sexta-feira, junho 10, 2011

1971 - São Paulo 0 x 3 Grêmio - Scotta - 1º gol do Brasileirão

Enquanto aguardamos pela solução do impasse causado pelas cinzas do vulcão chileno penso que é válido lembrar um pouco de a história dos confrontos entre Grêmio e São Paulo disputados no Morumbi.

- Em 2001 tivemos um vitória gremista 4x3 pela Copa do Brasil de 2001
- Em 1991 o São Paulo aplicou 2x0 em jogo disputado pelo Brasileirão.
- Em 1981 o inesqucível golaço de Baltazar na finalssíma da taça de ouro.
- Em 1971 um 3x0 gaúcho no Brasileirão.

O jogo de 40 anos atrás foi o primeiro confronto entre os tricolores num campeonato Brasileiro. Justamente na primeira rodada da primeira edição do torneio e o fato marcante do jogo aconteceu logo aos 10 minutos de partida, quando o argentino Scotta marcou o primeiro gol da história da competição.

Abaixo seguem os relatos da Folha de São Paulo, do Jornal do Brasil e da Rádio Jovem Pan.



"O Grêmio, ao contrário, mostrava um futebol perigoso, baseado num sistema tático que não vivia apenas da rígida retranca defensiva. Quando o Grêmio recuperava a bola, seus homens de meio de campo faziam rápidos lançamentos para Flecha e Scotta, nas costas dos zagueiros sãopaulinos, em jogadas que sempre deixavam em pânico a defesa adversária. Foi com essas jogadas que chegou aos três gols.

O primeiro foi logo aos 10 minutos de jogo. Torino fez um lançamento em profundidade, num contra-ataque inesperado; Edson tentou segurar Scotta, mas não conseguiu. O centro-avante argentino (mais rápido, avançou até a entrada da área e chutoi forte, no canto, sem chance de defesa para Sérgio, que no fim, apesar dos três gols) acabou sendo o melhor jogador do São Paulo.
"


Narração da Rádio Jovem Pan






"O Grêmio estreou no Campeonato Nacional vencendo o São Paulo por 3 a 0, ontem à tarde no Morumbi com dois gols de Scotta e um de Flexa, numa partida em que teve sempre amplo domínio, aproveitando-se do avanço excessivo do adversário e da velocidade de seus pontas

Desde o início da partida, o time do Grêmio recuava propositalmente, dando ao São Paulo uma falsa impressão de domínio, para contra-atacar rapidamente pelas pontas. Desta forma, Scotta marcou dois gols em jogadas de Flexa - aos 15 minutos do primeiro tempo e aos 36 do segundo - e o próprio Flexa, sempre recebendo bolas longas, aumentou o placar aos 40 minutos do segundo tempo."




Revista Placar - 13 de agosto de 1971

3 comentários:

heraldo disse...

MMMMMAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSAAAAAAAAA!a narração, e desde aquela epoca, mó cara de bundão dos comentaristas do eixo do mal.

Anônimo disse...

Legal, como sempre gauchada mostrando o verdadeiro futebol gaúcho: mistura de argentina, uruguai, e uma pitada de Brasil.

Anônimo disse...

Legal, como sempre gauchada mostrando o verdadeiro futebol gaúcho: mistura de argentina, uruguai, e uma pitada de Brasil.