quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Amistoso 1993 - Grêmio 6 x 1 Seleção de Capão da Canoa


Como já vimos, o Grêmio jogou em Capão da Canoa em 1991. Teria jogado lá novamente em 1992, mas a chuva cancelou a partida (o que pode ter sido bom para o Grêmio, haja visto que no mesmo ano o Internacional foi derrotado pelo time local pelo placar de 2x0).

Em 1993, o mau-tempo chegou a adiar a partida no estádio Mariscão e o confronto aconteceu no dia 26 de fevereiro. O Grêmio venceu por 6x1, num jogo que poderia ser lembrado pela estreia de Dorival Junior com a camisa do Grêmio, mas que efetivamente ficou marcado pela lesão do goleiro Emerson.

O lance aconteceu no início do jogo, numa disputa entre o arqueiro gremista e o atacante Melancia. A Zero Hora assim descreveu a jogada:

“O que era para ser um simples amistoso de início de temporada acabou sendo um drama para o jovem goleiro Émerson, do Grêmio. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o centroavante Kita, do combinado de Capão de Canoa cruzou a bola dentro da área, onde estava o ponteiro Melancia. Ao ver o atacante livre, o goleiro gremista se atirou sobre o adversário, tentando evitar o chute. No choque, caiu um para lado. Émerson gritou forte e olhou a perna direita; um fratura dupla, tíbia e perônio.

Logo as lágrimas corriam soltas pelo rosto do jogador deitado sobre o gramado. Com o lance, que resultou no pênalti e no único gol marcado pelo time de Capão da Canoa, ninguém estava preocupado. As atenções estavam todas voltadas para Émerson Ferreti, 22 anos, uma das maiores promessas dos últimos anos nascidas nas categorias inferiores do Estádio Olímpico. “Eu só me lembro do início da jogada. Vi o ponteiro sozinho e me joguei para tentar impedir o chute ao gol. Depois não vi mais nada, só me lembro que senti uma dor horrível”, puxava pela memória Émerson, cabisbaixo, com o olhar fixo em lugar algum." (Sílvio Ferreira - Zero Hora - 27 de fevereiro de 1993)


Grêmio 6 x 1 Seleção de Capão da Canoa


GRÊMIO: Émerson (Ademir Maria); Luis Carlos Winck (Jackson), Paulão, Luciano e Eduardo (Paulo César); Júnior, Pingo (Jamir), Juninho (Mabilia) e Carlos Miguel (Carlinhos); Gílson, Caio (M.Aurélio)Técnico: Sérgio Cosme
SELEÇÃO CAPÃO DA CANOA: Salomão (Bira); Leandro (Flavinho), Eduardo, Rogério e Mânica; Anderson, P.César (Tarcísio) e Tilico; Melancia (Da Cruz), Kita (Perroni) e Senna (Polaco).Técnico: Butiaco

Amistoso
Data: 26 de fevereiro de 1993, sexta-feira, 16h30minLocal: Estádio Mariscão, em Capão da Canoa-RSÁrbitro: Djalmo PassosAuxiliares: Ciro Camargo e Nadir ÁscoliCartão Vermelho: Eduardo (Capão da Canoa)Gols: Caio aos 10 minutos, Kita aos 12, Juninho aos 29, Gilson aos 42 e Eduardo aos 46 minutos do 1º tempo; Gilson aos 3 minutos e Paulão aos 41 minutos do 2º tempo

6 comentários:

Vicente Fonseca disse...

O primeiro link deste post prova de que a história que o regulamento da Série B de 1992 foi mudado porque o Grêmio não foi campeão é uma falácia. Foi mudado, sim, mas antes do torneio começar. Não tem essa de "não subiu, vamos dar um jeito de subir", como muitos afirmam mentirosamente ou com memória seletiva.

André Kruse disse...

No link abaixo tem as materias da ZH sobre o regulamento da série B de 1992:

http://gremio1983.blogspot.com/2007/01/placar-ataca-novamente.html

Eu não sei quem é o responsável pela criação dessa falácia, mas dá pra dizer que a Placar é responsável por perpetuar uma bobagem dessas.

Marcelo disse...

Mazarópi era preparador de goleiros nesta época?

Rodrigo Feijó disse...

As datas não fecham... se:

" o mau-tempo chegou a adiar a partida no estádio Mariscão e o confronto aconteceu no dia 26 de fevereiro"

Como pode a ZH ter noticiado o acontecido um mês ANTES, por Sílvio Ferreira em 27 de janeiro de 1993.

André Kruse disse...

Eu tinha errado a data da reportagem da Zero Hora. O jogo e a matéria são de fevereiro.

Anônimo disse...

Quando voltou de lesão o Emerson não conseguiu recuperar a posição ficando como segundo reserva de Danrlei (o primeiro reserva era o Murilo).