quinta-feira, junho 21, 2012

1990 - Brasileirão - Grêmio 2x0 Palmeiras


"Uma pequena tentativa de reação do adversário parou com a saída de Betinho, machucado, logo aos 27 minutos, quando entrou Mirandinha. O Grêmio por pouco não se complicou, indo muito ao ataque quando o placar de 1 a 0 já era suficiente"
(Correio do Povo - 3 de dezembro de 1990)





"O gol logo no início destastabilizou o esquema defensivo armado pelo técnico Dudu. Ele não contava com a falha de seus zagueiros na cobrança de uma falta lateral. Vílson subiu sem marcação, aproveitou a hesitação do goleiro Veloso e cabeceou para baixo, aos 8min. O Palmeiras anda teve a chance do empate em seguida, mas Erasmo perdeu.

[...]

O Palmeiras forçou no segundo tempo e foi surpreendido no contra-ataque. Caio deu um "chapéu" em Eduardo e chutou rasteiro. Veloso rebateu e Nílson fez o segundo gol, aos 19min." (Folha de São Paulo - 2 de dezembro de 1990)


"O lateral-direito Odair disse: "Tomamos o gol no momento errado, logo no início. Perdemos para uma grande equipe, a que tem melhor camapnha no campeonato. O Grêmio merece o título", disse Odair, que não viu falha no gol de Vílson, "Foi mérito dele, que entrou nem e subiu para cabecear" (Folha de São Paulo - 3 de dezembro de 1990)


"E o povo não se arrependeu. Em Porto Alegre viu um Grêmio irresistível, partindo para cima do Palmeiras sem dar a menor chance aos paulistas" (Juca Kfouri)




"No intervalo da partida contra o Palmeiras, sábado, o técnico gremista endureceu com o atacante Caio: "Por que você logo cai quando o zagueiro se aproxima?", prensou para o logo em seguida ordenar: "Nada de chão, tente o drilbe, vá em frente". Aos 19 minutos do segundo tempo, Caio fugiu das faltas dos adversários e praticamente construiu sozinho o 2x0 de sua equipe. Exemplo de obstinação que, em verdade, parte do zagueiro João Marcelo, e dois meias Jandoir e Donizete. Disciplinados, eles parecem dizer a cada lance aos companheiros: "Dureza neles, pessoal". (Revista Semana em Ação - 1990)

O JOGO: O Grêmio encurralou o Palmeiras até marcar o primeiro gol. Depois recuou e passou a fustigar o adversário em agudos contragolpes, até fazer o segundo. O verdão lutou muito, mas sem inspiração. (Revista Semana em Ação - 1990)



Grêmio 2x0 Palmeiras

GRÊMIO: Sidmar; Alfinete, Vílson, João Marcelo e Hélcio; Jandir (João Antônio), Donizete Oliveira, Caio e Assis;Maurício e Nílson
Técnico: Evaristo de Macedo

PALMEIRAS: Velloso; Odair, Toninho, Eduardo e Abelardo; Júnior, Erasmo (Bandeira) e Ranielli; Jorginho, Careca Bianchesi e Betinho (Mirandinha)
Técnico: Dudu

Campeonato Brasileiro 1990 - Quartas de Final - Jogo de volta
Data: 1º/dezembro/1990
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Público: 41.235 (36.005 pagantes)
Renda: Cr$ 18.486.200,00
Juiz: Joaquim Gregógio dos Santos (CE)
Cartão Amarelo: João Marcel, Mauricio e Abelardo
Gols: Vílson, aos 8 minutos do 1ºT e Nílson aos 19 minutos do 2º tempo

Nenhum comentário: