segunda-feira, abril 06, 2009

Celso Roth demitido

Celso Roth não é mais o treinador do Grêmio.

Para muitos a solução mágica. Pare estes quando o Grêmio vencia, vencia apesar de Roth; quando perdia, perdia por culpa única e exclusiva do treinador.

Nunca me filiei a esta corrente. Na minha opinião a passagem de Roth teve erros e acertos, os erros seriam facilmente corrigidos por uma direção atuante. Mas para isto acontecer seria necessário existir sintonia no departamento de futebol, o que não era o caso.

E a imprensa também tem seu papel. É inegável que existia uma perseguição sistemática a Celso Roth. Um exemplo bem claro:
- " Roth não muda" (Blog do Ilgo Wink - 13/03/2009- 20h56)
- "
Celso Roth não é mais aquele treinador de cara amarrada de outros anos. Mesmo que ele ainda não agrade boa parte da torcida gremista, que tem antiparia por ele, o técnico vem se mostrando sempre muito atencioso, tranquilo e simpático com a imprensa." (Blog Clube da Bolinha - 13/03/2009 - 19h54)
Notem que as postagem são do mesmo dia, com diferença de apenas uma hora. Qual a explicação para tamanha discrepância na avaliação de um profissional?

Enfim, a demissão de Roth mostra a falta de convicção da direção de Gremista, que fala repetidamente em planejamento mas muda de idéia a cada jogo.

Que a saída do treinador acabe de vez com cegueira que tomou conta da Azenha. Que se perceba que o time tem seus defeitos e suas virtudes. Que por vezes perde por incompetência, mas em outras tantas vezes perde por falta de sorte, por "erros" de arbitragem, etc..., mas que é o mesmo time que faz boa campanha e lidera seu grupo na Libertadores.

Roth perdeu os últimos 4 Grenais. Coincidência ou não, as 4 partidas foram disputadas fora do Olímpico ( e em 3 delas o Grêmio teve sérios prejuízos com a arbitragem). Culpa exclusiva de Roth?

Como é que a direção permite essa fórmula do Gauchão? Como é que aceita esta tabela? Por que concordou transferir um grenal do Olímpico para Erechim, a ainda por cima dividindo a renda?

Por que se permite que a imprensa faça zombaria dos adversários do Grêmio na Libertadores?

Geninho e Renato? Bons nomes, por diferentes motivos. Caio Júnior? Piada.

A chegada de um novo técnico certamente acalmará as coisas no Olímpico, mas só trará resultados se acompanhada de uma mudança de atitude da direção.

10 comentários:

DJ Aldebaran disse...

Ficou claro que não havia mais sintonia entre direção e treinador quando o Roth disse reiteradas vezes que o time que estava sendo escalado era o da direção. E agora foi noticiado na Band que o Roth se referia ao Krieger de forma pejorativa. Sem respeito, sem trabalho. Eu não era daqueles que defendiam que Roth deveria sair. Na minha opinião ele nem deveria ter sido contratado, e uma demissão seria consertar um erro. Com isto, até mesmo a torcida que andava descrente e desanimada (eu mesmo já havia parabenizado os vermelhos antecipadamente pela vitória) capaz de voltar pro lado do time. Renato seria pensamento mágico. Geninho poderia ser um bom nome, mas ele diz que não sai do CAP por questão de ética. Mas como a direção adora acreditar no pensamento mágico, aposto minhas fichas em Renato Portaluppi.

DJ Aldebaran disse...

Mais: pouco se comenta, mas na época se falava muito que o Koff voltaria para o GRÊMIO caso fosse eleito o Duda Kroeff. A torcida acreditou e elegeu ele. Agora, Koff simplesmente se omite. E ninguém comenta a respeito, seja nos blogues, seja na imprensa, seja entre os torcedores. Durante as entrevistas pós-jogo lá do GREnal, alguns torcedores se manifestaram neste sentido. Mas seria bom inclusive entrevistar o Koff e saber dele o que acontece, uma vez que ele até pro pátio do Olímpico foi para servir de cabo eleitoral pro Duda Kroeff.

Vicente Fonseca disse...

Não sei se tu viu no site da ZH um daqueles clipes especiais sobre a trajetória do Roth neste ano e pouco no Grêmio. Os comentários do Zini Pires são absolutamente lamentáveis. Mostram bem essa perseguição que tu falou por parte de algumas pessoas.

É aquilo que tu disse uns dias atrás, André: falar mal do Roth virou "cool", virou moda. Que esta mudança tenha vindo para o bem do Grêmio, e não para simplesmente acalmar a parcela mais xiita da cornetagem.

Francinei Bentes disse...

O Grêmio vai continuar perdendo um caminhão de gols por jogo (com esse ataque, não tem outro jeito), pode comprometer a Liber, mas era impossível continuar com o Sexy Hot…
Quando um time tem seu técnico vaiado pela própria torcida e aplaudido pela torcida do arqui-rival (foda-se REFORMA ORTOGRÁFICA), há algo de muito errado acontecendo. Seria cômico se não fosse trágico presenciar aquela cena...
E agora, vindo quem vier, realmente fica demonstrado o maior erro do Grêmio no ano: ter renovado com esse perdedor pagando muito mais do que ele merecia por ter sido atropelado pelos bambis no Brasileiro 2008...

Gustavo disse...

O maior problema do Grêmio continua sendo a direção. E esta não será demitida.

André Kruse disse...

Aldebaran, desde o ano passado eu ouço esta história de que o Roth e o Kriger não se falam. Não acho que tenha sido um erro renovar com ele, erro foi demitir ele 4 meses depois da renovação. Que se buscasse outro treinador lá em janeiro.

Vicente, eu vi a chamada dessa matéria da ZH, vi a imagem do Zini e desisti de vez de ler/ver/ouvir aquilo.

Francinei, torcida do Inter vaiava Muricy e Abel enquanto a torcida do gremio os aplaudia (talvez não com a mesma intensidade de agora)

Márcio C. M. disse...

Desde fevereiro de 2008, Gilmar Iser.

André Kruse disse...

Iser é bom nome mesmo. Assim como Beto Almeida. Mas eu acho que para trazer um técnico "desconhecido" é preciso ter um "vestiário" forte, o que não existe agora.

Quando se pensa em técnico do Interior sempre lembramos de Felipão, Tite e Mano. Mas não podemos esquecer de Simionato, Plein e outros.

Márcio C. M. disse...

Eu queria que fosse o Gilmar Iser, mas agora estou torcendo para que seja o Renato mesmo. Antes o Renato que outra "surpresa" a la Wagner Mancini, tipo Jair Picerni, ou outras bizarrices que temos ouvido falar, como Caio Jr.

guilherme disse...

Não só o Koff se omite como também o próprio Cacalo, um dos principais responsáveis pela eleição do Kroeff e que na época das eleições dizia abertamente que iria atuar lado a lado juntamente com o Duda no comando quando na verdade nao passava de um mero jornalista atualmente. Se temos um incompetente como o Duda no comando hoje, grande parte da culpa vai para Koff e Cacalo.