domingo, outubro 18, 2009

Brasileirão - Grêmio 2x0 Coritiba



Um jogo aberto, onde o Grêmio criou muito mas acabou cedendo muito espaço, sendo constantemente ameaçado. Não fosse mais uma sensacional jornada de Victor, o time teria sofrido mais um revés em casa.

Tcheco e Souza pouco criavam. Em compensação, os laterais apareciam mais e a dupla de ataque brigava bastante na frente. Tanto Grêmio como Coritiba criaram um bom número de chances na primeira etapa, mas foi só aos 46 que o placar foi aberto. Perea fez boa jogada pela ponta esquerda e chutou forte, apesar de ter pouco ângulo, surpreendendo Edson Bastos.

Importante dizer que ainda no primeiro tempo o árbitro enervou o time e a torcida do Grêmio. No mesmo lance tirou Maxi e Tcheco do Grenal. (Qual a razão dele saber previamente a lista de pendurados das equipes?). Depois disso mostou um cartão "no grito" para o goleiro do coxa e exagerou na expulsão de Renatinho.

Na segunda etapa o Coritiba bem que buscou o empate por diversas vezes, mas invariavelmente parava em Victor. Após os 30 minutos, finalmente o Coxa cansou e sentiu os efeitos de jogar com um a menos. Só então o Grêmio conseguiu criar jogadas no ataque, e aos 38, Souza aproveitou o cruzamento mascado de Maxi e anotou o 2x0 definitivo.


Fico satisfeito com o fato de Autuori reconhecer que o time foi mal, pouco valorizou a posse de bola, e quando trocou passes, foi muito lento.

Muito embora tenha demonstrado dificuldade em sair pro jogo, gostei do posicionamento e da atuação de Túlio. Marcando, desarmando, interceptando, fazendo faltas. Um cabeça de área.

Resultado para ser repetido; atuação para ser esquecida.

Começou bem a semana grenal na imprensa. Dois jogadores pendurados gremistas são injustamente advertidos e os jornalistas aplaudem. No Rio, teve radialista tentando transferir cartão de um colorado pra outro.

Fotos: Grêmio.net e FinalSports

Grêmio 2 x 0 Coritiba
Perea 45+1'
Souza 83'
GRÊMIO: Victor, Mário Fernandes, Leo, Réver e Lúcio; Túlio, Fábio Rochemback, Tcheco (Renato Cajá 13'/2ºT) e Souza; Perea (Roberson, 36'/2°T) e Maxi López.Técnico: Paulo Autuori.
CORITIBA: Edson Bastos, Angelo, Jeci, Pereira e Luciano Amaral; Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba (Rômulo, 20'/2°T), Renatinho e Marcelinho Paraíba; Thiago Gentil e Marcos Aurélio (Makelele, 16'/2ºT).Técnico: Ney Franco.

30ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009
Data: 18/10/2009, domingo, 16h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (PR)
Público Total: 15.631 (13.341 pagantes)
Renda: R$ 253.373,00
Árbitro: Célio Amorim (SC-Fifa)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ-Fifa) e Marco Antonio Martins (SC)
Cartões amarelos: Túlio, Maxi Lopez, Tcheco (Grê). Pereira, Edson Bastos, Ângelo e Thiago Gentil (Cor).
Cartão vermelho: Renatinho (Coritiba)
Gols: Perea, aos 46 minutos do primeiro tempo e Souza, aos 38 minutos do segundo tempo


6 comentários:

Gustavo disse...

Olhando pela TV, fiquei com a impressão de que tinha bem menos do que 15.000 ontem. Mas provavelmente a maioria se posicionou no lado da social, onde há sombra à tarde. Nas arquibancadas no lado oposto às cabines de imprensa, o público era bem reduzido.

Menos mal que o Grêmio consegue ganhar jogos jogando mal, diferentemente de outros anos (2004, já que fizeram comparações acima - obviamente o time atual do Grêmio é BEM melhor do que o de 2004)

Mas tenho que "fechar" com a opinião do Diogo Olivier, que diz que a defesa do Grêmio vaza muito. Essa é a total verdade, não fosse a estrela do Victor, ontem o Grêmio poderia perfeitamente ter perdido o jogo, dada a qualidade das jogadas de ataque do coxa.

Me impressionei (negativamente) com o Renato Cajá. Parecia completamente perdido em campo e errou lances bisonhos. Não dá pra exigir demais de alguém com pouco ritmo de jogo, mas os erros de passes e conclusões dele foram inacreditáveis.

Por sinal, será que ele sai jogando no Grenal?

Vicente Fonseca disse...

Acho que não sai jogando. Tá muito fora de ritmo, poderia se queimar muito. Aposto em 3 volantes e Douglas Costa na frente, ou 2 volantes se Herrera se recuperar de lesão.

André Kruse disse...

Eu acho que não também. Os elogios do Autuori me pareceram mais um incentivo do que uma sinalização de escalação

Lourenço disse...

Defender o Tcheco nessa questão do cartão não dá.

No mais, concordo com o texto.

Márcio C. M. disse...

Achar que o Tcheco tomou cartão amarelo propositalmente para ficar fora do Grenada é uma afronta a um dos poucos jogadores que apresenta alguma relação afetiva com o clube em tempos de dinheirismo.

Tem jogador que só aparece quando a coruja está pelada e o torcedor venera.

Vicente Fonseca disse...

Assino embaixo, Márcio.