segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Gauchão - Grêmio 2 x 2 Inter


O resultado final foi de 2x2. Mas, apesar do placar indicar um empate, ficou muito claro qual o time que saiu de campo comemorando e qual o time que saiu lamentando. Isso não só pela situação de um confronto do Grêmio titular contra os reservas do inter, mas também por tudo que aconteceu na partida.

O primeiro tempo foi de domínio do Grêmio, que partiu para cima e controlava as ações. Quando o time de Caio Jr. já fazia por merecer um gol, acabou castigado com um 1x0 contra. Dátolo teve o mérito de arriscar o chute. O time do Grêmio teve a sua parcela da culpa ao dar espaço para o argentino, mas é impossível falar mais desse lance sem citar o azar da defesa do Grêmio, que foi traída por uma série de desvios que levaram a bola para dentro do gol. Pra piorar, o Grêmio perdeu Júlio César lesionado. O momento era ruim, mas o empate aconteceu rápido. Aos 27, Marquinhos bateu uma falta em direação ao gol, ninguém alcançou a bola, que foi para o fundo das redes de Muriel. Cinco minutos depois, Marcelo Moreno sofreu e converteu um pênalti, determinando a virada gremista. Aos 36, o Grêmio deixou de marcar o terceiro, quando Fernando arrancou do meio campo, chutou cruzado da entrada da área e Muriel fez boa defesa.

O segundo tempo era promissor para o Grêmio, mas aos poucos, o time foi deixando de atacar, perdendo o meio campo e trazendo o adversário para o seu campo. O Inter não tinha situações claras de gol, mas acumulava escanteios e, num deles, Bolívar (que deveria estar suspenso pelo que fez no atleta do Bahia e que deveria ter sido expulso na partida anterior pela falta que fez no atleta do Veranópolis) empatou o jogo. Outro duro golpe no Grêmio, que foi buscar um novo desempate, tendo criado boas chances na base do abafa e no talento do seus avantes, mas não conseguindo marcar o gol da vitória.


Eu acho que Victor é sim uma liderança positiva do Grêmio, mas goleiro não pode ser capitão do time. Isso ficou claro no lance em que Mário Fernandes se lesionou, Vuaden deixou de advertir Jackson e o capitão gremista pareceu ter ficado na dúvida se atravessava ou não o campo para reclamar do árbitro.

Vuaden teve uma atuação acima da média dos árbitros que apitaram Grenais em tempos recentes. Não sei se isso é um elogio. Marcou corretamente um pênalti em um lance que muitos árbitros costumam ignorar. Também não sei se isso é propriamente um elogio. Mas não poderia ter deixado de advertir Jackson pela falta que fez em Mário Fernandes. Isto é sim uma crítica.

Eu sigo não gostando desse esquema onde os meias exercem papel de volantes. Ontem o meio do campo do Grêmio estava posicionado em losângo, mas em vários momentos Marquinhos e Marco Antônio ficavam perdidos entre as funções defensiva e ofensivas.

Fotos: Lucas Uebel (Grêmio.net) e Richard Ducker (Ducker.com.br)

Grêmio 2 x 2 Inter



GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes (Gabriel, 43'1T), Naldo, Douglas Grolli e Julio Cesar (Bruno Collaço, 24'1T); Fernando, Marquinhos (Gilberto Silva, 31'2T), Marco Antônio e Leandro; Kleber e Marcelo Moreno 
Técnico: Caio Junior.

INTERNACIONAL: Muriel, Elton, Bolívar, Jackson e Fabrício; Josimar, Sandro Silva, Dátolo (Fransérgio, 21'2T) e João Paulo (Mike, 34'2T); Gilberto (Fred, 21'2T) e Jô. 
Técnico: Dorival Júnior.

5ª Rodada - 1º Turno - Campeonato Gaúcho 2012
 Data: 5/2/2012, domingo, 19h30min 
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS) 
Público: 19.458 pessoas (16.063 pagantes)  
Renda: R$ 390.00,00 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS) 
Auxiliares: Julio César Santos (RS) e José Franco Filho (RS) 
Cartões amarelos: Naldo (GRE); Elton e Bolívar (INT) 
Gols: Dátolo, 21'1T; Marquinhos, 27'1T; Marcelo Moreno, 32'1T(pênalti) e Bolívar, 29'2T;

Um comentário:

Diogo disse...

1º gol do Inter: azar mesmo. 2º gol: falha mesmo.

Concordo que goleiro não deve ser capitão.

Público pequeno para um Grenal. Preço do ingresso? Horário? Férias? Talvez tudo isso, mais o fato de ser um Grenal de turno em início de temporada.