quinta-feira, agosto 26, 2010

Brasileirão - Grêmio 1 x 2 Santos


Voltando ao 4-4-2 ortodoxo, o Grêmio fez um bom primeiro tempo. O time teve a iniciativa do jogo, disposição nos confrontos e forçou a marcação na saída de bola do Santos. Assim conseguiu abrir o placar cedo, aos 6 minutos, no peixinho de Borges após cruzamento de Fábio Santos. Mesmo com a vantagem, a equipe manteve um ritmo forte, mas sem apressar o jogo. Correu riscos é verdade, mas nos 45 minutos iniciais esteve muito mais perto de ampliar a vantagem (com Jonas e Douglas, aos 15 e 18 respectivamente) do que de levar um empate.

O problema foi a volta para o segundo tempo. O Santos passou a tocar a bola e o Grêmio não conseguiu mais dar combate. Foram poucas as conclusões gremistas (11 em todo o jogo, segundo o datafolha). O Santos igualou o marcador numa penalidade questionável aos 24 (Neymar bateu sem chances para Victor). Aos 25 Borges teve a melhor chance de desempatar, após girar em cima de Durval, mas demorou a concluir. Depois disso o Grêmio continuou no campo de ataque, mas pouco incomodou o goleiro Rafael. Aos 41, novo pênalti para o Santos, mas dessa vez Victor defendeu (se afirmando com pegador de pênaltis). E quando o empate começava a parecer um bom negócio, novo golpe no torcedor no último minuto de jogo. Victor defendeu a conclusão de Neymar, mas Rodriguinho fez no rebote.


O momento do Grêmio é muito estranho. Ernesto Guedes questiona a preparação física. E o pior de tudo é que ele tem certa dose de razão. Rochemback, combativo no primeiro tempo, sumiu no segundo (levou um drible constrangedor no lance do 2º pênalti).

Apesar do pênalti e de um erro no primeiro tempo, Vilson fez boa estréia. Empolgou a torcida.

Não gostei muito das substituições feitas. Talvez fosse jogo forçar a bola no André Lima.

Renato faz bem em vetar entrevistas no gramado. Mas a coletiva não é o momento adequado de decidir isso. E o treinador está certo em reclamar da sorte, mas não é só isso que está faltando. Os escanteios (sempre antes do primeiro pau) e as bolas paradas seguem sendo muito mal aproveitados.

Antes do jogo, ninguém do Grêmio reclamou da escala de arbitragem e chegou a ser dito na Gaúcha que Marcelo de L. Henrique não comprometeu na Copa do Brasil. Memória curta e/ou seletiva. Dessa vez o juiz não foi catastrófico, mas novamente protegeu os "meninos da vila". Ganso apitou o jogo (ganhou uma mão no grito), e Neymar levou só amarelo num lance que renderia vermelho caso fossem invertidos os protagonistas. O primeiro pênalti é bastante discutível. Até acho que existiu, mas acho estranho que um juiz que não pune rasgão de camiseta marque esse tipo de lance com tamanha convicção.

Fotos: Mauro Schaefer (Correio do Povo) e Lucas Uebel (Terra)

Grêmio 1 x 2 Santos
Borges 6´
Neymar 69´
Rodriguinho 90+4

GRÊMIO: Victor; Edílson, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Willian Magrão (Fernando, depois Maylson), Fábio Rochemback, Souza e Douglas (Leandro); Jonas e Borges.
Técnico: Renato Portaluppi

SANTOS: Rafael; Pará, Durval, Edu Dracena e Alex Sandro; Arouca, Rodriguinho, Marquinhos (Danilo) e Ganso (Zezinho); Neymar e Marcel (Zé Eduardo).
Técnico: Dorival Júnior

16ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2010
Data: 25 de agosto de 2010, quarta-feira, 22h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre -RS
Público total: 13.801 (12.379 pagantes)
Renda: R$ 206.231,50
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ricardo de Almeida (RJ)
Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Edu Dracena, Marcel, Rodriguinho, Alex Sandro, Neymar e Rafael
Cartão vermelho: Alex Sandro
Gols: Borges (6min/1ºT), Neymar (24min/2ºT) e Rodriguinho (49min/2ºT)


14 comentários:

Artur disse...

Vilson é horrível, André. Você acha pouco ele ter feito só um pênalti?

Eu insisto: esse zagueiro consegue ser pior do que o Ozéia. Já o tinha visto jogar no Vasco, e já posso imaginar como a nossa zaga vai se portar nos próximos jogos.
Como um zagueiro que era reserva no Vitória chega para ser titular no Grêmio? Renato errou na indicação desse reforço.

Quanto ao árbitro, não estou surpreso com a atuação dele. Aliás, me diga quando foi a última vez que o Grêmio foi favorecido pela arbitragem? Isso por que o jogo foi no Olímpico. Daqui pra frente, quero ver como vão ser as escalas para os jogos fora. Claro que o Grêmio tem sua limitações. Há um elenco com diversas carências, sem contar as brigas políticas do Clube.Mas não podemos negar que somos prejudicados constantemente pelos senhores do apito.

