sexta-feira, novembro 12, 2010

Grêmio com chuteiras da Mizuno em 1995


Um dado que me chama a atenção nessa foto* de Palmeiras 5 x 1 Grêmio (na Libertadores de 1995) é que todos os atletas gremistas estão calçando chuteiras da Mizuno. Bastante contrastante com o que se vê nos pés dos jogadores de hoje, onde já não é mais raro o uso de chuteiras personalizadas (até mesmo por jovens promessas).

Mas essa aparente uniformização das chuteiras do time de 95 não se explica somente pelo menor número de opções da época. Uma reportagem da revista Placar, de novembro daquele ano, fez um perfil de Mitiko Ogura, presidente da Mizuno no Brasil e explicou o modo de atuação da marca japonesa no futebol nacional.

O relação com time gremista de então se explica pelo fato de Mitiko ser sogra do Carlos Miguel. Abaixo alguns trechos desta matéria.


*A foto de Palmeiras 5 x 1 Grêmio foi retirada de uma galeria de fotos do Terra entitulada "Veja as camisas mais esquisitas do futebol brasileiro". Bom, não vou entrar na questão do "mais esquisitas", pois fica na questão da subjetividade.

O problema é a legenda da foto que diz "Em 1995, o Grêmio, que costuma ter camisas listradas com as cores azul, preta e branca, fugiu da tradição e criou uma camisa inteiramente azul clara". Afirmar que o Grêmio fugiu da tradição é um ato de tremenda ignorância da história do clube.

Um comentário:

Diogo disse...

Lembro-me dessa reportagem. Nessa época eu assinava a Placar.

Colocar a camisa celeste do Grêmio junto com as camisas toscas de Brasiliense, Flamengo e Palmeiras (essas sim, esquisitas) é uma falha imperdoável do Terra. A camisa é tradicional e precisa voltar.