quinta-feira, maio 11, 2006

Estudiantes- a Batalha de la Plata




Quem viu ontem Estudiantes 1 X 0 São Paulo pode ver o que é de fato uma equipe copeira. Em 1983 eram tão ou mais copeiros do que agora, e ainda tinham a vantagem de jogar em seu estádio. Na ocasião a fase semifinal da libertadores era composta por dois triangulares de onde o campeao de cada grupo fariam as finais. Na chave A: Gremio, Estudiantes e América de cali; Na chave B: Peñarol, Nacional a Atletico san Cristobal. No primeiro jogo do triangular o gremio venceu o estudiantes no olimpico por 2x1 (foto), a curiosidade desse jogo é que foi aí que o gremio passou a usar a camisa tricolor com o calçaõ branco, uniforme que, por superstição, manteve até o mundial, mudando apenas as meias.

No dia 8 de julho de 1983, o gremio foi a uma La Plata de sensação termica de -2ºc para enfrentar. o Clima era o pior possivel, em meio a lembrança da guerra das malvinas, saiu uma noticia que um avião inglês havia abastecido na base áerea de canoas. O argentinos aproveitaram isso e tudo mais para fazer uma guerra e fizeram. Antes mesmo da entrada em campo o jogador caio foi atingido, alguns dizem que por uma cadeira nas costas, outro por um bico no calcanhar de um jogador do estudiantes. Antes de dar o apito inicial o juiz Luis da Rosa do uruguai deu em cartão amarelo pro jogador Trobianni do Estudiantes, por ter tentado deslocar o braço do arbitro ao cumprimenta-lo. O jogo começa e o gremio bem, acaba o primeiro tempo 3x1 (com um golaço de renato). entao começou, o juiz expulsou quatro jogadores do estudiantes. que mesmo com menos jogadores ja havia descontado para 3x2. então o gremio fez um gol legitimo que foi anulado pelo bandeirinha ramom barreto, que havia sido atingido na cabeça. Nao conseguindo suportar todas as pressoes o gremio cedeu o empate, terminando o jogo num épico 3x3.

ESTUDIANTES 3 X GREMIO 3
Data: 08 De Julho De 1983
Cidade: La Plata Público: 30.000
Juiz: L. Da Rosa (Uruguai)
Gols: Gurrieri (2) E M.A. Russo; Osvaldo, César E Renato.
Expulsão: Trobbiani, Ponce, Camino e Teves


ESTUDIANTES: Barreto; Camino, German (Teves), Aguero, Gugnali, M.A. Russo,
Sabella, J.D. Ponce, Trama, Trobbiani E Gurrieri. Tec. Manera

GREMIO: Mazaropi, Paulo Roberto, Leandro, De Leon, Casemiro, China, Osvaldo,
Tita, Renato, Caio (César), Tarciso (Tonho). Tec. Espinosa

alguns links:
1 -falando dos 20 anos do jogo
2-site do gremio

download do jogo (Não está mais funcionando):
-parte 1
-parte 2
-parte 3
-parte 4

10 comentários:

a disse...

a

Renato disse...

Parte 2 está com link quebrado

Anônimo disse...

A maior amarelada da história do futebol!

Anônimo disse...

Depois vocês vem dizer que o grêmio é um time copeiro!!
Que nada é amarelão mesmo!!
Isso é mais uma prova!!

HENRIQUE disse...

SÓ FALTA A PARTE 2, OLINK TÁ QUEBRADO!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Parte 2:

http://www.megaupload.com/?d=1KCPJFEC

R. Dugatto disse...

A maior amarelada de um time brasileiro na história do futebol.

Anônimo disse...

amarelada?

e as ameaças de morte, ponta afiada do mastro de um bandeirão atraz do gol tentando atingir o nosso goleiro, que ficava quase fora da area pra nao ser perfurado pelo mastro, e a torcida se nao fosse o fim do jogo derrubavam o alambrado e invadiam. ERA CLIMA DE GUERRA FORA DO JOGO E USARAM O JOGO PRA DESCONTAR

pau no cu desses q falam q é amarelão, tomara q os failiares desses ignorantes q falam que amarelamos tenham levado facada dos argentinos.

mais em todo caso: no olimpico viramos o jogo e fomos campeoes da america e do mundo!

chorem... a vontade.

Anônimo disse...

bom o estudiantes com 4 jogares a menos pegou o gremio e empatou e o gremio disse que gabhou do nautico com 4 amenos mentira a partida terminou com 10 contra 7 pois um do nautico foi expulso no lance do gol onde foi cobrada a falta rapida fora de lugar so que para vender mais fizeram um ahistrina de rapunzel o gremio que piada batalha dos aflitos o juiz nao teve coragem de expulsar nenhum jogador mais do gremio na confusao pq ele era cagao fora que era so cai cai no campo e nao teve jg depois do golnao nega é segundona mesmo

Oberdan Farias disse...

Maior amarelada do futebol brasileiro???!!!
É piada isso né?!
Parabéns aos "anônimos colorados", que vivem mostrando ao mundo, que são CAGÕES, pois vêm até ao Blog Gremista, deixar comentários onde nem coragem de colocar o próprio nome tem.
Quanto a questão de ser uma amarelada ou não, isso vai do ponto de vista de cada um.
Mas com todo o clima de GUERRA, descrito pela imprensa naquela época, acho que isso fica "fichinha" perto da amarelada de Abu Dhabi.
Não vi nenhum congolês armado na arquibancada, mas mesmo assim, vi o inter entregar o jogo, para o até então, desconhecido MAZEMBE.
E agora? Quem mesmo tem a maior amarelada da história do futebol brasileiro?
Parabéns inter, sempre tentando façanhas maiores que as do Grêmio.