sábado, fevereiro 22, 2014

Goleira "Padrão FIFA" ?!?


A rivalidade Gre-Nal tem características marcantes, com aspectos positivos e aspectos negativos. As vezes vejo nela uma polarização que me parece forçada, mas acreditava que justamente por conta dessa dicotomia o Grêmio iria acabar se afastando do famigerado "padrão FIFA"  como o diabo foge da cruz.

Pois então tive a infeliz surpresa de ler no site do clube uma notícia saudando a troca das goleiras da Arena por novas traves no "Padrão FIFA". Não tenho nada contra a substituição em si, cedo ou tarde o clube teria que aposentar o antigo equipamento (Muito embora pudesse questionar o abandono de um "símbolo" que há pouco mais de um ano foi considerado tão importante). Meu maior problema é ver o Grêmio embarcando com gosto num padrão pensado por alguém em Zurique e imposto goela abaixo do resto do mundo, padrão que sequer foi unanimidade no palco da final da Copa do Mundo.

O futebol passa por um triste processo de padronização, onde os jogos, campeonatos e estádios estão cada vez mais parecidos e "insossos". É muito estranho que o Grêmio, que sempre prezou por ter suas próprias características e peculiaridades, que teimosamente sempre fez as coisas do seu jeito, não se importando em estar na vanguarda ou em estar indo contra a corrente, faça parte desse processo.

Um comentário:

Alvarosou disse...

Pelo que eu entendi a goleira FIFA só será usada durante a Copa, se e quando a arena for CT de alguma seleção