domingo, agosto 22, 2010

Brasileirão 2010 - Ceará 2 x 1 Grêmio


O Grêmio levou gol no primeiro e no último minuto de jogo. Obviamente que não existe momento certo para um time ter sua meta vazada, mas um revés nesses períodos é sempre potencializado.

O jogo praticamente começou com 1x0, e com isso toda estratégia planejada ao longo da semana foi pro espaço. Não dá pra entender como o time do Grêmio permite que o adversário levante uma bola na sua área com 40 segundos de partida. Mais difícil ainda de entender é o que Willian Magrão pretendia com aquela cabeçada. Contudo, mesmo mal em campo, o Grêmio reagiu no primeira etapa. Jonas pegou um rebote presenteado pelo zagueiro de Ceará, mas chutou fraco. Douglas tentou bater falta direto, mas Diego colocou para escanteio. Na cobrança, a bola foi posta na área e Anderson marcou contra, aos 24 minutos de jogo. Aos 33, o árbitro não marco o toque de Ozeia dentro da área (interpretou como não intencional?). Pouco depois, ignorou a simulação de Washigton na área tricolor, mas aos 44 inventou uma penalidade de Rafael Marques (de quebra mostrou cartão para o zagueiro e Victor). Fabrício cobrou mal e Victor fez boa defesa. Com tudo o que aconteceu, é possível dizer que o placar do primeiro tempo não foi de todo ruim.

Para a segunda etapa, Renato fez uma mudança que era óbvia. Borges no lugar de um defensor (Ozeia, que corria sério risco de expulsão). Contudo, o time não melhorou. Jonas e Douglas desapareceram do jogo. O Grêmio recuou demais, marcando a partir da sua intermediaria defensiva (Souza virou volante), sem nenhuma perspectiva de contra-ataque. Victor salvou em algumas ocasiões, mas nada pode fazer quando Geraldo ficou livre dentro da área aos 45 minutos do segundo tempo.

Link
No 3-6-1, Jonas segue isolado e longe do gol. Não gosto de ver os meias e os atacantes recebendo a bola de costas e não entendi porque o time insistiu tanto em fazer um jogo curto (de toquinhos), no primeiro tempo.

Fábio Santos não tem se portado como ala. Fica sempre no meio do caminho e não fecha pelo meio, barrando eventuais subidas de Neuton.

Victor talvez tenha sido o único destaque positivo gremista.

Não entendi bem o que Renato pretendeu com a entrada de Fernando. Talvez fosse o caso de colocar André Lima ou Leandro no time (que carecia de presença ofensiva). Ou talvez seja muita ingenuidade minha ainda esperar alguma coisa do Leandro.

Ontem era mais uma boa ocasião para o Grêmio usar uma camisa azul celeste.

Fotos: Uol e Terra

Ceará 2 x 1 Grêmio
W.Magrão (contra) 1'
Anderson (contra) 25'
Geraldo 90´

CEARÁ: Diego; Fabrício, Anderson e Diego Sacoman; Michel, Careca (Heleno, intervalo), João Marcos, Ca milo e Júnior Cearense (Geraldo, intervalo);Wellington Amorim (Magnjo Alves, 21/2ºT) e Washington.
Técnico: Mário Sérgio.

GRÊMIO: Victor; Edilson, Ozéia (Borges, intervalo) e Rafael Marques; Ferdinando, Neuton, Jonas (Maylson 33/2ºT), Souza e Douglas (Fernando 22/2ºT); William Magrão e Fábio Santos.
Técnico: Renato Portaluppi

15ª Rodada - Campeonato Brasileiro 2010
Data: 21 de agosto de 2010, sábado, 18h30min

Estádio: Castelão, em Fortaleza - CE
Público: 14.981 pagantes
Renda: R$ 204.615,00.
Árbitro: Cláudio Luciano Mercante Jr. - PE
Assistentes: Clériston Cley Barreto (SE) e Luiz Carlos Câmara (RN)
Cartões amarelos: Camilo, Michel e J. Marcos ; Victor, Borges, Ozéia e R. Marques
Gols: William Magrão, contra 45segs/1ºT); Anderson (contra, 25/1ºT) e Geraldo (44/2ºT).

7 comentários:

Eduardo disse...

Até na TV era ruim de ver o jogo por conta das camisetas. Ainda tem Botafogo e Atletico por ai.

O Magrão achou q tava atacando.

