segunda-feira, fevereiro 24, 2014

Quanto custou ir à Arena em Janeiro?



Eis um levantamento que há muito eu queria fazer. Saber quanto cada sócio do Grêmio, nas suas diversas modalidades, tem que gastar para ir em todos os jogos do time em um mês (ou no ano).

Para isso eu fixei alguns critérios. Levei em conta quanto quanto cada tipo de associação e setor paga por mês (com ou sem antecipação do pagamento de mensalidade), e também incluí o preço de ingressos avulsos, sem considerar descontos para estudantes e idosos (uma vez que essa questão não é fixada pelo Grêmio). E para tornar a comparação possível, considerei que o sujeito foi sempre no mesmo setor do estádio, apesar de saber que a possibilidade de variação é um atrativo do programa do sócio-torcedor.

É claro que essa comparação é puramente financeira, não levando em conta outras questões, como a garantia do lugar, que o sócio patrimonial/contribuinte tem sobre o sócio torcedor e a prioridade na compra e possibilidade votar/ser votado que o sócio torcedor tem em relação a um não sócio. 

Ainda assim acho interessante acompanhar os dados. Por ex: Em janeiro de 2014 a maneira mais barata de ir nos jogos da Arena foi, pasmem, comprando ingressos de arquibancada sem ser sócio. Obviamente é preciso fazer a ressalva que nesse mês foram realizadas apenas duas partidas na Arena (Lajeadense e Aimoré), sendo que a média do Grêmio de 2012 e 2013 foi de 3 jogos por mês como mandante. Ainda assim é um bom exemplo de como a redução do preço dos ingressos precisa ser equacionada juntamente com a mensalidade dos sócios.











Como o Grêmio fez muitas promoções de ingressos onde um sócio poderia levar um acompanhante de graça, resolvi ampliar o levantamento para o custo que 2 pessoas teriam para ir em todos os jogos na Arena neste mês. Abaixo os resultados.













3 comentários:

Anônimo disse...

Essa conta tem que ser semestral, ou anual, senão é óbvio que vai ser pior ser sócio janeiro, dezembro e eventuais meses de parada (tipo copa do mundo), sendo melhor nos outros...

Anônimo disse...

Analisar janeiro é sensacionalismo.

Lourenço Fonseca disse...

Claro que por ser janeiro, como tu bem ressalvaste, o resultado é acentuado. Mas serve, como tu também disseste, para mostrar que não é tão simples/justo simplesmente baixar o preço de ingressos em jogos menos interessantes, como forma de atrair público, desacompanhada de uma medida que beneficie os sócios.
Perfeito, André.