quarta-feira, julho 15, 2009

Brasileirão 2009 - Coritiba 2x1 Grêmio



"A importância de uma vitória fora de casa"

Esta era a manchete de uma das notícias publicadas no site do Grêmio. De fato uma vitória fora era importante. Como é em todo campeonato. Não há nenhuma novidade, todos sabem disso.

Ocorre que, em 5 jogos fora, o Grêmio somou apenas 1 ponto. Perdeu hoje uma das melhores, senão a melhor, chance de sair vitorioso como visitante pela primeira vez neste campeonato

Jogo começou estudado, com o Grêmio esperando e marcando bem o Coritiba. Cedo o tricolor abriu o placar: Descida de Fábio Santos pela esquerda, Jonas se movimentou bem, abriu na ponta, cortou para o meio, bateu mal e ainda assim venceu Vanderlei. 1x0 que facilitava as ações gremistas.

Não era difícil atacar o Coritiba, sua linha defensiva era muito limitada. Mas Jonas, com seu tradicional problema de acabamento, e Alex Mineiro, cavalo cansado, perdiam chances de liquidar o jogo.

Ainda assim o Grêmio neutralizava o Coxa e garantia a vitória parcial. Isso até o final do primeiro tempo. Aí, por 3 minutos, a imaturidade tomou conta do time do Grêmio. Foi o suficiente para sair derrotada do Paraná.

45 minutos e 30 segundos. Juiz havia sinalizado 1 de acréscimo. Hora de tocar a bola e levar a vantagem para o vestiário. Mas o time resolve arriscar a ida ao ataque. Não bastando isso, perdeu por duas vezes o rebote. Ninguém quis fazer a falta. Na sorte e na insistência Carlinhos Paraíba iniciou contra-ataque e seu conterrâneo Marcelinho fez um golaço. Já passavam alguns segundos do minuto de desconto sinalizado, mas isto pouco importa.

2 minutos de segundo tempo. Thiego cerca Douglas junto a linha de fundo. Leva um tapa. Poderia cair no chão ou ignorar o lance. Só não poderia fazer o que fez. Grêmio com um a menos e uma vitória fácil indo ralo abaixo.

Aos 7, Alex Mineiro perde bola boba no meio campo, o Coritiba consegue articular sua última jogada de ataque na partida. Cruzamento de Marcos Aurélio e gol de Ariel.

Autuori mexeu no time, deu algum resultado, muito embora Makelele e Joílson tenham ficado batendo cabeça. Jonas (pra variar) perdeu boa chance de cabeça. O Coritiba dava graças a deus pela vitória 'achada", pois se atrapalhva com a bola, não trocava mais do que dois passes e não voltou a ameaçar a meta de Victor.

3 pontos jogados no lixo em 3 minutos.

Uma noite muito revoltante.

Fotos: Coritiba e ClicRBS

Coritiba 2 x 1 Grêmio
Jonas 9´
Marcelinho Paraíba 45+1
Ariel 52´

CORITIBA: Vanderlei, Rodrigo Heffner (Rodrigo Pontes, 39'/2T), Cleiton, Démerson e Douglas Silva; Leandro Donizete, Pedro Ken, Carlinhos Paraíba, Marcelinho Paraíba; Marcos Aurélio (Bruno Batata, 24'/2T) e Ariel.
Técnico: René Simões.

GRÊMIO: Victor; Thiego, Leo, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Maylson (Joílson, 23'/2T) e Tcheco; Jonas (Perea, 28'/2T) e Alex Mineiro (Makelelê, 10'/2T).
Técnico: Paulo Autuori.

11ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009
Data: 15/07/09, quarta-feira, 19h30min
Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Público total: 18.878 (16.403 pagantes)
Renda: R$ 254.685,00
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Ricardo de Almeida (RJ) e Claudio José de Oliveira Soares (RJ)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba, Rodrigo Pontes (CTB); Léo, Maylson, Fábio Santos, Victor (GRE)
Cartão vermelho: Thiego (GRE) aos 2 minutos do 2ºtempo.
Gols: Jonas (9'/1T), Marcelinho Paraíba (46'/1T), Ariel (7'/2T)

2 comentários:

Gustavo disse...

Concordo que o Thiego levou um tapa, mas precisa chutar o magrão na frente do bandeira? Tipo, alguém tem que dizer pra ele "relaxar, miguxo", nessas horas.

Até porque ele pode ser péssimo na função de lateral, mas é um bom defensor, na minha opinião.

Sancho disse...

O tapa, "ninguém" viu. Já o chute, foi uma declaração requerendo a expulsão sumária. Poderia ter ido direto para o vestiário, nem precisava esperar o cartão.

Concordo que o time arriscou no final do PT, mas é que podia. Estava jogando melhor, havia grande chance de ser o último lance antes do intervalo. O contra-ataque sequer foi perigoso. A defesa estava bem postada, e eram 3 deles contra 5 nossos. Ao Marcelinho só restava o chute. Ele foi feliz. Acontece.

O que não pode acontecer é o que se passou com o Thiego! Será possível?! Jonas, Joílson, D. Costa e Thiego cometeram a MESMA CAGADA neste campeonato, e estamos recém na 11ª rodada...

Por fim, o jogo contra o Flu no Rio também era para ter ganho e com sobras. Acho até que foi mais fácil.

Um abraço.