sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Carlos Alberto - Onde jogará?

Eu gostei da vinda de Carlos Alberto. É um baita jogador. Tem um problema mais antigo de episódios de indisciplina e um problema mais recente de lesões, de modo que sua contratação tem um risco um pouco maior do que o já inerente a qualquer transferência.

Contudo, Carlos Alberto é um atleta novo (26 anos), com qualidade muito acima da média. O clichê do "não desaprendeu a jogar" cabe aqui. Além disso, é um velho conhecido de Renato, que recomendou sua vinda. O Grêmio qualifica o seu plantel e a conclusão mais óbvia é que o treinador passa contar com uma alternativa concreta para Douglas.

Também é de se pensar em como utilizar Douglas e Carlos Alberto no mesmo time. Uma alternativa seria a de abandonar o losango no meio de campo e passar para um 4-4-2 mais clássico, com um meia-direita e um meia esquerda, recuando Lúcio para a lateral.


Não me agrada muito esta idéia. Considero que um dos grandes trunfos táticos do time de Renato é a utilização de Lúcio na meia. Foi a solução encontrada para a ausência de uma atacante velocista (Que já era um pedido de Autuori). A passagem rápida de Lúcio possibilita o contra-ataque veloz e gera a movimentação necessária para que se crie espaço para os avanços dos demais meio campistas. Não seria tão fácil mexer neste arranjo.


Na minha avaliação, a melhor fase da carreira de Carlos Alberto foi no Porto de Mourinho, campeão da Champions League em 2004. Ali ele jogava como um segundo atacante (ou quinto homem de meio campo) um pouco aberto pela esquerda, enquanto Deco fazia a função do armador mais centralizado. No Vasco ele alternava entre o meio e o ataque, mas acho que é no espaço deixado por Jonas, mais junto ao gol que o novo contratado pode contribuir mais para o Grêmio.

Sera que é isso que Renato está pensando? Será Carlos Alberto irá corresponder? Isso só o tempo vai dizer.

7 comentários:

Anônimo disse...

Exatamente isso que eu acho melhor também. Tanto pro Grêmio quanto para o Carlos Alberto.

Pelo que falam, Escudero pode fazer o que o Lúcio faz, aí ele volta pra lateral.

Mais uma coisa: é imprensão minha mas o Collaço jogou muito bem contra o Liverpool? Tava veloz e quando tava meio apertado se preocupava em pelo menos colocar a bola na área para alguém disputar ao invés de tentar cruzar bonitinho e isolar a bola.

Anônimo disse...

Exatamente isso que eu acho melhor também. Tanto pro Grêmio quanto para o Carlos Alberto.

Pelo que falam, Escudero pode fazer o que o Lúcio faz, aí ele volta pra lateral.

Mais uma coisa: é imprensão minha ou o Collaço jogou muito bem contra o Liverpool? Tava veloz e quando tava meio apertado se preocupava em pelo menos colocar a bola na área para alguém disputar ao invés de tentar cruzar bonitinho e isolar a bola.

Jonas disse...

Acho que Carlos será banco. Seu aproveitamento depende da chegada de atacante que está para ser contratado, possivelmente Juan Martinez, do Vélez.

Pra mim, mantêm-se o losango.

victor, gabriel, paulão, rodolfo e lúcio; rocka, pacheco, escudero e douglas, martinez(caros alberto) e andré lima(borges)

Daniel disse...

Jonas, o Grêmio não deve contratar outro atacante, ja que só tem direito a inscrever mais três jogadores na segunda fase da Libertadores (Rodolfo, Escudero e Carlos Alberto). Ele pode até ser banco, mas só se for do Viçosa ou até do Douglas.

cristiano disse...

olha, para mim, retira-se viçosa e no lugar dele, para a função de jonas utiliza-se ou carlos alberto OU escudeiro.

lucio vai para lateral, no lugar dele no meio campo ou escudeiro ou carlos alberto.

e peloamordedeus tragam um cherifão estilo dinho. CHEGA DE ATACANTE.

Diogo disse...

A segunda opção é melhor, sem dúvida. Lúcio tem que continuar na meia.

Anônimo disse...

Ótimo. Agora, onde colocar o Escudero?