O gol logo de cara ferra sim com tudo e mais um pouco, mas a atitude do Gremio com o 1 a 1 no placar foi muito sem vergonha.
Pediu pra levar gol o jogo todo. Era pra ser uma goleada. E os toquinhos de calcanhar me tiram do sério. Por vezes tem gente livre e ha insistencia de toque pra la e pra cá.

No pos jogo o argumento do Duda foi que esse mesmo esquema contra o Goias deu certo, pq hj nao deu?
Porra, é só ver onde ta o Goias na tabela.

Daniel Mega disse...

O problema do Grêmio não é 3-6-1, 4-4-2 ou qualquer esquema. O único problema do Grêmio é não ter continuidade. Mudamos todo ano uma média de 15, 16 jogadores do plantel.

Como um time pode ter êxito assim??
É impossível.

Olhem o levantamento que eu fiz no blog (http://peleiagaucha.blogspot.com/2010/08/pensando-bem-sempre-vitorias.html#comments) em que escrevo e verão como o Grêmio tem um problema sério. Mesmo se ficarmos no meio da tabela devemos manter esse plantel ai. Com no máximo 2 ou 3 contratações e dispensas, futebol não é seqüencia?

Dinho Cangaceiro disse...

Tá difícil de assitir um jogo do Grêmio sem se irritar. Pior ainda é ler discursos conformistas, sem nenhum comentário sobre a real ameaça de rebaixamento e a má vontade de certos jogadores.

O problema do Fábio Santos não é posicionamento, mas ruindade. Ainda não deu para perceber.

Estou pouco me lixando (para não dizer outra coisa) se a camisa é branca ou celeste, bonita ou feia, quero ver futebol. Existem outras áreas para discutir moda. Ou mude o nome do blog para Jaques Le Clair.

Realmente, o pior aconteceu, nos tornamos eles.

Gago disse...

O Meira mandou embora o Leo e o Réver e renovou até 2012 com o Rafael Marques que era reserva dos dois. O Guerra não agüentou ser efetivado e com o poder nas mãos mandou nosso zagueiro mais completo embora, Rodrigo... justamente na véspera de um jogo importante... em que o Grêmio perdeu levando um gol aos 8min de jogo. Negociar a volta do Leo é a prova de que nossa direção de futebol não tem conhecimento e nem colhões para a função. Deveriam entender as necessidades do time e não apenas contratar jogadores que se destacaram no passado. O Grêmio precisa parar de colocar conselheiro para ser diretor de futebol e começar a contratar profissionais experientes.

LUIS / SOCIO disse...

O PROBLEMA ESTA " DENTRO DO GREMIO OK " . CONSELHEIROS E DIRIGENTES PERDEDORES , OMISSOS , SEM COMPROMETIMENTO COM O CLUBE OK , QUE NAO SABEM NADA DE CONTRATACOES de BONS JOGADORES , QUALIDADE . TEMOS QUE LIMPAR O CD ok . E TIRAR ESTES AMADORES DO GREMIO ==== SITUACAO e G 6 JAAAAAAAAAA . ODONE ou 3 VIA JAAAAA . ACORDEM SOCIOS , FORA DUDA E CIA / CACALO e KOFF . SE ASSOCIEM TRICOLORES PARA SALVAR O TEU GREMIO OK .

Giosepe Bica disse...

Bueno,

Desatenção, gol no início e no fim, pura desatenção. No segundo o "chorão" poderia ter feito embaixadinhas antes de concluir tamanho ero o espaço que deixaram para ele. Douglas, Hugo, Borges, Rockembach, leandro... Tá na hora de mandar esse pessoal embora e daria para trazer 2 bons jogadores extrapolando o teto salarial do DUDA que vem acabando com o time. Para ganhar títulos e dinheiro TEM QUE GASTAR, pela lógica atual economizamos em tudo, trazemos um monte de pernas de pau e não ganhamos nada. Não vimos ainda a cara do Renato no time e temos que dar tempo e crédito à ele, mas sem material humano vai ser F...

Eduardo Altmann disse...

O problema que o Renato custa a perceber é que Douglas e Souza juntos no meio campo é inviavel. No primeiro tempo o time ficou sem alternativa ofensiva com o Jonas sumido no meio dos zagueiros. No segundo, com Borges, o Gremio perdeu a pegada no meio campo, por isso a entrada do Fernando foi necessária. Vai ter que tocar nesses medalhões, e urgente.