domingo, janeiro 31, 2010

Esquemas táticos, formações e etc

Sei que é esse é um tema que pode desagradar a alguns, mas inevitavelmente o esquema usado pelo time acaba sendo o centro da discussão envolvendo o Grêmio. Invariavelmente eu escrevo sobre isso nos posts dos jogos.

Contudo, é preciso reconhecer que por muitas vezes o debate se perde em números, palavras e conceitos e acaba virando enfadonho. Por isso, influenciados por blogs especializados no assunto (como o Preleção e Esquemas Táticos) e muito inspirado num antigo site do Peñarol (Manya.org onde sempre constava a formação usada na última partida), eu criei essa nova seção/coluna do Blog, que já pode ser vista no canto superior direito.

É preciso dizer que não se trata de uma representação fiel ou a verdade absoluta, e sim como eu vi a equipe postada em campo em determinado jogo, por vezes ver o jogo pela televisão dificulta essa análise. Ainda assim, tentei fazer os desenhos de todos os jogos da temporada até agora.

Para o Grenal de hoje Silas sinaliza com um "falso" 3-5-2, onde Ferdinando será ala/volante e Mário Fernandes será Stopper/lateral direito. Gosto da idéia, resta saber como funcionará. Mais tarde coloco o meu "olhar" sobre o esquema usado neste novo espaço do Blog.

4 comentários:

Társis Salvatore disse...

Acho que tu trata do assunto muito bem, sem muita frescura. Esquema tático ganha jogo sim, cansamos de ver isso na prática. Esse time do Grêmio no papel dá medo, né?

Não sei como está o rival, não acompanho a macacada, mas sei que eles tem um ótimo técnico e estão treinando há mais tempo, com poucas mudanças desde o ano passado, o que é uma larga vantagem.

Por outro lado, baseado nesse esquema atual, me agradaria ver o Mithyuê no lugar do Hugo ou Maylson. Tb não vai adiantar cornetar o Rafael Marques, pois é ele que temos e é com ele que vamos no miolo da zaga.

Dose pra macaco, é ir com Fábio Santos e Joilson nas laterais.

Enfim, ganhar exige mais do que técnica, demanda vontade e como a situação é adversa na teoria, a vontade de vencer desse time vai ser posta a prova como nunca.

Por outro lado, vou ser muito sincero e quero falar isso ANTES do jogo, não vejo uma derrota - para qualquer um dos lados - como algo terrível, que deva mudar muita coisa.

É início de temporada para ambos, os times estão se preparando visando campeonatos mais importantes, seria "normal" perder.
Não é desculpa antecipada, pois eu boto fé no Grêmio. Apenas vejo que muita gente supervaloriza o GREnada. Esse jogo no início de temporada, não muda quase nada e vale apenas 3 pontos. Quando for algum jogo decisivo, é outra história.

Ano passado o Grêmio perdeu GREnadas e ganhou exatamente o mais importante, o que ficou para a história :D

Abs!



Abs!

Eduardo disse...

Bom, ao menos o Fossati também fica um pouco mais perdido com essas variações do Gremio.

Pra mim o Inter leva vantagem por ter entrosamento do ano passado já.
Falaram do Gremio ter jogado mais esse ano mas esquecem desse detalhe da base do Inter ser mais antiga.

Não gosto dessa ideia de ficar arrumando jeito de por todas as contratações pra jogar. Ainda prefiro um Joilson da vida (que deus me perdoe) de lateral do que improvisar Leandro ou Souza.
Plantel tem muito meio campo, especialmente volantes. E ainda penso que temos muitos bons jogadores. Algo como jogadores nota 7.5, 8 no elenco mas nenhum cara realmente pra desequilibrar, exceto o Victor.
Não queria ter de volta aquela velha questao da "solução estar sempre no banco" a cada jogo.
Enfim, prefiro pensar que os erros até entao são pela falta de entrosamento mais do que qualquer outra coisa. Independente do que venha a acontecer hj no grenal.

Enfim, dá-le Gremio.

Anônimo disse...

não ser fresco, souza fora da zenha,pois é sabido que amanhã tera sol,como souza jogou?perderemos!

Anônimo disse...

não ser fresco, souza fora da zenha,pois é sabido que amanhã tera sol,como souza jogou?perderemos!