quinta-feira, setembro 14, 2006

4-5-1

Ao contrário do que a Folha de São Paulo escreveu, o Grêmio joga no 4-5-1, e não no 3-6-1.
Ao contrário do que a Revista Placar escreveu, 3-6-1 não é um esquema alternativo do Gremio. Acho que desde que o Mano assumiu não mais se viu esquema com tres zagueiros no olimpico.

4-5-1 é o melhor esquema para o plantel atual do Grêmio. Foi o esquema usado por Itália e França na Copa. Foi o esquema que Dunga adotou contra Argentina. Contudo não é um esquema livre de problemas. O mais vísivel é a falta de aproximação do meio campo com o ataque.

No Grêmio essa aproximação é bem feita pelo Ramon. Ele, que inicialmente esta pela ala-esquerda, avança e soma-se ao centroavante. Aí o Grêmio joga bem e podemos ver as melhores atuaçoes de Ramon (que não é nenhum craque, mas no ataque vai bem). o Time fica (com a bola) num 4-2-2-2, sem a bola volta para o 4-5-1.

No jogo contra o Vasco, o lado esquerdo da defesa do tricolor estava vazando. Ramon foi obrigado a recuar para auxiliar na marcação, porém o Gremio perdeu a aproximação do meio com o ataque. Hugo também estava apagado, dando dribles no campo de defesa do Grêmio.

Uma solução que proponho é entrada de Léo Lima no lugar de Ramon. Assim cria-se a possibilidade de avançar Hugo para o ataque. Para que isso de certo, Léo Lima tem que ter maior entrega na marcação, algo díficil num jogador marrento ( o que muitos dizem que ele é). Sem a bola o Grêmio continuaria com o 4-5-1, mas com a bola se aproximaria de uma 4-4-2, com Tcheco na meia-direita; Leo Lima na meia-esquerda, Hugo centralizado no meio, sendo o jogador que mais se aproxima de Rômulo.

5 comentários:

Márcio C. M. disse...

A formação ideal na minha opinião é com o Léo Lima, porém o Hugo e Tcheco "entregando-se" mais na marcação e deixando o Léo Lima livre para criação, com seriedade e sem invencionismo. Assim que o Sandro voltar, colocaria o Jeovânio no banco e colocaria o Lucas no lugar que o Jeovânio ocupa hoje, pois me parece mto claro que o Lucas rende muito mais quando o Sandro joga como "1o. volante".

André Kruse disse...

É uma boa ideia tambem.
O lucas jogou bem de 1° volante, e gosto de ter o Sandro no time.

Pensei no Leo Lima no meio porque ele já jogou assim no santos e o Hugo ja jogou de atacante no Juventude, contudo me parece que o Hugo tem mais perfil de marcador mesmo.

Matheus disse...

u Léo Lima é titular, mais nao atuou nos ultimos 2 jogos por q estava machucado, i u time é esse, s/ mudanças, só acho que o Pedro Júnior tem q ficar no banco i o Rudnei nao pode mais joga, ele é mtu ruin

André Kruse disse...

Não sou muito fã do Pedro Jr.

concordo em relação ao Rudinei, ele poderia ao menos correr um pouco mais.

Márcio C. M. disse...

Eu acho que quem poderia receber uma oportunidade era o Paulo Ramos. Pouco vi ele jogando, mas gostei.