Muitos gremistas se lembram disso, da notícia que a camisa do tricolor foi a mais vendida no ano de 1996. 410 mil peças vendidas. Não faço idéia de quem tenha vendido mais camisas no mundo em 2006, mas o número deve ser bem superior a esse.
O desempenho do time em campo certamente impulsionou as vendas, mas nao podemos ignorar que a camisa era muito bonita. Isso deveria entrar na cabeça dos designers da Puma. Uma camisa bonita vende mais.
Matéria da Folha de São Paulo de 12 de dezembro de 1996
"Clube vendeu cerca de um milhão de camisetas neste ano e tem 204 produtos licenciados com sua marcaGrêmio triunfa na guerra comercial
LÉO GERCHMANN
free-lance da Agência Folha, em Porto Alegre
Inspirado no Barcelona, da Espanha, o Grêmio incrementou há um ano e meio a venda de produtos com a sua marca e chegou a vender, só neste ano, um milhão de camisetas oficiais.
O clube gaúcho cadastra, por semana, três empresas interessadas em fabricar produtos explorando o nome do Grêmio. O número é muito maior que o da Portuguesa, seu adversário na final do Brasileiro-96 (leia texto abaixo).
Depois de conhecer o trabalho do Barcelona, o vice-presidente de marketing do Grêmio, Wesley Cardia, visitou o Arsenal (Inglaterra) e a Inter de Milão (Itália).
''Sem exagero nenhum, estamos no mesmo nível que eles têm hoje'', afirmou ele.
O presidente do Grêmio, Fábio Koff, disse que o clube não é uma empresa, mas é administrado nos mesmos moldes. O Grêmio tem diretores de marketing, finanças e comercial que ganham entre R$ 5.000 e R$ 6.000, numa estrutura totalmente profissionalizada.
Loja
A loja Grêmio-Mania, cuja matriz fica no estádio Olímpico de Porto Alegre, fatura R$ 400 mil líquidos por mês, devendo abrir filiais em outras cidades do interior.
Em domingo de jogo no Olímpico, a loja chega a faturar R$ 30 mil. Uma camiseta oficial do time é vendida por R$ 50,00.
No total, o marketing do clube tem uma receita de R$ 600 mil líquidos mensais. O time gaúcho fatura R$ 200 mil por mês em royalties, fora os produtos esportivos produzidos pela marca Pênalti.
Ao todo, o Grêmio tem 204 produtos licenciados. Um deles é o chocolate com o nome do time, produzido pela Neugebauer, quarta maior empresa do ramo no país.
Há também bicicletas, calcinhas, cuecas, erva para chimarrão, vinhos, champanhe, balas azedinhas, pirulitos e vinhos.
Desenho tirado de Minhas Camisas
Desenho tirado de FootBall Styling
4 comentários:
Já cansei de tentar mobilizar os torcedores nos meios que frequento para um movimento de expurgação da Puma do Estádio Olímpico, sem sucesso. Agora é esperar o final do contrato e torcer para que não se renove. De mim, a Puma não contabiliza nem uma meia a mais. E não venham me dizer que não estou contribuindo com o clube não comprando artigos ridículos por preços exagerados, existem muito mais maneiras de contribuir com o Grêmio, e todas que estão ao meu alcance e não brincam com minha inteligência, eu faço.
Realmente a Puma só fez a de 2005 bonita,tomara que não renove e venha uma empresa que nos dê de volta a nossa linda e tradicional tricolor não importando se vai ser igual a de 95 ou 83 só o que importa é voltar a ser a camisa mais bonita dos clubes de futebol do mundo.
Eu acho que a Puma fez 3 camisetas de jogo muito bonitas, a de 2005, que eu tenho o orgulho de ter comprado, e as duas da libertadores de 2009 (tricolor e branca). Fora isso, foram todas feias e motivadas pelas contestaçõs dos patrocinadores, pedindo mais destaque para suas marcas.
Postar um comentário