terça-feira, março 18, 2014

1979 - Newell´s Old Boys 1x3 Grêmio


O último confronto entre Newell´s Old Boys e Grêmio em território argentino ocorreu em maio de 1979, pelo Torneo Ciudad de Rosario (ou Semana de Mayo). A princípio pode parecer estranha essa competição típica de início de temporada jogada no mês de maio, mas há uma explicação: O campeonato argentino estava parado em função de uma excursão de Seleção Argentina a Europa (onde enfrentaria Holanda e Itália). As equipes de Rosario aproveitaram a folga no calendário para organizar esse torneio, convidando Grêmio (que havia deixado uma boa impressão nos argentinos após uma sequência de 3 vitórias contra Independiente, Colón e R.Central em fevereiro daquele ano) e Lazio.

No dia 20 de maio, o Rosario Central superou o Lazio por 3x0 na primeira semifinal no Gigante de Arroyto. Cinco dias depois, numa tarde de sexta-feira (feriado na Argentina) o Newell´s recebeu o Grêmio no seu estádio. Os leprosos tinham algumas figuras interessantes no seu plantel, como o zagueiro Daniel Killer (reserva de Passarella na Copa de 1978), mas não puderam contar com Américo "Tolo" Gallego, que servia a seleção. Já o tricolor tinha o desfalque de Éder Aleixo, suspenso pela Conmebol em função da sua expulsão contra o Colón de Santa Fé. 

O Grêmio contou com a experiência de Manga, Ancheta e Paulo César Caju para vencer o time da casa por 3x1. Mas o grande destaque foi André Catimba, que anotou num hat-trick na partida. Para participar do torneio o clube recebeu Cr$ 750.000,00 (cerca de 30 mil dólares na época).



Fotos: Antônio Carlos Mafalda (Zero Hora)

Newell´s Old Boys 1x3 Grêmio

NEWELL´S:  Civarelli; Agueropolis, Jara, Killer e Sperandio; Bigolin, Giusti e Alfaro; Sanchez (Almiron), Yazalde e Santamaria
Técnico: Jose Yudica

GRÊMIO: Manga; Eurico, Ancheta, Vantuir e Dirceu; Vitor Hugo, Jurandir e Paulo César Caju; Tarciso, André (Baltazar) e Jésum (Leandro)
Técnico: Orlando Fantoni

Torneio "Semana de Mayo" - Semifinal
Data: 25 de maio de 1979, sexta-feira, 15h30min
Local: Estádio El Coloso del Parque
Juiz: Alberto Clerc (ARG)
Gols: André, aos 9 minutos do primeiro tempo; André aos 2 minutos, Yazalde (de pênalti) aos 17 minutos e André aos 19 minutos do segundo tempo.

Nenhum comentário: