo disse...

Quanto à questão das torcidas, eu tenho uma posição polêmica para nós colorados. Eu percebo que a torcida do rival cresceu enormemente nos últimos 15 anos. É nítido isso aqui no estado. Cidades de colonização germânica são compostas por pelo menos 70% de torcedores gremistas. Fora os adolescentes que são esmagadoramente gremistas. Mas a notícia boa é que a tendência começa a se inverter entre as crianças, nas escolas. As próprias comemorações gremistas em Porto Alegre são bem mais barulhentas, nessas ocasiões parece que só existem gremistas na cidade. Já a festa da Libertadores nossa foi bem mais tímida, pelo menos eu achei... Até bem pouco tempo atrás, encontrar uma criança com a camiseta colorada era como procurar agulha no palheiro, hoje já é bem comum crianças e adolescentes com camisetas coloradas. É o efeito Libertadores... Precisaremos, acho, mais uns dez anos de domínio pra emparelhar as torcidas novamente. Eu lembro que em 1990 foi encomendada uma pesquisa pelo Correio do Povo, dividida por regiões, para apontar a maior torcida do estado e tinha dado Inter com 51% contra 49% pro rival. Engraçado é que 7 anos depois a RBS divulgou uma pesquisa Top Of Mind que tinha dado quase 70% pro rival e apenas 28% pro Colorado. Como pode ter virado tanto apenas 7 anos depois??? Tá certo que eles possam ter nos passaado nesse tempo, mas uma inversão desse tamanho eu só posso imputar à tendência azul da RBS..
."

Tirando a parte em que ele acusa a RBS de ser gremista, esse comentário diz bem mais do que a pesquisa da datafolha.

Nenhum comentário: