terça-feira, março 25, 2014

Problemas históricos do Gauchão

"É preciso uma reforma urgente para que os clubes não continuem sofrendo as consequências de um campeonato absurdo. Somos daqueles que acham que o campeonato da Divisão tem que existir. Mas tem que ser disputado de uma forma mais racional."

"A razão principal das pequenas rendas nos jogos dos campeonatos é a forma da disputa do certame. E quem é o culpado? A Federação Rio Grandense de Football. Aliás é a única culpada. Arranjou um fórmula esdrúxula para a disputa.

"O problema número 2 são os Estádios. Poucas são as praças de esportes em condições. Várias delas não oferecem o mínimo conforto para o torcedor. E nos admiramos que a Comissão de Vistoria dê condições para muitos Estádios. Quem não tem conforto não pode pagar para ver algum espetáculo."

"Falta, ainda, uma maior colaboração da Federação para com os clubes do interior."

As frases acima parecem descrever com precisão o atual campeonato gaúcho. Mas quando será que foram escritas?

2014?
2004?
1994?

Nada disso. Esse "diagnóstico" foi publicado na Folha da Tarde de 4 de junho de 1963. Portanto muitos dos problemas do Gauchão seguem sendo os mesmos há mais de 50 anos.

2 comentários:

Alexandre Fragoso disse...

Essa reportagem refere-se a segunda divisão. Note no subtítulo "Calvário a estrada para a Divisão Especial". Além disso note no título a quantidade de participantes 26, o Gauchão de 1963 teve 16 participantes.

Kikomann disse...

Muito pertinente e iluminador esse artigo, e isso que era na epoca onde o estadual valia muito pra dupla.

Os problemas dos estaduais sao consequencia do problema de muitos brasileiros em geral: fazem tudo de ultima hora e se consideram bem sucedidos se o evento aconteceu. Nao vejo perspectiva pra se mudar isso cedo.