sexta-feira, junho 05, 2009

Brasileirão - Grêmio 3 x 0 Náutico


O primeiro tempo não foi de um jogo pegado ou corrido, e sim de um jogo mais estudado. As duas equipes tentavam valorizar a posse de bola no campo de ataque. O Grêmio era mais afobado, o Náutico era mais perigoso. Aos 6 minutos, Marcelo foi exigido pela primeira e única vez na partida, quando fez grande defesa no chute de Aílton. Aos poucos o tricolor foi se ajeitando em campo e tomando conta da partida, sem contudo criar grandes oportunidades. As conclusões de Fábio Santos, Tcheco e Souza (de cabeça) foram as que mais ameaçaram. Aos 37, Alex Mineiro deu um sensacional passe, achando Souza dentro da área, que teve calma para abrir o placar, de pé direito no canto direito de Eduardo.

O Náutico voltou a equilibrar o jogo na volta do segundo tempo e esteve muito perto de empatar a partida. Aos dois minutos, Carlinhos Bala perdeu grande chance, ao errar a passada e concluir para fora uma envolvente jogada de ataque do Timbú. O time de Autuori voltou a se encontrar em campo e passou a saber jogar com a vantagem conquistada. Maxi Lopez fez gol de centroavante aos 22, após certeiro cruzamento da direita. Souza fez o terceiro aos 35, após nova assistência de Alex Mineiro, que aproveitou a saída errada do Náutico. o Grêmio ainda teve chance de ampliar(o que seria um exagero) mas não o fez.

O time não só conquistou três pontos, como também uma maior tranquilidade para trabalhar nos próximos 10 dias.


No estádio, vendo o jogo de trás da goleira, fiquei com a sensação que Souza estava impedido no primeiro gol. O "gancho" dificulta a definição do momento do passe, ainda assim a posição de fora de jogo do Souza era bastante clara.

Um gol de Maxi e dois de Souza. Encerrou-se ali qualquer tentativa de se criar uma crise.

Gostei da entrada de Douglas Costa, mas não teria sacado o Alex Mineiro.

Joílson entrou, acertou um belo cruzamento na sua primeira jogada. Foi bem no restante das suas ações. Estragou sua atuação com duas faltas desnecessárias, especialmente a primeira.

O que será que Réver estava pensando quando tentou fazer aquele gol com a mão?

Autuori confirmou na coletiva algo que eu já havia observado antes: Léo está orientado a sair mais pro jogo, bem aberto pelo lado direito. Réver tem se resguardado mais.


No jogo contra o San Martín, entrei cedo no estádio e me submeti a uma experiência gastronômica nos bares do Olímpico. Nada agradável. Hoje inaguraram um novo bar na geral, bem no meio do campo, embaixo do placar. Uma senhora mudança. Interessante também a colocação de 4T TVs no teto (que ainda não estavam funcionando). Creio que poderia ter sido melhor divulgada tal inauguração.

Antes do jogo fui entrevistado pela Grêmio TV, na entrada do portão 10. Gostei das perguntas feitas.

Sei que tava frio, que o horário era ruim, que a última atuação foi frustrante. Ainda assim o público de 10 mil pessoas é decepcionante. (Tendo em vista que o clube tem 50 mil sócios).

Não haverá camisas tricolores de mangas cumprida? Será sempre usado uma "malha" azul por debaixo da camisa de jogo? Sei que é isto que alguns times europeus andam fazendo (Como Chelsea e Liverpool), mas são equipes de uma cor só.

Fotos: Terra, ClicRBS e Grêmio.net

Grêmio 3 x 0 Náutico
Souza 36´
Maxi Lopez 67´
Souza 80´
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo, Réver e Rafael Marques; Ruy (Joílson), Adílson, Tcheco, Souza e Fábio Santos; Alex Mineiro (Douglas Costa) e Maxi López (Herrera).
Técnico: Paulo Autuori

NÁUTICO: Eduardo; Gladstone, Vágner e Negretti (Júnior); Eduardo Eré, Ailton (Dinda), Johnny, Galiardo e Anderson Santana (Anderson Lessa); Carlinhos Bala e Gilmar.
Técnico: Waldemar Lemos

5ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009
Data: quinta-feira, dia 4 de junho de 2009, 21h00min
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Público total: 10.793 (9.215 pagantes)
Renda: R$ 135.483,50
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Cláudio J. de Oliveira Soares (RJ)
Cartões amarelos: Réver, Ruy, Tcheco, Joílson (G) Aílton, A. Santana, Johnny, Galiardo (N)
Cartões vermelhos: Joílson (GRE), 46 do 2ºt
Gols: Souza, aos 37 do 1º tempo e aos 35 do 2º tempo; Maxi López, aos 22 do 2º tempo

18 comentários:

Francinei Bentes disse...

