segunda-feira, maio 02, 2011

Gauchão - Internacional 1 x 1 Grêmio


É um filme que se repete. Uma palhaçada que parece nunca acabar. Mais um Grenal marcado por "erros" de arbitragem e pela complacência de muitos com isso.

O Inter abriu o placar após uma falta clamorosa de Damião em Rodolfo. O lance é a ilustração perfeita para a chamada "cama de gato". Só o o juiz e alguns "isentos" (os baba-ovo) não viram assim. O que é muito estranho, pois Márcio Chagas marcou faltas em contatos muito menos bruscos. Mais estranho ainda foi o olhar psicótico do árbitro para os jogadores do Grêmio que reclamavam da infração.

O lance do gol de empate do Grêmio foi precedido não por um, nem por dois, mas por três pênaltis não assinaldos. Primeiro, Rodrigo cortou com a mão o cruzamento de Leandro. No escanteio Bolívar deu um abraço de urso em Borges e Rodrigo bloqueou com o braço o chute de Rafael Marques.

O que mais incomoda é que esse "crime" vinha se desenhando desde a final do primeiro turno. Começou com a inexplicável polêmica sobre os descontos na partida contra o Caxias, passando pela debochada comemoração de Damião, o silêncio nos erros que favoreceram o co-irmão, a agenda positiva em torno do Falcão e seus sapatos, o lobby pelos 5 grenais e por uma finalíssima de campeonato (2 finais de semana sem futebol seria ruim para os anunciantes, não?).

O sono de Márcio Chagas foi questionado depois do jogo do Caxias. Voltou a ser questionado sobre acréscimos na véspera do clássico, e disse que daria quantos fossem necessários. Não foi isto que fez. O segundo tempo foi bastante truncado e ele anunciou 3 e só deu 2 minutos e 30 segundos.

E o vice de futebol do Inter habilmente criou uma cortina de fumaça, com essa bobagem do local dos pênaltis. Habilmente trouxe o foco para a atitude dele, impedindo maiores debates sobre a calamitosa arbitragem de Márcio Chagas, que só prejudicou um lado.

E mais uma vez a cara de pau e a desfaçatez sem vitóriosas. Uma pena.

É claro que o Grêmio se complicou no segundo turno. Poderia ter garantido o grenal em casa. Mas vem tendo notórias dificuldades nas partidas, e ontem não foi tão diferente (apesar da luta da imensa maioria dos atletas). Só que o alegado mau futebol do tricolor não autoriza nenhum erro de arbitragem. Não estamos impedidos de ganhar mesmo em mau momento.

Não tenham dúvida, a tática vai ser a de tergiversar o debate. A ladainha da "maior qualidade" vai ser repetida à exaustão. Mesmo que em muitas vezes ela não corresponda a realidade. O comentarista da TV é um que é useiro e vezeiro nesta prática. Ontem, achincalhava Junior Viçosa. Cinco minutos depois, o guri entrou bem no jogo (como normalmente entra), teve participação efetiva no ataque e marcou o gol. Mas qualidade só vê no outro lado.

Eu até vejo com bons olhos a opção de Renato por um time mais fechado. Falar depois sempre é fácil, mas talvez ele tenha exagerado ao optar por 3 zagueiros e 3 volantes (Neuton na lateral poderia ser uma opção defensiva mais simples). Mas ainda assim, o jogo foi parelho até o fatídico gol. E o Grêmio tinha tido a melhor chance apesar da maior posse de bola colorada.

Fotos: Jefferson Bernardes (Terra) e Richard Ducker

Internacional 1 x 1 Grêmio (Inter 4x2 nos pênaltis)

Leandro Damião 21´
Junior Viçosa 86´

INTER: Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, Andrezinho (Juan, 37'/2ºT), D'Alessandro, Oscar (W. Mathias, 27'/2ºT) e Leandro Damião.
Técnico: Paulo Roberto Falcão

GRÊMIO : Marcelo Grohe; Vilson (Viçosa, 30'/2ºT, Rafael Marques e Rodolfo; Gabriel (Fernando, intervalo) Rochemback, Adilson, Willian Magrão (Leandro, 31'/1ºT) e Gilson; Douglas e Borges
Técnico: Renato Portaluppi

Final - 2º Turno - Campeonato Gáucho 2011
Data: 1º/5/2011, domingo, 16h00min
Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre -RS
Público: 33.664 (28.019 pagantes)
Renda: R$ 1.232.468,00
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Autemir Hausemann e José Franco Filho
Cartões amarelos: Gílson, Adílson (GRE); Guinãzu (INT)
Cartões vermelhos: Guiñazu
Gol: Leandro Damião, 21'/1ºT (1-0); Junior Viçosa, 41'/2ºT (1-1)
Nos pênaltis: Grêmio - Borges e Fernando erraram. Fábio Rochemback e Adilson converteram; Inter - D'Alessandro, Leandro Damião, Kléber e Rodrigo marcaram.

