sexta-feira, novembro 18, 2011

Arbitragens na Imprensa III



Com tudo o que aconteceu em Fluminense e Grêmio, resolvi que era um bom momento de repetir uma "brincadeira" feita aqui no blog: Verificar como a imprensa trata os erros de arbitragem em jogos da dupla grenal.

As partidas em questão foram Fluminense 5x4 Grêmio e Inter 1x0 Bahia, que foram disputadas concomitantemente. Procurei nos relatos dos jogos as menções aos erros de arbitragem. Para tanto, considerei os três penaltis não marcados no jogo do Inter e "apenas" o impedimento de Fred no segundo gol do Fluminense e o pênalti cometido por Marquinho. Desconsiderei a suposta falta em Brandão no último gol, a reclamação sobre o pênalti marcado para o Fluminense e uma jogada em cima de Leandro mencionada por Celso Roth.

O resultado está na tabela abaixo. Como se pode perceber, apenas um veículo não registrou todos os pênaltis do jogo do Beira-Rio, enquanto foram raras as menções aos erros que prejudicaram o Grêmio.



Zero Hora - Fluminense 5x4 Grêmio: O jornal não menciona a posição duvidosa de Fred no 2º gol do Fluminense mas menciona toque de mão de Marquinho na área do Fluminense. Afirma que Adílson cometeu o pênalti e relata a reclamação do Grêmio sobre a falta em brandão
Zero Hora - Inter 1x0 Bahia: O jornal menciona os três pênaltis não marcados por Paulo Cesar de Oliveira


Globo Esporte - Fluminense 5x4 Grêmio: O site não menciona a posição duvidosa de Fred no 2º gol e o toque de mão de Marquinho na área do Fluminense
Globo Esporte - Inter 1x0 Bahia: O site menciona os três pênaltis não marcados por Paulo Cesar de Oliveira

UOL - Fluminense 5x4 Grêmio: O site não menciona a posição duvidosa de Fred no 2º gol e o toque de mão de Marquinho na área do Fluminense. Afirma que "Carlinhos sofreu pênalti de Adílson" O nome do árbitro sequer é mencionado no texto.
UOL - Inter 1x0 Bahia: O site menciona os três pênaltis não marcados por Paulo Cesar de Oliveira

Correio do Povo - Fluminense 5x4 Grêmio: O jornal não menciona a posição duvidosa de Fred no 2º gol e o toque de mão de Marquinho na área do Fluminense, muito menos sobre o pênalti cometido por Adílson (penúltimo gol) e a falta em brandão no último gol. O nome do árbitro sequer é mencionado no texto.
Correio do Povo - Inter 1x0 Bahia: O jornal menciona os três pênaltis não marcados por Paulo Cesar de Oliveira

O Sul - Fluminense 5x4 Grêmio: O jornal não menciona a posição duvidosa de Fred no 2º gol, contudo cita um pênalti não marcado para o Grêmio e afirma que a penalidade marcada para o Fluminense foi inexistente
O Sul - Inter 1x0 Bahia: O jornal menciona os três pênaltis não marcados por Paulo Cesar de Oliveira

IG -Inter 1x0 Bahia: O site menciona os três pênaltis não marcados por Paulo Cesar de Oliveira
IG - Fluminense 5x4 Grêmio: O site não menciona a posição duvidosa de Fred no 2º gol e o toque de mão de Marquinho na área do Fluminense. Contudo, caracteriza o pênalti para o Fluminense como duvidoso e menciona uma "suposta falta" em Brandão no último gol.

Terra - O site fala na posição duvidosa de Fred no segundo, mas não menciona o pênalti cometido por Marquinho.
Terra - O site menciona os pênaltis de Fabinho e Bolívar, mas não menciona o pênalti de Diego Jussani.


4 comentários:

Chico Luz disse...

bah, Kruse, se tu foi falar do SUL, podia citar o NH - que falou do impedimento (não do pênalti para o Grêmio por falta de espaço) e do pênalti inventado pró-Flu.

André Kruse disse...

Mas eu não consigo chegar na versão impresa do NH (talvez seja ignorância minha). Pelo mesmo critério eu deixei o Jornal do Comércio de fora.

Chico Luz disse...

geralmente a matéria está no site no dia seguinte ao jogo, mas realmente, é algo que não funciona direito. A versão impressa é só pra assinantes, mesmo.

sobre as matérias de sites (meio que proporciona espaço ilimitado para as notícias), tem que ver que quase todas elas partiram do Rio. Já nos jornais, espaço é artigo raro, e num jogo como esse, especificamente, fica difícil citar tudo, como acabou sendo até o meu caso.

Enfim, é um mea-culpa idiota - e, apesar de parecer, não é minha intenção ser corporativo -, mas é só ver que, tirando o CP, todos os jornais que tu leu citaram ao menos um dos casos do Grêmio - jogo com muito mais ocorrências que o do Inter.

(agora pareceu corporativismo total, mas garanto de novo que não é o caso, haha).

André Kruse disse...

Eu sempre acho interessante saber dessa dinâmcia dos jornais. As vezes esquecemos dessa limitação de espaçoi e tal.

Pode ser um exagero querer que registrem todos os lances, mas nesse caso o que efetivamente me incomodou foi a postura do Correio, que nada falou da arbitragem.

Os jogadores do Grêmio tentaram deixar o campo, o treinador e diretor de futebol falaram bastante nisso na coletiva, não dá pra ignorar isso no relato.