terça-feira, maio 12, 2009

Marketing

DVD do Mundial:
Zero Hora - 12 de dezembro de 2008
"O Grêmio aproveitou para lançar um filme sobre a vitória na prorrogação sobre o Hamburgo (Alemanha) depois do empate em 1 a 1 no tempo normal. Dirigido pelo cineasta Carlos Gerbase, o DVD deve estar finalizado nos próximos dias e vai mostrar lances decisivos do jogo em Tóquio e depoimentos dos principais personagens da maior conquista da história tricolor"


Pouco tempo depois ouvi uma entrevista do Carlos Gerbase no programa Cafézinho na rádio PopRock. Fiz o seguinte registor no blog (em 09 de janeiro de 2009):
"Depois disso ouvi uma entrevista de Gerbase que o filme seria lançado em março ou abril (ou seja, nunca)."

Site Oficial do Grêmio - 07 de abril de 2009
"Farão parte do Comitê de Marketing do Grêmio, os associados Alexandre Aguiar, Carlos Gerbase, Diego Ferrer, Fernando Di Primio, Gilmar Machado, Mauro Dorfmann e Richard Ducker"


Coluna no Ataque, de Diogo Olivier, em ZeroHora.com - 08/05/2009
"Lá se vão 25 anos e cinco meses desde que Renato Portaluppi petrificou os alemães do Hamburgo e entregou ao Grêmio o título Mundial de 1983. Eis aí um bom argumento para um longa metragem com 90 minutos de duração a ser exibido nas salas de cinema de todo o Rio Grande do Sul em breve.

Foi o que pensou a direção do clube quando teve a luminosa ideia de eternizar na telas a maior conquista da história gremista. Sim, por que é isto o que a sétima arte faz: revive, acrescenta, eterniza. O nome da obra condenada ao êxito está escolhido: 1983, o Ano Azul.

A escolha da comissão técnica, quer dizer, dos encarregados de tocar o projeto, se insere neste contexto. É um time premiado. Carlos Gerbase e Augusto Malmann serão os diretores.

Quando o filme será lançado? Não se sabe ainda.

Haverá, revelações bombásticas? Sim, haverá. O distanciamento histórico fez Renato Portaluppi, Valdir Espinosa e Mário Sérgio, entre outros personagens, destravarem a língua em seus depoimentos



Nova Camisa:
É estranho o período de lançamento dos uniformes feitos pela Puma
- Em 2005 os uniformes só foram lançados em março, em janeiro e fevereiro o Grêmio usou um uniforme genérico, sem marca.
- Em 2006 o Grêmio estreiou novo fardamento na primeira rodada do campeonato brasileiro, dia 16 de abril.
- Em 2007 os uniformes foram lançados no dia 22 de maio, sendo "inagurados" na 3ª rodada do campeonato brasileiro. (contudo houve um lançamento de camisas para libertadores em fevereiro)
- Em 2008 a coleção foi lançada no final de abril, antes da estréia no brasileirão.
- e em 2009:

"até a terceira rodada, a equipe deverá ganhar roupa nova. Fornecedora de material esportivo do clube, a Puma já apresentou a camiseta à direção. Terá um visual mais agressivo, dizem aqueles que já viram o uniforme, mantido em segredo de estado." (Zero Hora, 07 de maio de 2009)

Me assusta muito este tal de "visual mais agressivo". O que será isto. Tendo em vista o que a Puma fez para o Independiente e o que anda lançando em geral, a perspectiva não é nada boa.

4 comentários:

Vicente Fonseca disse...

Essa de "visual agressivo" sempre me dá medo. Pra mim, uniformes do Grêmio podiam ser sempre os mais PLASTAS e inofensivos possível, respeitando as tradições do clube.

Lourenço disse...

Gavilan no Independiente!?

Gustavo disse...

Caras, estou temendo aquele "V" que está nas camisetas Puma do Independiente e dos outros times da Europa (Feyenoord, Zenit). Que troço mais ridículo.

Se o Grêmio já está querendo trocar de fornecedor no meio do ano, vale a pena lançar outra camiseta Puma? Não seria melhor usar a da Libertadores até que a nova fornecedora assumisse?

Márcio C. M. disse...

Espero que dessa vez tenhamos capacidade de mobilização caso aberrarem.