terça-feira, janeiro 25, 2011

Grêmio Vs. Liverpool-URU em 1954


Como já bem lembrou o Blog Gremista Fanático, Grêmio e Liverpool de Montevidéu se enfrentaram apenas uma vez na história. Foi em 22 de Setembro de 1954.

Foi o segundo jogo do Grêmio no Estádio Olímpico e o confronto fazia parte do cronograma das atividades de inauguração da nova cancha tricolor. Liverpool e Nacional vieram do Uruguai no mesmo voo para Porto Alegre. Algumas fontes classificam o jogo como mero amistoso. Outras o incluem como parte de um triangular envolvendo também o Inter.

O Grêmio venceu por 4x0, marcando todos os seus gols nos últimos 20 minutos de jogo. Segundo a matéria do Correio do Povo "O Grêmio fez boa partida merecendo amplamente a expressiva vitória"

Sobre os atletas gremistas foi feita a seguinte análise na crônica da partida:

"Elementos como Aírton, Milton e Delem estiveram em uma tarde negra, pouco coadjuvando os companheiros e atuando com imperfeição e embaraço. Em compensação, enquanto Sergio mostrava-se firme nos momentos em que foi chamado a intervir, destacavam-se Enio e Sarará, na defesa, e Tesourinha e Zunino, no ataque."

O jornal considerou a renda "fraquíssima", "por se tratar de dia útil, frio e extremamente ventoso". Vale lembrar que o "prélio" foi disputado à tarde.

Outro detalhe do jogo foi Aírton Pavilhão escalado no meio de campo, o que aconteceu nos seus primeiros meses no Grêmio.


Grêmio 4 x 0 Liverpool - Uruguai


GRÊMIO: Sergio; Enio e Orli; Roberto, Sarára e Airton; Tesourinha, Milton, Camacho (Delem), Zunino e Delem (Victor)

LIVERPOOL: Silveira (Cancheiro), Fleitas e Traverso; Arsimendi, Hosiris Romero e Laraiti; Oliveira, Erley Perez, Oscar Abreo, Gonzalez e Orlandi

Data: 22 de setembro de 1954, quarta-feira, 16h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre-RS
Juiz: Fortunato Tonelli.
Gols: Tesourinha aos 26, Zunino aos 29 minutos, Vitor aos 36 e Delem aos 42 minutos do segundo tempo

Um comentário:

Daniel disse...

Vamos torcer para o Grêmio repetir o resultado amanhã. Mas que não deixe pros últimos 20 minutos, por favor, senão vai nos matar do coração.