terça-feira, outubro 06, 2009

Campeão Gaúcho 1921 - Luiz Assumpção


Reportagem de Cláudio Dienstmann, publicada em 1983 na Zero Hora, sobre o primeiro título gaúcho do Grêmio, tendo como personagem o "half" gremista Luiz Assumpção:

"Nosso time era Lara; Py e Neco; Gerfum, Dorival e Assumpção; Meneghini, Lagarto, Bruno, Ramão e Loureiro."

"Pela primeira vez, estavam nas finais os vencedores de todas as quatro regiões futebolísticas do Rio Grande do Sul da época: Grêmio, da zona Centro. Brasil, do Sul, Uruguaina, da Fronteira, e Riograndense de Santa Maria, da Serra.

Empatamos em 1 a 1 com o Brasil, e ganhamos por 1 a 0 do Uruguaiana e do Riograndense de Santa Maria, que acabou em segundo lugar.

[...]

Os jogadores do Grêmio e do Inter se encontravam num cabaré chamado "Caçadores", com mulheres francesas e argentinas e roleta, naturalmente. O dono chegava à gente e dizia "não joguem, meninos, não joguem", mas isso não adiantava, e no fim da noite ele passava e avisava "está bem, mas agora vocês podem ao menos passar no buffet e comer um bife com ovos, cada"

Assumpção foi um dos responsáveis pela contratação de Eurico Lara, e lembrou afetuosamente do mitológico goleiro gremista na reportagem:

"Coitado, o Lara está tão só e tão abandonado, enterrado com a filha. Sempre que eu vou visitar a minha mulher, também levo umas flores para ele."

2 comentários:

charles hansen disse...

Já disse isso outra vez, mas reforço novamente. Acho muito importante e valido esse resgate hitórico que fazes do Gremio. Parabés. Abraço, Charles

martina disse...

eu acho que nunca falei, mas assino embaixo do comentário do charles. além do registro histórico, também acho interessante ver como o jornalismo esportivo mudou nesse tempo.