segunda-feira, julho 31, 2006

Sem surpresa nenhuma

Só quem não vai a estádio, ou ve o mundo em cor de rosa, pode se surpreender com o que aconteceu ontem. É claro que é condenavel, mas era totalmente previsto. Talvez a imagem causado pelo fogo iluda um pouco as pessoas, mas isso era esperado.

A Grade quebrada antes do jogo é muita parecida com a grade que a torcida do Atlético Paranaense quebrou para invadir o espaço do São Paulo, na final da libertadores no mesmo estádio beira-rio.


As pessoas que ateram fogo tem o mesmo espírito das pessoas que atearam fogo no Orlando Scarpelli, e o mesmo espírito das pessoas que atearam fogo no Defensores del Chaco (evento esse que estranhamente não foi noticiada). Há sim reciprocidade, os colorados quebraram o beira-rio, os gremista deram o troco. justo ou não, deram.

A polícia é a mesma polícia despreparada de sempre. é a polícia que causou pânico no beira-rio ano passado ao entrar em confronto com a camisa 12 (jogo inter x fluminense). É a mesma polícia que permite que um evento como o Gre-nal ocorra simultaneamente com a festa de aniversário da Rádio Farroupilha no anfiteatro por do sol. É a polícia que usa tiros (mesmo que de borracha) para afastar multidão, e cavalos para conduzir pessoas.


A direção do Inter é a mesma direção Cínica de sempre. é a mesma direção que roubou 5 mil ingressos na final do gauchão, é a mesma direção que trancou o acesso aos vestiários do gremio, mesmo sabendo que havia um jogador com suspeita de fratura.

Punir o Grêmio é a solução mais fácil e rápida, mas é a decisão errada. O que objetivamente poderia o Grêmio, como instituição, fazer para evitar aquilo? nada. Mesmo assim parece que vai ser o Grêmio que paga o pato, tudo muito fácil, Sacia-se a sede punitiva de muitos falsos moralistas e não se apura mais nada. Não se pune quem efetivamente praticou atos de vandalismos. Não se apura a responsabilidade da Brigada Militar, que fez ( e faz) um péssimo serviço. Não se critica a direção do Internacional por permitir e concorrer para que tudo isso acontecesse. Nada disso é feito. Tão somente se pune o grêmio, tirando mandos de jogo. Uma solução fácil e burra.

Lembrando o Sábio Homer Simpsom:
Homer-"filho, há três modos de se fazer as coisas: o certo , o errado e o meu modo."
Bart-"Mas o seu modo não é igual ao errado?"
Homer-"Sim, só que é mais rápido"

Punir o grêmio é o modo Homer Simpson de resolver este caso.

Nenhum comentário: