Fiquei sabendo sobre este livro, "A história das camisas dos 12 maiores times do Brasil" de Rodolfo Rodrigues e Paulo Villena Gin, lançado pela editora Panda Books, no programa Loucos por Futebol, através do apresentador Marcelo Duarte, que coincidentemente também é o dono da Panda Books.
Achei a idéia boa, mas fiquei com um pé atrás. Acabei ganhando o livro, que me supreendeu. É muito bem feito, até onde apurei, a parte do Grêmio está perfeita, nos menores detalhes.
Claro que na internet é possível encontrar desenhos mais bonitos dos uniformes, mas os que estão no livro são precisos.
Outra coisa que me agradou no livro foi uma escolha feita no livro. O capítulo de cada time é apresentado por um depoimento de um jogador. No do Grêmio o escolhido foi Tarciso. Justo. Não só pelos títulos, pelos mais de 10 anos de clube, pelos 258 jogos em campeonatos brasileiros (78 gols, recordista do Grêmio neste competição até aqui), mas por tudo que representa.
O depoimento dele é bem interessante. Destaco uma frase em especial:
“Vestir a camisa do clube com dignidade durante tanto tempo foi simplesmente inesquecível. O Grêmio é tudo na minha vida.”
4 comentários:
E tem gente que vota no Ronaldinho em enquete de "melhor Grêmio da história" e deixa o Tarciso de fora. Vai entender...
Eu não consigo entender.
Nessa linha de livros e mercado editorial, há um boato que dá conta que o atraso de uma certa do obra do Grêmio acontece por essa mania de votar no dentuço pilantra para o melhor grêmio
Dentuço pilantra? Acho melhor acostumarem-se com a idéia...
eu vi o livro ontem na cultura. o que mais me incomodou é que todas camisas tem o mesmo tom de azul - com exceção de três ou quatro que usam o celeste. é só entrar em qualquer loja do grêmio pra saber que, infelizmente, isso tá bem longe de ser real.
Postar um comentário