Segundo o livro "A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil" de Rodolfo Rodrigues e Paulo Villena Gini o Grêmio usou uma camisa como a do desenho acima no ano de 1949 (quando fez uma excursão a América Central).
Achei curiosa a informação, mas não sei se ela procede. Tenho minhas dúvidas se efetivamente é uma camisa de jogo. Tal fardamento não aparece nas caricaturas presentes no Memorial Hermínio Bittencourt.
As únicas imagens que achei dela são do time posando antes da bola rolar. Não sei se não se trata de um blusão usado sobre a camiseta. As revistas do Grêmio sobre essa excursão não fazem nenhuma referência a uma camisa especial.
Na foto do time na Costa Rica, todos os atletas de linha vestem essa peça, mas muitos deles também vestem calças. Na foto tirada na Guatemala, aparentemente apenas os reservas usavam essa vestimenta.
Outro detalhe, é que essa camisa seria de manga longa, o que era raro para jogadores de linha na época e não parecia ser escolha mais adequada para se jogar numa partida na América Central.
Time que venceu a seleção da Olímpica da Costa Rica por 5x0, na manhã de 25 de dezembro de 1949, em San José.
4 comentários:
bá, me pareceu que eles tão de bombacha na primeira foto.
Legal esse post. Achei que parece, no entanto, que o Grêmio jogou com esse uniforme. Na primeira foto, se fosse um blusão pré-jogo, seria muita coincidência que somente os dois goleiros não tivessem utilizando o material, estando já de uniforme. Faz parecer que era o uniforme dos jogadores de linha.
Nao acho que colocariam um moletao ou algo que o valha pra dentro dos calçoes. Devem ter jogado assim mesmo.
Nada a ver jogar de manga longa na Guatemala. Já que o assunto é camisa, enviei duas perguntas para a Ouvidoria do Grêmio:
1º: por que a escolha do quarto uniforme está sendo feita pelo Facebook?
2º: o Grêmio precisa de um quarto uniforme?
Ainda não recebi resposta.
Postar um comentário