sexta-feira, dezembro 22, 2006

Exageros

No exagero das festas, até a imprensa se passou. Reza a lenda que a chegada do Grêmio em 83 levou 300 mil pessoas as ruas de porto alegre, será que procede essa informação? eu não sei dizer. Contudo, alguns jornalistas resolveram superar por conta própria o público do Grêmio, duvidando da inteligência dos leitores esses sujeitos simplesmente multiplicaram o público presente nas ruas. vejam:

Jorna O Sul, 20 de dezembro de 2006Jornal Zero Hora, 20 de dezembro de 2006:
"Porto Alegre não parou, mas andou devagarinho. Cerca de 500 mil colorados se mobilizaram ontem com o objetivo de ver e acenar para os campeões mundiais. Os 25 quilômetros entre a Base Aérea de Canoas e o Beira-Rio duraram inesquecíveis duas horas e 24 minutos"

É obvio que esta informação foi prontamente desmentida, mas o "estrago" já tinha sido feito.

Zero hora, 22 de dezembro:

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem... Acho que já chega, vamos virar a página porque 2006 tá custando a terminar =P

Anônimo disse...

huahuahuahuahuahuahu

Por que tu mesmo não foi lá e contou quantas pessoas tinham??

É impossivel dizer quantas pessoas haviam em 1983, na chegada do gremio. Assim como é impossivel afirmar a quantidade de publico que acompanhou a chegada do INTER, por vários motivos.

Mas isso, essa discussão, para mim, não faz o menor sentido. Afinal são numeros aproximados.

Obs.: Por que os gremistas se ofendem com tudo em relação ao INTER?

André Kruse disse...

Não me ofendi como gremista com essa noticia.

O que foi ofendido foi o bom senso.

Porto Alegre tem 1 milhão e 200 mil habitantes. Digamos que os colorados correspondam a 50% desse numero, seriam então 600 mil colorados.

Pela notícia, todos colorados de porto alegre saíram as ruas, todos.

Anônimo disse...

André, tu terias razão caso tivesse sido somente em Porto Alegre a manifestação. (Caso tivesse ocorrido no Salgado Filho, por exemplo).

Mas como essa manifestação veio desde de Canoas, na base aérea, COM CERTEZA, atraiu publico de outra regiões.

Muitos gremistas, amigos meus, ficaram brabos com essa informação do Publico na manifestação colorada (pois fazem uma comparação com a informação de 1983), mas esta não é uma comparação possível. Em 1983, COM CERTEZA, existia uma população menor, não só em POA, mas como em todo estado.

Mas da mesma forma que o numero de 600 mil foi aproximado (ou chute, mesmo) os 300 mil, de 1983, pode ter certeza, que se utilizou da mesma regra. Não poderia ser diferente.
Não existe um método científico, confiável para medir publico em movimento, principalmente em grandes distancia (Base Aérea / Beira-Rio).

Então, acredito que não seja correto dizer que o publico informado foi o publico de 1983 multiplicado por 2. Não acredito que quem divulgou essa informação, queira simples "alfinetar" os gremistas.

André disse...

Realmente, é bem provavel que quem publicou essa informação nao tivesse "mal-intencionado", apesar de duvidar da isenção de alguns jornalistas. o que houve foi exagero. algo muito comum nesses dias.

Quantas vezes vemos jogadores medianos sendo chamados de craque, outra vez um publico de 21.000 pessoas se transforma em "quase 30.000). Exageros.

Quando abro um jornal espero encontrar materias e informaçoes que sejam resultados de apuração jornalisticas. acho que não aconteceu isso nesse caso, talvez não tenha ocorrido tambem em 83. Uma pena