quarta-feira, maio 29, 2013

Presença de público na Libertadores - 1982/2013



Nos cinco jogos que o disputou na Arena pela Libertadores 2013 o Grêmio atingiu a média de 33.580 pagantes por partida. É um número interessante. Claro que poderia ser maior caso o clube tivesse avançado mais na competição, ou conseguisse liberar o espaço da geral ou ainda tivesse  estabelecido um sistema de check-in para disponibilizar os ingressos dos sócios que não iriam ao estádio. Mas, mesmo com todos esses problemas, a média desse ano ficou um pouco acima da média histórica do Grêmio em todas as suas participações em Libertadores (Tabela acima).

Contudo, uma outra leitura que pode ser feita desse número é que, assim como ocorreu no Gauchão, a Arena por si só não representou, até aqui, um motivo para aumento tão significativo na presença de público gremista.

Mas há um elemento que parece ser uma novidade trazida com a Arena. O percentual de não pagantes no estádio (tema já abordado em outro post) foi reduzido na comparação com as últimas quatro edições do torneio que o Grêmio participou (tabela abaixo):


Um comentário:

ReGy disse...

Se tiver como, seria interessante fazer uma análise da evolução da renda média por ano também. Acredito que corrigindo a pela inflação teríamos alguns dados interessantes.