É sabido que a primeira Copa do Mundo que contou com numeração nas camisas dos atletas foi a de 1950, mas a introdução dos números nos fardamentos pode ser atribuída aos clubes ingleses na década de 30, tendo como grande paradigma a final da Copa da Inglaterra de 1933, disputada entre Everton e Manchester City.
Ao que tudo indica o Grêmio só foi implantar a numeração juntamente com o primeiro mundial disputado em solo brasileiro. Em imagens de setembro de 1949 vemos o time usando o fardamento tricolor sem qualquer número aparente. Já no ano seguinte, podemos ver claramente (na foto acima) o número 3 estampado na camisa do zagueiro Joni, que disputa a bola com o camisa 11 Medina, na vitória de 5x1 do Grêmio sobre o Renner. Também aparecem no lance o goleiro Fassina e Heitor.
Interessante que esse número era preto, e posteriormente a numeração na cor branca se tornou a mais comum nas camisas titulares do Grêmio.
2 comentários:
Ótima reportagem! Interessante saber sobre a hostória do nosso time! Obrigado!!
É com enorme prazer que posso ver meu vô, o goleiro Fassina, defendendo o grêmio nesta foto! Na época ele jogava para poder pagar sua faculdade de ciências contábeis.
Postar um comentário