10 comentários:

@snel disse...

André, falando em QUALIDADE, viu a crônica do jogo escrita pelo David Coimbra? É lamentável.

Outra coisa, jogamos de IGUAL depois que o Renato, pela força das circunstâncias resolveu mudar o time. Nota-se que melhorou CONSIDERAVELMENTE e temos que ver isso pros próximos jogos, ele não pode repetir essa escalação CAGALHONA.

Ao fim, ficou essa palhaçada do Siegmann, respondida à altura e sabiamente pelo Vicente. Mesmo com a brincadeira do Renato (que acho que PODE SIM, falar isso).

No mais, ótimo texto.

Abraço

Vicente Fonseca disse...

Quem faz uma crônica como a do David Coimbra hoje não poderia falar em falta de qualidade em QUALQUER profissão.

Abraço.

André Kruse disse...

Eu estou me esforçando para não abrir nenhum jornal hoje. Devo fazer uma exceção para a crônica do David.

Vicente Fonseca disse...

Sugiro para que tu desista da ideia. Pelo menos não próximo do horário do almoço.

Marcelo disse...

Perfeito André. Só tenho duas observações que tu pode ter esquecido de falar. No 1º tempo, uma falta dura no Leandro na cara do bandeirinha, ele caído toma um cascudo (acho que do Rodrigo) e o bandeira dá uma dura em quem SOFREU A FALTA! E no 2º, acho que por volta dos 35, teve um escanteio, que deram um golpe de judô no R.Marques, ninguém falou nada sobre isso.

Essa roubalheira já vem se desenhando a algum tempo.
O engraçado é que estas "grandes atuações" do internacional passam sistematicamente por erros de arbitragem.

O Santa Cruz foi operado e ninguém disse nada a respeito, ao contrário, só enalteceram o Falcão.

Já é quase meio dia, e até agora, ninguém foi perguntar se o juiz conseguiu dormir noite passada.

Marcelo disse...

Ahh, e só pra lembrar, estou fazendo minha parte: não assino a Zero Hora, e estou convencendo que posso a cancelar a assinatura.

JP Fontoura disse...

O Viçosa é 9, ele foi mal quando jogou na do Jonas, se pegar os primeiros jogo do selecionável Damião, não jogava nada , mas com treinamento específico ele melhorou, tem que colocar o Viçosa sempre como 9, não pode sacrificar o futebol do cara.

Anônimo disse...

O Borges além de ser demitido por justa causa, deve ressarcir o Grêmio de dois prejuízos :
Libertadores e Gaúchão.
Mas vamos analisar como tudo começou :
Na teimosia do Renato em escalar o Gilson.
Gilson faz um gol contra (a favor do Juventude) contribuindo com a nossa derrota.
Os pontos perdidos que levaram para um gramado sintético.
Que nós tiraram Vitor e Lúcio.

Minhas perguntas são:

* Onde está a Direção do Grêmio ??.
* Porque ninguém ouve a nossa Torcida ??.
* Será que só servimos para dar lucro ao Clube ??.
* Se a nossa voz de nada interessa, qual o nosso valor ??.
* Porque somos tão ignorados pelos dirigentes ??.

Estou enviando está mensagem para a "ouvidoria" do Grêmio.
Duvido que alguém leia..........mas vou mandar !!.
Mas se lerem, é bem provável que não vão entender.........
Se entenderem, com certeza nada será feito........

Porque é assim que tem sido.

Diogo disse...

Texto irretocável, André. Assim como o do Paulo Santana. O do David Coimbra prefiro não ler.

Gaciba considerou normal o lance do gol colorado. É compreensível.

Joacir Carvalho disse...

Bah, mas vcs tao velho heim. Tao mostrndo uma foto do gremio de 2003? Nao tem nada mais recente pra mostrar? Ahhh é nao ganharam mais nada fas tempo né.

dale inter campeao gaucho 2011. Titulo ja comemorado a uma semans atras por quam achavca quew ja tava ganho.


he hehe
nao aprende nunca mesmo, né?