domingo, agosto 16, 2009

Brasileirão - Grêmio 4 x 1 Flamengo


Grêmio e Flamengo bastante desfalcados. O Rubronegro tinha o artilheiro do campeonato e o tricolor o seu retrospecto em casa. O jogo começou franco, aberto, mas sem muitas chances de gol. O time de Autuori parecia mais lúcido em campo. Aos 14, Douglas deixou para Jonas chutar. Bruno se complicou e cedeu o escanteio. Jadílson cobrou, bola cortada, Grêmio pegou o rebote, Jadílson acionado novamente na ponta esquerda, novo cruzamento e gol de Perea, cabeceando entre as pernas do arqueiro flamenguista.

O tricolor se acomodou com o gol. O Flamengo ameaçava com uma mesma jogada: Pivô feito pelos atacantes para a entrada dos alas na diagonal. Foi assim que, aos 25, Everton recebeu de Adriano e empatou a partida. O jogo ficou ruim pro Grêmio, o Flamengo seguiu explorando as costas dos laterais e só não virou o jogo por causa das milagrosas defesas de Victor: Aos 33 em lance de Everton Silva, aos 34 com Adriano e aos 43 em jogada de Emerson.

Autuori tirou Jadílson e colocou Bruno Collaço. Resolveu o buraco na lateral-esquerda. Grêmio ia pro ataque. Aos 4, Jonas fez fila, mas parou em Bruno. Na sequência, escanteio batido, cabeçada de Rafael Marques e nova defesa do camisa 1 rubronegro. Com Adílson e Túlio adiantados, o Grêmio tinha dificuldade em criar. Em nova deixada de Douglas Costa, Réver fez baita jogada, avançando a dribles, chutou da entrada da área e Bruno colaborou: 2x1.

Vantagem no placar e Autuori faz um troca que renderia à Celso Roth uma crucificação: Tirou Douglas e colocou Joílson. Aos 13, Perea ficou cara a cara com Bruno, mas não aproveitou. Flamengo só voltou a ameçar em contra-ataque proporcionado por erro em cobrança de falta gremista. Mais uma vez Victor fez grande defesa em chute de Emerson. Com mais sorte do que juízo, o Grêmio matou o jogo aos 36 minutos do segundo tempo. Passe magistral de Réver, pênalti cavado, mas efetivamente sofrido, por Perea. Jonas converteu. No apagar das luzes, Joílson foi derrubado ao entrar na área. Novamente Jonas foi pra bola, e fez valer a máxima de que "pênalti bem batido é o que entra".


Resultado enganoso (Não usaria o termo "mentiroso" como disse o treinador flamenguista).

Nada mais estranho do que golear e ter em seu goleiro o melhor jogador em campo.

A "baixa" produção gremista até é compreensível pelos desfalques, mas nada justifica os excessivos erros defensivos.

Réver jogou uma enormidade de volante. Foi ofuscado pela magistral jornada de Victor (que foi sabiamente reconhecida pela torcida)

Mário Fernandes é o titular da lateral direita. Na esquerda, Collaço merece ser melhor observado.

Gostei de Perea, especialmente por buscar o jogo e cair nos dois lados do campo.

Grêmio termina o turno com a surreal situação de ser o melhor mandante e o pior visitante.

fotos: Grêmio.net, Uol e ClicRBS

Grêmio 4 x 1 Flamengo
Perea 14´
Everton 25´
Réver 56´
Jonas (pênalti) 81´
Jonas (pênalti) 88´

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Leo, Rafael Marques e Jadilson (Bruno Collaço, Intervalo); Réver, Adilson, Túlio e Douglas Costa (Bruno Paulo, 14'/2ºT); Perea (Maylson, 45'/2ºT) e Jonas
Técnico: Paulo Autuori.

FLAMENGO: Bruno, David, Aírton, Ronaldo Angelim; Everton Silva (Denis Marques, 34'/2ºT), Willians, Lenon, Fierro (Camacho, Intervalo) e Everton; Emerson e Adriano
Técnico: Andrade.

19ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2009Data: 16/8/2009, Domingo, 16h00min (horário de Brasília)Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)Público Total: 21.752 (19.535 pagantes)Renda: R$ 375.506,50Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)Auxiliares: Carlos Berckenbrock (Fifa-SC) e Marcelo Van Gasse (SP)Cartões amarelos: Joílson, Túlio (GRE); Emerson, Willians, Adriano e David (FLA)Gols: Perea, aos 14min do e Éverton, aos 25min do 1º tempo ; Réver aos 11min, Jonas aos 36min e 43min (ambos de pênalti) do 2º tempo

5 comentários:

Márcio C. M. disse...

"...Autuori faz um troca que renderia à Celso Roth uma crucificação: Tirou Douglas e colocou Joílson..."

Cara eu pensei EXATAMENTE a mesma coisa, pensei, amanhã vou entrar cedo no Grêmio 1983 pra comentar isso hehehe.

Autuori confirmou Collaço como titular já na coletiva.

No PFC Batista desqualificou as defesas de Vitor como "sorte de adivinhar o canto, pois se o atacante dá um rabo-de-vaca e yada yada yada".

Gustavo disse...

Vai ver que o Batista pensou "só pegou porque o Adriano é RUIM"

Inexplicável a substituição do Douglas Costa. Até porque, desta vez, ele estava jogando bem. O Perea foi o melhor dos atacantes, mas pra mim, não fez grande coisa. Embora aquela jogada do Jonas no começo do 2T foi digna.

Tenho medo de deixar o Réver de volante, pois a zaga falhou muito, ontem.

Vanessa disse...

O Jonas também levou cartão amarelo.

André Kruse disse...

Gustavo e Márcio,

Batista sem o Paulo Brito não é a mesma coisa.

Vanessa, tens razão. Um cartão bobo, diga-se de passagem.

Márcio C. M. disse...

AK, te sugeri a pauta, mas como tu não escreveu sobre, escrevi eu mesmo e coloco o link aqui para apreciação dos colegas: Marketing de oportunidade no futebol (http://is.gd/2lhpT)