Ontem gostei do time, acho que a melhor coisa que poderia ter havido foi a expulsão do Jonas naquele jogo na Bahia.
O Alex Mineiro está aos poucos recuperando a velha forma, e não desempenhando tanto o papel de matador, servindo mais de "garçom", pode ser um bom companheiro para o Máxi Lopez, porque o Jonas é um bom atacante (para o Grêmio sim, mas o Barueri ou o Bagé...).
E vamos nos concentrar em LA COPA!

Eduardo Doria disse...

Pensei que nao fariam algo pior que a camiseta tricolor esse ano. Me enganei. Pior que ela só a versao manga longa da mesma.

Publico pequeno pelo frio mesmo creio eu. Não sei ate que ponto a greve do metro afetou também.

Gustavo disse...

Eduardo, não era uma camisa manga longa, era uma malha azul por baixo da camiseta, como o próprio André K menciona no texto. Não fica bem, de fato.

André, tu tá virando celebridade!

André Kruse disse...

Frank, gostei do Alex Mineiro também. Acho que ele pode formar uma boa dupla com o Maxi.(Pena não terem sido testados juntos antes)

Gustavo, pelo jeito aquilo lá é a versão de manga longa.

Só fui entrevistado pela simples razão de que não tinha mais ninguém na volta do Repórer (Márcio Neves) e eu tava passando por ali.

Márcio C. M. disse...

Impressão minha ou o calção ainda é o mesmo do ano passado?

Souza fez dois gols mas não me engana, vi apenas o primeiro tempo e o dele foi péssimo, assim como o de todo time.

Anônimo disse...

André, gracias pelo comentário lá no blog e a referência no twitter.

Com relação a entrevista à Grêmio TV, trabalhei com o Márcio quando da minha passagem pela Comunicação do clube. As perguntas foram legais pelo simples fato de terem sido feitas pelo melhor repórter. Além de ser um grande amigo, o Márcio é um melhores profissionais da área. Sabe muito!

Beijos
Aline
gremiocopero.com

Lourenço disse...

A concomitância com a Libertadores também atrapalha. Lembro dos jogos do Brasileiro 2007, no fim de semana, também não tinham o público muito bom.

Lourenço disse...

Souza é muito gente boa, mas é falastrão demais e já é a segunda vez no ano que reclama da torcida.

Lourenço disse...

Sobre o tópico anterior

Fortunati e Fogaça estão envolvidos no projeto Arena como representantes de Porto Alegre, não do Grêmio, que deve ter designado conselheiros para essa função. Não separar essas funções é preocupante, haja vista o Noveletto.

André Kruse disse...

Aline, eu gosto bastante do trabalho do Márcio.

Lourenço, as frases do Fortunati já seriam bastante ofensivas se vindas de um colorados. Vinda de um conselheiro gremista entao

Lourenço disse...

Eu não vi nada ofensivo ali, mas isso é questão de opinião, claro. Só que os artigos que tu grifou dão a entender que tu sugeres que o Fortunati e o Fogaça devem atuar na escolha dos estádios levando em conta suas condições pessoais de conselheiros do Grêmio, do que discordo.

André Kruse disse...

Dizer que o Grêmio pode fazer um estádio novo para oferecer com campo de treinamento é algo bastante ofensivo.

Pelo estatuto eles devem sim atuar em defesa dos interesses do Grêmio . O problema talvez esteja na incompatibilidade da função por eles exercida e o fato de eles serem conselheiros.

Poderiam amenizar isto adotando uma postura mais neutra, mas nem isto eles estão fazendo

Sancho disse...

O estádio do Palmeiras será MUITO MELHOR e mais moderno que o do São Paulo, e não há qualquer problema lá em qual estádio será utilizado no Mundial. Aqui, é que estamos com essa picuinha. A Arena é para o GRÊMIO; não, para a Copa.

Augusto disse...

para de te fazer de salame e diz quais foram as perguntas, hehe.

daniel ferraz disse...

mandei um e-mail pra ti e não obtive resposta alguma! poderia ser, sem recentimentos podeteriores pode ter certeza, uma resposta bem curta, do tipo: "não!" "não sei!" "não faz parte do meu conteúdo/blog/serviço/trabalho". Continuo acompanhando o blog, pq é realmente bom! Mas o teu "atendimento" deixa a desejar!
Um abraço! Daniel Ferraz.

André Kruse disse...

Daniel, não recebi e-mail algum.

De qualquer forma, repete a tua pergunta por aqui e eu vejo se posso te ajudar.

André Kruse disse...

Augusto, perguntas relativamente simples, sobre o frio, torcida, interesse pela Libertadores, 3-5-2 X 4-4-2, posição do Tcheco, etc..

André Kruse disse...

Daniel,

Outra coisa, o blog não é meu serviço nem trabalho, faço sozinho, por hobby no tempo que me sobra.