"Apreciar e deliberar sobre propostas de alteração estatutária objetivando a inclusão do denominado requisito “Ficha Limpa” para eleições aos Conselhos de Administração e Deliberativo do Grêmio."
Conforme o Artigo 69, §8, "c" do Estatuto do Grêmio uma mudança de estatuto precisa ser aprovada pelos "votos favoráveis da maioria dos membros do Conselho Deliberativo".
O Presidente Raul Régis iniciou a sessão lendo um requerimento para incluir o ex-presidente Hélio Dourado na calçada da fama, que foi prontamente aprovado pelo conselho.
Depois disso, foi esclarecido o requisito do artigo acima citado, que se fazia necessária a presença de 158 conselheiros na sessão. Contudo, apenas 127 conselheiros titulares haviam assinado a lista a de presenças, o que inviabilizou a votação.
O fato é revoltante. A sensação de que fica é de estar assumindo um papel de palhaço, indo até o Olímpico, com a disposição de colaborar e nada poder fazer em função da omissão de alguns conselheiros.
Depois disso alguns conselheiros fizeram considerações sobre o projeto e sobre a aplicação do artigo 66 do estatuto (que regula a frequência dos conselheiros).
O presidente Raul Régis esclareceu que a proposta da "ficha limpa" foi inicialmente encaminhada pelo ex-presidente Luiz Carlos Silveira Martins, mas que a eles se juntaram diversos movimentos no pedido. Raul Régis garantiu ainda que a proposta poderia ainda ser votada antes da assembleia geral que apreciará as mudanças aprovados pelo conselho e que, até o final da tarde, 58 conselheiros haviam justificado as suas ausências.
2 comentários:
Sinceridade... por que os presentes não votaram, depois poderiam ter requisitado os votos dos outros conselheiros junto com suas justificativas de falta?
Vai morrer alguém se quebrar um pouco o protocolo?
Imagino que muitos vão dizer que o estatuto é uma coisa séria, que não podemos brincar com o estatuto; mas fazer os conselheiros de palhaços já não é contrário ao estatuto?
Muitos gremistas viram conselheiros mas não comparecem às reuniões?! Revoltante mesmo!
Postar um comentário