quarta-feira, outubro 22, 2014

Eleições para Presidente 2014 - Segundo Turno



No último sábado, dia 18 de outubro, aconteceu o segundo turno das eleições para a presidência do Grêmio. 9.013 sócios votaram e elegeram Romildo Bolzan Jr. para comandar o clube no biênio 2015/2016. Os 4.329 votos pela internet e os 4.684 votos presenciai ficaram assim distribuídos:

- Chapa 04 - Romildo Bolzan Jr. - 6.398 votos (71,4%) 
                    3215 na Internet + 3183 Presenciais

- Chapa 05 - Homero Bellini Jr. - 2.557 votos (28,6%
                    1091 na Internet + 1466 Presenciais 

- 38 votos nulos e 20 votos em branco



Não foi o resultado que eu gostaria, mas de forma alguma o considerarei menos legítimo. Muito mais do que uma questão de gostar ou não, creio que o importante seja a consolidação do processo democrático no clube (lembrando que, ao menos para mim, a democracia não se limita a realização de eleições de tanto em tanto tempo).

É sempre importante ressaltar que essa é apenas quarta eleição direta para presidente nos "tempos modernos" do Grêmio. Assim sendo, alguns excessos são compreensíveis, outros nem tanto. Correções e aperfeiçoamentos se farão necessários. Posso estar decepcionado com muitas coisas que aconteceram nessa campanha, mas fico de consciência tranquila por ter defendido o meu lado (ou o lado que eu julgava mais capacitado) sem ter renunciado aos meus princípios, as minhas convicções e a minha coerência.

Por último, destaco um dado dessa eleição que é curioso (pra não dizer decepcionante). Apesar de o processo de votação ter sido facilitado com a introdução do voto pela internet, o percentual de votantes em relação ao total de sócios aptos caiu para 23,11%.



Nenhum comentário: