terça-feira, maio 15, 2007

Defensor

Acho que não conseguirei falar nada de novo sobre o Defensor. É uma equipe pequena, porém tradicional do Uruguai. Sua atual equipe joga num 3-5-2 (ou um 3-4-1-2) e tem como principais destaques os jogadores Cáceres, De Souza e Sorondo. Sorondo é o mais experiente e mais rodado, com passagem pela Inter de milão e a seleção uruguaia. Um zagueiro forte, foi inscrito a partir das oitavas-de-final da Libertadores. Diego de Souza é o "enganche" ou meio campo de ligação da equipe, responsável também por puxar os contra-ataques. Mas o principal destaque é outro zagueiro, o jovem Cáceres, que vem sendo muito elogiado por toda imprensa latina.



No início da libertadores o site Trivela definiu o Defensor da seguinte forma:

"A defesa é segura, e seu ataque sai rápido nos contra-ataques. No entanto, é uma equipe inexperiente, não tem um jogador que, tecnicamente, faça a diferença, tanto que tem falhado nos momentos decisivos do Campeonato Uruguaio."


Já a Zero Hora, a partir da semana passada trouxe uma série de informações baseadas nas informações recebidas pelos jogadores do Grêmio:

"Uma equipe jovem espera o Grêmio nas quartas-de-final da Libertadores. O Defensor apostou em jogadores formados nas suas categorias de base e buscou três uruguaios com passagens no Exterior para auxiliar a gurizada: o zagueiro Gonzalo Sorondo, 27, o volante Fadeuille, 33, e o centroavante Morales, 37. São eles que impedem média de idade próxima de time sub-23. Hoje, ela está em 25,4 anos. A média do Grêmio é de 28,3. "
"Sorondo, com passagens por Inter, de Milão, Crystal Palace e Charlton, é a estrela. Ele começou no Defensor, de onde saiu em 2001 para a Europa. Voltou há poucas semanas e estreou na Libertadores contra o Flamengo. Fadeuille rodou por times locais e pelo Chipre antes de retornar. Morales surgiu no River Plate uruguaio e jogou sete anos no México. "
"O técnico Jorge da Silva é ex-jogador e começou a carreira de técnico há três anos. Joga no 3-5-2. O principal jogador do time é o zagueiro Martin Cáceres, titular da seleção sub-20. Assim como Lucas vai atuar na Europa. Está vendido para o Villarreal."
"Eles são altos e fisicamente fortes, embora com menos qualidade técnica do que os brasileiros. Depois de marcarem um gol, se fecham e passam a jogar em contra-ataques, mesmo em casa - analisou Saja - Eles cresceram muito nas oitavas - atesta Saja.

"Diego Souza buscou, por conta própria, outros detalhes sobre os uruguaios. Telefonou para Juan e Leonardo Moura e descobriu que os atacantes do Defensor ganharam quase todas as disputas de bolas aéreas dos jogadores do Flamengo. - Fiquei sabendo que o centroavante deles (Peinado) pula bem e prepara a jogada para os que chegam de trás - disse.

O Defensor está historicamente ligado ao bairro de Punta Carretas em Montevideo. Seu Estádio é o Luis Franzini (já o visitei), um estádio modesto, muito perto do rio e vizinho a um pequeno parque de diversões. Contudo na Libertadores o Defensor está mandando seus jogos no Centenário.

O centenário é o estádio que mais recebeu partidas de libertadores na história, mas a torcida do Defensor nao se faz presente lá. Já acompanhei uma partida de mata-mata da libertadores no meio da torcida deles e é bem tranquilo. Contra o Flamengo também tinha pouca gente. No dia seguinte aos 3 x 0 sobre o Fla nenhuma camiseta "violeta" foi vista nas ruas de Montevideo.

Os jogadores do Flamengo reclamaram muito do gramado, que de fato parece ruim. Os jogadores do Grêmio parecem já estar avisados:
"Há muita preocupação quanto ao gramado. Tcheco lembra que o Estádio Centenário foi utilizado em quase todos os jogos decisivos do Torneio Clausura, o que comprometeu sua qualidade. Há quem faça comparação com a grama de alguns estádios em que o Grêmio atuou durante o Gauchão. - Em passes rasteiros, por exemplo, a bola costuma tomar uma direção diferente - destaca Tcheco"

Nenhum comentário: