sexta-feira, abril 03, 2009

Mudança de Datas

Francisco Novelletto Neto é presidente da Federação Gaúcha de Futebol desde 2004. Neste período, clubes gaúchos participaram da libertadores em 3 ocasiões: 2006 (Inter), 2007 (Grêmio e Inter) e 2009 (Grêmio). No vigente ano, estabeleceu-se a polêmica sobre o conflito de datas entre a Libertadores e o Campeonato Gaúcho. O Presidente da Federação se mostra irredutível aos pedidos do Grêmio, mas vamos analisar como ele se comportou nos anos anteriores:


Em 2006

"A Federação ainda não confirmou a data dos jogos desta penúltima etapa, da qual resultarão os dois campeões que irão para a grande decisão, mas essa sim já tem dias marcados: 2 e 9 de abril, dois domingos" (UOL - 11/01/2006 - 10h01)

"Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros avançam, formando dois quadrangulares semifinais. Os campeões jogam as finais em duas partidas, nos dias 2 e 9 de abril." (Site do Glória de Vacaria)

Contudo, o primeiro jogo da final foi disputado em um sábado, 1º de abril, no Estádio Olímpico. Mas por que a mudança? Simples: Porque o Internacional jogaria na terça-feira, dia 4 de abril, com o Nacional em Montevido, em partida válida pela Libertadores. Os interesses da Televisão não foram colocados como prioridade.



Em 2007

"Atendendo à solicitação do Grêmio, que disponibilizará de mais tempo para se preparar para a partida contra o Cerro Porteño, dia 24 de abril, pela Libertadores, a Federação Gaúcha de Futebol modificou a data da partida de volta, contra o Caxias, pela semifinal do Gauchão. De domingo, dia 22, o jogo foi antecipado para sexta-feira, dia 20, às 20h, no Estádio Olímpico" (Site oficial do Grêmio)


"Mesmo sem admitir publicamente, a direção do Inter fez um acordo com a Federação Gaúcha de Futebol para ganhar uma folga no final de semana.

Caso garanta a sua classificação nesta quarta-feira, contra o Veranópolis, o Inter não fará o jogo único das quartas-de-final programado para sábado e ganhará o fim de semana para preparar-se para o confronto contra o Emelec, terça, dia 10, pela Copa Libertadores, em Guaiaquil.

O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto afirmou que "é uma questão de bom senso", pois o Inter vem de uma série de jogos decisivos no Gaúcho e na Libertadores contra o Guarany de Bagé, Vélez Sársfield e Gaúcho"(Terra Quarta, 4 de abril de 2007, 11h18)

O que eu peço é que ao menos o Presidente da FGF tenha a mesma cara de pau que teve ao admitir falcatruas na venda de ingressos para o jogo da seleção(Eu avisei). Que pare com o discurso falso e sugestões idiotas, e admita de uma vez por todas que ele, dessa vez, não tem o menor interesse em alterar as datas.

4 comentários:

Prestes disse...

Teria que ver caso a caso, a tabela dos jogos antes e depois. Porque no caso atual, simplesmente o jogo não pode ser no sábado, por que o Inter jogou na quinta de noite. Botou os reservas por que pode, por boa campanha e exatamente por essa boa campanha não pode ser prejudicado.

Passar o jogo para o outro fim-de-semana atrasaria todo o campeonato.

Anônimo disse...

Saul Lemos Disse:

03/04/2009 às 10:36
Direto dos comentário do blog gremioacimadetudo:POR FAVOR REFLITAMOS NESSES COMENTÁRIOS. NÃO SERÁ ASSIM MESMO?

GREMISTA EM PAZ COM A VIDA disse…
Já que eles armaram para cima de nós, ficou de bom tamanho o Grenal agora, no Domindo próximo dia 05/04Se ganharmos melamos toda a festa do centenário michuruca deles, centenário elitista para quem se diz representante do povo.
Se perdermos, bem é melhor que seja agora, do que na final do segundo turno, dentro do boia cativa e eles comemorando os três títulos. (Taça presidente comprador do Paissandú, Taça maior presidente da história Fábio Koff e a taça que o Noveletto esse, quer dar para eles, o RURALZINHO.
DEUS NÃO JOGA MAS FISCALIZA

Abril 03, 2009

Leo Camilo disse…
sentiram o golpe os coloradinhos, vão ter que jogar no dia seguinte a festa(fraquinha hem) e correr o risco de perder. Um dia teremos que ganhar este Grenal, quem sabe não seja domingo.
Já pensaram…que vai sair mais perdendo? Nós na terça temos o Aurora(acho barbada) e levantamos a casa novamente.

Abril 03, 2009

Anônimo disse…
Turma sem esta de criar crise para o nosso lado. Por favor, perder um gauchão não significa nada. O Importante é a Libertadores. Não caíamos nessa da imprensa colorada(Wianey, Guerrinha etc).

Abril 03, 2009

Gremista consciente disse…
O Wianey ontem quase teve um chilique, ele percebeu que a combinação de resultado só faz com que o time dele perca em caso de derrota e está apavorado.
Se não percebeu é muito tacanho mesmo este jornalista de quinta.

Abril 03, 2009

Gremista consciente disse…
Po até o HILTOR MOMBACH, preferido de vcs aqui, pegou a pegadinha. Claro primeiro na sua coluna, desanda o PAU no Grêmio, técnico e jogadores, mas logo depois se sai com essa:
“OBRIGAÇÃO

O Inter entraria como favorito para vencer o Gre-Nal em qualquer fase do Gauchão. Agora, além do favoritismo, carrega a obrigação. Perder o jogo num domingo em que ainda comemora o Centenário seria terrível. O Centenário ficaria lembrado pela derrota. Pergunta: se vencer o clássico já pode comemorar o tricampeonato?”
Estão vendo, começaram a sentir o pepino. Se eles perderem depois da festa,(eles sempre perdem quando fazem festa)será o fim. O Compromisso agora é deles.

Em resposta a outro e-mail de leitor dele Hiltor comenta após o mesmo:
“‘Caro Hiltor: Por ironia do destino, Grêmio leva quatro no Centenário. Convenhamos, uma bela homenagem a dois dias do nosso Centenário. Grande abraço. Eduardo Machry, Florianópolis.’ A ironia pode ser traiçoeira: e se o Grêmio vencer o Gre-Nal?”

VIRAM E SE O GRÊMIO VENCER O GRENAL, AI, AI, AI, A CASA CAI.
O DESTINO PREGA PEÇAS PARA OS QUE SE ACHAM, PARA AQUELES VAIDOSOS E PRINCIPALMENTE PARA OS PREPOTENTES E ARROGANTES

Márcio C. M. disse...

Coloquem os titulares no domingo e misto na terça. Tá uma vergonha isso. Não jogam nada nunca e só dão desculpas de calendário.

Márcio C. M. disse...

Sobre o Noveleiro, ele tem que dar o título pro Inter esse ano de qualquer jeito, certo?