domingo, dezembro 06, 2009

Brasileirão - Flamengo 2 x 1 Grêmio


O derradeiro jogo do Brasileirão 2009 começou lento, com o Flamengo nervoso, ao mesmo que tempo que achava que ganharia de qualquer jeito. O misto do Grêmio, com dois canhotos na meia, jogava bem e parecia mais consciente em campo.

Não houve a tradicional pressão do time da casa no primeiro tempo. E o Grêmio, com seus jovens atacantes se aproveitou disso. Aos 21, Douglas Costa bateu o escanteio e Roberson antecipou a zaga. 1x0 e silêncio no Maracanã. Mas aos 29, o escanteio era do Flamengo, confusão na área, Adriano fez falta em Léo e a bola sobrou para David empatar o jogo. Mas a reação foi tímida, a torcida sentia drama e o time misto de clube desinteressado emparelhava o jogo e assustava o mandante, futuro campeão.

No segundo tempo o Flamengo se ajeitou e ensaiou uma pressão, teve volume, criou algumas chances mas parou num Marcelo Grohe inspirado. Contudo, aos 24, Petkovic cobrou bem o escanteio, Ronaldo Angelim subiu no primeiro pau e marcou o gol do título. Título este que só pode ser comemorado com o apito final, uma vez que o Grêmio buscou o empate até o último minuto da partida.


Muito embora a amostragem seja pequena, creio que é possível afirmar que Marcelo Rospide foi muito melhor do que Paulo Autuori, especialmente pela postura do time nos jogos fora de casa.

Grande partida de Marcelo Grohe. Fez ao menos três defesas espetaculares.

Thiego, numa rara oportunidade como zagueiro, foi muito bem.

Douglas vem mostrando uma boa regularidade nesse final de campeonato.

A situação era surreal, diversos foram os sentimentos durante a partida, mas a sensação final pra mim foi tão somente de alívio.



Tulio: "Fizemos o máximo para manter a dignidade do campeonato" (GloboEsporte). Túlio tem razão em valorizar o empenho dele e de seus companheiros, mas se equivoca ao falar de dignidade do campeonato. Que dignindade tem esse campeonato?

Grêmio facilitou? Grêmio entregou? Vão ser várias as versões. Só acho que quem viu a partida vai ter uma imensa dificuldade em fazer qualquer crítica ao empenho daqueles atletas que entraram em campo.

Héber foi o Héber de sempre.

Pontos corridos: Ganhou o melhor time? Ganhou quem investiu mais? Ganhou quem tem o melhor grupo? Ganhou quem tem o vestiário sobre controle, disciplinado? Flamengo investe em infra-estrutura? Flamengo não está em meio a um processo eleitoral? Flamengo manteve o mesmo treinador desde o início do campeonato?

Não se trata de desmerecer o pentacampeonato do Flamengo, e sim apontar as incoerências dos argumentos dos que sustentam que essa fórmula é perfeita e infalível.

Melancólico nosso final de campeonato. Muitos são os lamentos a ser feitos, especialmente depois de ver o campeão tendo imensa dificuldade em vencer um time que, na melhor das hipóteses, estava desinteressado.

Flamengo 2 x 1 Grêmio
Roberson 21'
David 29'
Ronaldo Angelim 69'

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton, 15'/2ºT), Willians e Petkovic (Fierro, 28'/2ºT); Zé Roberto (Kléberson, 37'/2ºT) e Adriano.
Técnico: Andrade.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Leo, Thiego e Fábio Santos; Adilson (Mithyuê, 42'/2ºT), Túlio, Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Róberson (Bergson, 25'/2ºT).
Técnico: Marcelo Rospide.

38ª rodada - Campeonato Brasileiro 2009
Data: 06/12/09 - domingo - 17h00min
Local: Estádio: Maracanã Rio de Janeiro - RJ
Público: 84.848 (78.639 pagantes)
Renda: R$ 2.030.430,00
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Auxiliares: Alessandro de Matos (Fifa/BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC)

Cartões Amarelos: David, Willians, (FLA); Douglas Costa, M. Grohe, Lucio, Adilson (GRE)
Gols: Roberson, aos 21min e David, aos 29min do primeiro tempo; Ronaldo Angelim, aos 24min do segundo tempo

8 comentários:

Marcelo disse...

O Grohe resolveu se inspirar logo hoje. Quase me mata do coração.

Essa reta final evidenciou os erros da direção em 2009. Pelo que vi, começa planejando mal 2010, com a excessão do Paulo Paixão. A idéia de reforçar o time começando pelo ataque mostra bem a miopia dos que comandam o Grêmio, que sequer conseguem fazer o diagnóstico dos motivos que levaram o Grêmio com um time do mesmo nível (ou até melhor) do que os que disputaram o título, chegar ao fim do campeonato se contentando com uma vaga na sulamericana.

luís felipe disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Gustavo disse...

Gostei do "pentacampeonato"... heheh Mas não concordo com isso, é o sexto do Flamengo.

Também não concordo que o time buscou o gol até o último minuto, muito romântico da tua parte, mas na real, depois da virada, o jogo acabou. Alguns jogadores do Grêmio, quando ficavam com a bola, apenas esperavam ser desarmados. Talvez foi alguma ordem de cima, mas eles certamente nem tentaram mais fazer algo pra mudar o resultado.

Sem falar na conversa do Adriano com o Leo, com a boca tapada. Muito estranho aquilo.

Mas, sem dúvidas, o Grêmio fez muito melhor do que se supunha, ao jogar o jogo em vez de entregá-lo, pura e simplesmente. Ao mesmo tempo foi CRUEL com os colorados, o que me deixou extremamente feliz.

O Grêmio fez campanha muito melhor do que a colorada no ano passado e, também tendo chances na última rodada, em nenhum momento chegou a ter o título, já que o SPFC nunca esteve perdendo do Goiás naquele maldito jogo.

Não entendi a tua afirmação "Que dignidade tem este campeonato?" A que tu te referes?

Márcio C. M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcio C. M. disse...

Já começou a temporada de caça ao Silas: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=254282&blog=217&coldir=1&topo=4238.dwt

E também a "Geral" (10 pessoas) foi hostilizar os jogadores na chegada ontem (http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-gremio,2740865,Geral-hostiliza-jogadores-na-chegada-em-Porto-Alegre.html).

martina disse...

márcio, eu queria saber pq a zh odeia tanto a geral.

são uns inconsequentes, não tem noção da responsabilidade que é escrever num jornal.

André Kruse disse...

Marcelo, vi o Meira falando sobre o ataque do Grêmio e também fiquei preocupado com essa miopia.

Gustavo, no jogo Nautico x Flamengo o juiz ficou tapando a boca e ninguém achou estranho

Márcio e Martina, essa da geral foi dose. Eram 20 gremistas no aeroporto, tinha 3 caras reclamando só.

Márcio C. M. disse...

Voltei no blog do Wianey agora e o pessoal tá incendiando ele nos comentários, inclusive os colorados.

É bem como um cara falou, com falta do que falar, cria-se um caso.