Artur disse...

Acho que Fábio Santos não fez pênalti. Mas assim mesmo defendo sua saída imediata do time. Não dá mais.

Maylson é uma temeridade. Quero vê-lo bem longe do Olímpico o mais rápido possível.

Jonas foi omisso durante todo o jogo. Desse jeito, vai ganhar a fama de pipoqueiro.

Não sou muito fã do André Limas, mas concordo que ele podia ter entrado ontem.

Edílson se esforçou, foi combativo. Seleção pra ele é questão de tempo. ahuauhha

Fotooooooo disse...

novamente prejudicado com a arbitragem...ta loco...soh pro gremio naum existe penalti... contra vasco, cruzeiro e inter, ou muito mais penalti que esse ai de ontem, se fosse contra corinthians duvido que daria penalti...mas eh contra o gremio dai pode ta loco...ai naum ganha mesmo, desanima o time

Anônimo disse...

Não concordei com o texto, AK. Grêmio no primeiro tempo foi péssimo, tirando os primeiros minutos de "abafa". A impressão é q a desorganização e bagunça continua. Esse meio de campo faceirinho ainda vai nos render muitas derrotas. E cai de maduro, faz tempo, q o preparo físico tá um lixo. Arrastam-se no segundo tempo e todo jogo tem uma lesão muscular. Estou ficando REALMENTE preocupado. 12 mil pessoas, tá certo q fim de mês, horário pornográfico...mas a torcida parece estar abandonando...sem força politica, só juiz horroroso, horários de jogos no olimpico inadmissiveis (18:30 - 21:50?)
Oremos.

E achei esse Vilson HORRIVEL. QUASE CHOREI AO VER O NOME DESSE CAVALO GRITADO NO OLIMPICO. A torcida parece ter perdido a noção do q é certo e o q é errado. Basta um cara grosso q dê chutão pra tudo que é lado e faça correria pra virar ídolo (vide Sandros Goianos e outras porcarias q passaram nos ultimos anos...)

Alexandre Perin disse...

André, reclamar do juiz ONTEM é perder credibilidade para as próximas vezes. Os dois pênaltis foram clamorosos.

Marcelo disse...

Só eu concordei com o texto?
O Grêmio começou bem, depois se perdeu. E teve azar, muito azar.
Vilson jogou bem, em um jogo já fez muito mais que o Ozéia em um semestre inteiro.

André Kruse disse...

Eu achei que Vilson foi bem, não esperava muito dele. Foi melhor que o Ozeia.

Perin, o primeiro penalti nao foi clamoroso, basta ver as reaçoes aqui. O que eu cobro é critério. Se o juiz não marca penalti quando um adversario rasga a camisa do outro não poderia marcar no lance do Fábio Santos com o Zé Eduardo

Anônimo disse...

Isso mesmo!! Continuem, como sempre, colocando a culpa no juiz! Rumo à segundona!!

Anônimo disse...

Aí é que tá. Se o parâmetro é o Ozeia, até minha vó vira idolo no grêmio. Pra quem já teve Adilson, Rivarola, De leon...e se contenta com "Baidek"...ae fica dificil.

Repito, esse Vilson é uma porcaria.

E o juiz ontem não comprometeu. Tá ficando chato já sempre colocar a culpa no juiz. TODOS os juizes brasileiros são umas bostas. Time minimamente bom passa por cima disso.

André Kruse disse...

Quem colocou culpa no juiz?

quem aqui falou em culpa?

André Kruse disse...

Tem que parar com essa auto-suficiência de querer "passar por cima" do juiz.

O adversário é o outro time. Não o juiz

Kbecinha disse...

Vilson é horroroso. Para ser melhor do que o Ozéia não precisa muito.

O Neuton é melhor do que os dois e o Saimon não deve fazer pior.

O problema é que se criou essa cultura da raça e se esquecem que os times vitoriosos tinham raça, sim, mas principalmente futebol. Ou vcs compraram a idéia da imprensa do Brasil central que o Grêmio do Felipão só batia? Batia, assoprava e jogava pra carái.

A torcida está tão carente que basta alguém que dê carrinho e chute para onde o nariz apontar que fica feliz e começa a gritar o nome do bagual.

Tá difícil ter esperança com esse time.

Alfredo disse...

Zero pênaltes a nosso favor em todo um turno...
Insuficiente preparo físico...
Escuto entrevistas de candidatos, aparentando euforia, nesse momento...tudo pelo poder...

Alfredo disse...

Zero pênaltes a nosso favor em todo um turno...
Insuficiente preparo físico...
Escuto entrevistas de candidatos, aparentando euforia, nesse momento...tudo pelo poder...