Eu tenho a impressão de que no futebol muitos discutem arbitragem, mas poucos consultam o livro de regras. Isso acaba gerando uma série de confusões e perpetuando diversos conceitos equivocados sobre como o jogo deve ser apitado.
Um exemplo: A tal previsão de quando um atleta comete uma falta e é o "último homem" o juiz deve obrigatoriamente expulsá-lo. Será que isso efetivamente existe? Vejamos o que diz um "especialista":
Um exemplo: A tal previsão de quando um atleta comete uma falta e é o "último homem" o juiz deve obrigatoriamente expulsá-lo. Será que isso efetivamente existe? Vejamos o que diz um "especialista":
"Não existe a expressão "último homem", embora consagrada no futebol. O que a Regra diz é chance clara e manifesta de gol. ______ passava pelo defensor e teria apenas o goleiro ____. isso caracteriza uma chance para marcar. Não é lance interpretativo. A expulsão era obrigatória."
Interessante. Será que conseguimos ilustrar essa explicação com algum vídeo?
Vamos tentar completar as lacunas do texto acima com os atletas envolvidos no lance do vídeo postado:
"Não existe a expressão "último homem", embora consagrada no futebol. O que a Regra diz é chance clara e manifesta de gol. MARCELO MORENO passava pelo defensor e teria apenas o goleiro MURIEL. isso caracteriza uma chance para marcar. Não é lance interpretativo. A expulsão era obrigatória."
Encaixou, não? Mas será que era esse o lance ao qual o "especialista" se referia?
O lance era sim de um grenal. Mas não esse e não de um clássico disputado nesse ano. Foi uma falta de Réver em Nilmar, no Grenal de Erechim em 2009, onde o "especialista" em questão considerou um erro capital do juiz o fato do defensor gremista não ter sido expulso:
"Não existe a expressão "último homem", embora consagrada no futebol. O que a Regra diz é chance clara e manifesta de gol. Nilmar passava pelo defensor e teria apenas o goleiro Victor. isso caracteriza uma chance para marcar. Não é lance interpretativo. A expulsão era obrigatória"
Mas será que os lances são tão diferentes assim? Porque o mesmo "especialista" classificou um lance de erro capital e sequer mencionou o outro nos seus comentários?
Enquanto essa respostas não chegam eu recomendo a leitura do livro de regras, especialmente a parte que trata da "opurtunidade clara de gol":
Infrações sancionáveis com expulsão:
impedir oportunidade clara de gol da equipe adversária, quando um jogador se movimenta em direção à meta adversária, mediante infração punível com tiro livre ou tiro penal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário